Você está visualizando atualmente Urucum como corante natural


O que você vai ver neste post:

 

O que é Urucum?

O urucuzeiro ou urucueiro é uma árvore de origem da América tropical, podendo chegar até 6 metros de altura. Seus frutos são cápsulas com espinhos, que abriga as sementes utilizadas para fazer o corante.

A origem da palavra urucum vem do tupi e significa vermelho. Referência direta à coloração dos frutos e das sementes do urucunzeiro. Povos indígenas brasileiros e peruanos utilizam o urucum como matéria prima para produzir tinta vermelha. Pode ser utilizado como protetor de pelo e contra picadas de insetos.

Na cozinha, o urucum é conhecido como colorau, um corante comestível, utilizado com o intuito de realçar a cor dos alimentos.

 

Como fazer o pigmento

Para fazer o pigmento de urucum é muito simples, colha o urucum.

 

 

Agora, separe as sementes da casca e amassa-las.

 

Sementes de urucum

 

O resultado é um pó avermelhado, como mostrado abaixo.

 

Pigmento de urucum

 

Esse pó, ou pigmento, pode ser misturado com óleo de linhaça ou gema de ovo, que funcionam como aglutinantes e com isso se torna possível utilizar a tinta para pinturas em papel.

 

Veja como é fácil

 

 

 

Referências Bibliográficas

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

Deixe um comentário