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O que você vai ver neste post:

 

O que é Torneios de Jogos em Equipes?

A metodologia Torneios de jogos em equipes é baseada em jogos de perguntas e respostas ou por problemas a serem resolvidos, sendo os alunos separados por equipe. Os alunos da mesma equipe podem discutir sobre as possíveis soluções e apresentar suas conclusões.

Você, conhecendo bem seus alunos, poderá escolher as equipes, de modo a colocar em um mesmo times alunos que tenham desempenhos diferentes de modo a se auxiliaram durante o jogo. As regras, como tempo para discutir, pontuação, etc, podem ser discutidas e acordadas com os próprios alunos, aumentando assim o engajamento da proposta.

Para que os alunos estejam mais bem preparados, você pode organizar rodadas de jogos com temáticas específicas sobre os assuntos já trabalhados. Esta sugestão fará com que os alunos estejam mais atentos e preparados para a dinâmica do jogo.

 

 

Quiz sobre o Cosmos

Justificativa: Utilizar a competição, porém levando-se em consideração o trabalho em equipe é motivador para os alunos, agiliza o pensamento e torna suas aulas dinâmicas. Para aumentar ainda mais a motivação dos alunos, o exemplo abaixo traz um assunto instigante, que é o Cosmos. Você poderá ajustar a dificuldade das questões para que se encaixem exatamente ao contexto em que se está trabalhando. É óbvio que o assunto pode – e deve – ser adequado ao seu contexto, caso você atue em outra área que não das Ciências.

 

Objetivos: Trabalhar conceitos relacionados com a Física do universo, movimento dos planetas, Gravitação universal, Peso e Massa, entre outros tópicos dentro deste mesmo assunto.

 

Tempo: 01 Aula ou adaptado para um torneio mais longo.

 

Competências gerais trabalhadas

C.G. 01: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. [1]

 

C.G. 02: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. [1]

 

C.G. 06: Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. [1]

 

C.G. 10: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.[1]

 

Competência específica e Habilidades trabalhadas

C. E. 02: Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis. [1]

EM13CNT201: Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente. [1]

EM13CNT204: Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). [1]

EM13CNT209: Analisar a evolução estelar associando-a aos modelos de origem e distribuição dos elementos químicos no Universo, compreendendo suas relações com as condições necessárias ao surgimento de sistemas solares e planetários, suas estruturas e composições e as possibilidades de existência de vida, utilizando representações e simulações, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). [1]

 

Desenvolvimento da aula

Após finalizar o conteúdo específico, neste nosso caso, Modelos Geocêntrico e Heliocêntrico, Gravitação e tópicos adjacentes, você deve organizar com os alunos o torneio. Regras, como pontuação, e data do torneio podem ser definidas com a participação de todos.

Você pode pedir para que os alunos utilizem o simulado “Phet Colorado” para compreenderem melhor as interações gravitacionais entre corpos. Este simulador permite interações que vão desde 2 corpos até 4 corpos.

Acesse: https://phet.colorado.edu/sims/my-solar-system/my-solar-system_en.html

Oriente-os a testar diferentes cenários, velocidades e posições iniciais para os corpos celestes e rodar o simulador.

É importante que você forme as equipes, assim irá garantir uma distribuição de alunos por equipe de modo a equilibrar os times e também fazer com que os alunos com desempenhos diferentes trabalhem de forma colaborativa.

Você precisará definir a quantidade e o formato das perguntas a serem utilizadas durante o Quiz.

Caso opte por questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso ou outras questões objetivas, é necessário se atentar para que não haja dubiedade nas respostas. Caso opte por questões abertas, ou seja, sem respostas definidas, será maior o tempo para a correção das respostas, logo o torneio irá durar mais tempo, porém você contemplará a criatividade de seus alunos.

No dia do torneio você deverá organizar os espaços para cada equipe e definir o tempo que cada uma terá para dar a devolutiva nas questões.

Caso queira utilizar um quis interativo, você pode utilizar o Kahoot!.

 


Caso queira dar os primeiros passos com o Kahoot!, deixo como sugestão a leitura do post: “Kahoot! – Aprenda a utilizar essa divertida ferramenta“.


 

Durante o torneio não auxilie os alunos com relação ao conteúdo, tal atitude pode criar um clima de desigualdade na sala e o resultado será o oposto do que queremos.

 

Apenas para ilustrar alguns possíveis formatos de perguntas, vou citar cinco:

  • Pergunta objetiva sem alternativas: Dentro do nosso sistema solar, qual é planeta mais próximo do Sol?

Resposta: Mercúrio

 

  • Pergunta objetiva com alternativas: A força peso pode variar com:
    • o campo gravitacional,
    • a atmosfera,
    • o campo magnético,
    • o campo elétrico.

Resposta: Alternativa “A”.

 

  • Pergunta objetiva com verdadeiro ou falso: A Lua não possui gravidade, pois não tem atmosfera. Verdadeiro ou Falso?

Resposta: Falso, a Lua possui gravidade, pois tem massa. Não há relação com a atmosfera, que por sinal é inexistente.

 

  • Perguntas dissertativas: Seu peso na Terra é de 800 N. Qual seria sua massa na Lua?

Resposta: Considerando o gTerra = 10 m/s², temos que P = m.g, logo m = 800 / 10, ou seja m = 80 kg.

Como a massa não varia com a gravidade, sua massa seria mesma tanto na Terra, quanto na Lua, portanto, 80 kg.

 

  • Perguntas abertas: Agora que você conhece os principais conceitos de gravitação, estime em quanto tempo duraria uma viagem espacial até Marte, utilizando o que temos de tecnologia atual. É necessário apresentar suas considerações e cálculos.

Resposta: Distância da Terra até Marte: 70 milhões de km. Velocidade média de um foguete: 29.000 km/h.

Como queremos estimar um valor é aceitável que usemos a velocidade média, ou seja:

Vm = ΔS/Δt ≅ 2.413 h ou ≅ 100 dias. Na prática, esse valor é muito diferente, porém queremos trabalhar os conceitos abordados em aulas.

 

Avaliação

A avaliação pode acontecer em diversos momentos, desde o início da proposta com a participação no preparo do torneio, passando pela apresentação das respostas e contabilizando as pontuações de acerto, até considerando a capacidade criativa de resolução de problemas de cada grupo.

Dica: Lembre-se de pontuar todos os participantes, pelo esforço. Destaque que o mais importante é que o trabalho em equipe foi essencial para que toda a atividade acontecesse!

 

Conclusão

A metodologia Torneio de jogos em equipes permite uma maior integração e colaboração entre os alunos, uma participação mais ativa, um interesse mais efetivo, além de gerar muito mais dinamismo durante as aulas. Você vai descobrir que os alunos vão adorar essa metodologia, inclusive vão espalhar a ideia entre seus colegas de outras turmas e de outras idades. Estamos aqui fomentando um trabalho em equipe e um desenvolvimento de raciocínio lógico, e dependendo do tipo de pergunta escolhido, até criativo.

Sinta-se à vontade para adaptar parte ou toda a proposta para que ela se adeque a sua sala de aula. Esta é apenas uma sugestão, existem muitas possibilidades para serem exploradas aqui.

 

E ai, o que achou desta metodologia? Deixe aqui seus comentários, vamos compartilhar!

 

[1] – Base Nacional Comum Curricular (BNCC). http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf


Como referenciar este post: Teams Games Tournament + Exemplo. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 15/3/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/torneios-de-jogos-em-equipes-teams-games-tournament/).


Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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