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Como referenciar este texto: Habilidades na BNCC para a Educação Infantil. Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidades-na-bncc-para-a-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Campo de experiência: "O eu, o outro e o nós"

O Campo de Experiência “O eu, o outro e o nós” no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil é um dos eixos fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Este campo visa promover o reconhecimento e a compreensão das singularidades individuais, das relações interpessoais e da formação do senso de coletividade desde os primeiros anos de vida.

O eu, o outro e o nós abrange uma série de aprendizados essenciais para as crianças em seu processo de socialização e construção de identidade. Incentiva a reflexão sobre si mesmas, suas características, emoções, desejos e limites, bem como o reconhecimento da diversidade existente entre os indivíduos.

No âmbito do “eu”, as crianças são encorajadas a explorar e compreender suas próprias emoções, identidade, corpo, habilidades e potencialidades. É um espaço para desenvolver a autoestima, a autonomia e a segurança, permitindo que se reconheçam como sujeitos ativos no mundo que as rodeia.

Por meio do olhar para o “outro”, as crianças são convidadas a entender e respeitar as diferenças, a diversidade cultural, étnica, social e de gênero. Isso se dá por meio do convívio, da interação e do diálogo com colegas, professores, familiares e outros adultos, ampliando sua visão de mundo e promovendo a empatia, o respeito e a solidariedade.

Já o entendimento do “nós” busca criar oportunidades para que as crianças percebam a importância da cooperação, da colaboração e do trabalho em grupo. Desenvolve-se a noção de pertencimento a diferentes grupos sociais (família, escola, comunidade), estimulando a participação ativa, o diálogo e a resolução pacífica de conflitos.

As práticas pedagógicas nesse campo de experiência envolvem atividades que estimulam a expressão de sentimentos, a escuta atenta, o diálogo, a brincadeira compartilhada, a resolução de problemas em conjunto, entre outras estratégias. É por meio dessas vivências que as crianças constroem sua identidade, aprendem a conviver harmoniosamente em sociedade e desenvolvem habilidades socioemocionais fundamentais para a vida.

Assim, o Campo de Experiência “O eu, o outro e o nós” na Educação Infantil da BNCC representa um pilar fundamental para a formação integral das crianças, preparando-as para serem cidadãos conscientes, colaborativos e respeitosos em um mundo diverso e em constante transformação.

Habilidades de campo de experiência: "O eu, o outro e o nós"

Clique nos botões abaixo para saber mais sobre cada habilidade:

EI02EO01: Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

EI02EO02: Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

EI02EO03: Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

EI02EO04: Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

EI02EO05: Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

EI02EO06: Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

EI02EO07: Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

Campo de experiência: "Corpo, gestos e movimentos"

O campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” no âmbito da Educação Infantil, preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um dos pilares fundamentais no desenvolvimento integral das crianças. Este campo reconhece a importância do corpo como instrumento primordial de interação com o mundo, além de valorizar as múltiplas linguagens expressivas por meio dos gestos, das expressões faciais e dos movimentos.

Desde os primeiros anos de vida, as crianças exploram seu corpo, descobrem suas potencialidades e limitações, aprendem a se locomover, a se comunicar e a expressar suas emoções. Nesse contexto, a escola desempenha um papel significativo ao proporcionar experiências que estimulem o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social das crianças.

Através de atividades lúdicas, brincadeiras, jogos, danças, música e práticas corporais diversas, o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” propõe o desenvolvimento da consciência corporal, o aprimoramento da coordenação motora, a ampliação do repertório gestual e a compreensão das diferentes possibilidades de movimento. Isso tudo contribui não apenas para o desenvolvimento físico, mas também para a construção da identidade e autonomia das crianças.

Ao explorar o corpo e suas potencialidades, as crianças aprendem a respeitar suas próprias limitações e as dos outros, promovendo o desenvolvimento da empatia e da convivência harmoniosa. Além disso, a interação com diferentes materiais e ambientes possibilita a experimentação, a descoberta de habilidades e a construção do conhecimento de forma prazerosa e significativa.

É relevante destacar também que a valorização do corpo e dos movimentos na Educação Infantil vai além do aspecto físico, abrangendo a valorização da diversidade corporal, étnico-racial e de gênero. Esse campo de experiência proporciona um ambiente propício para que as crianças reconheçam e respeitem a pluralidade, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, éticos e conscientes.

Habilidades do campo de experiência: "Corpo, gestos e movimentos"

Clique nos botões abaixo para saber mais sobre cada habilidade:

EI02CG01: Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

EI02CG02: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

EI02CG03: Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

EI02CG04: Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

EI02CG05: Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Campo de experiência: "Traços, sons, cores e formas"

O campo de experiência “Traços, sons, cores e formas” presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil reconhece a importância fundamental das expressões artísticas e sensoriais no desenvolvimento integral das crianças. Este campo propõe uma abordagem interdisciplinar que integra a arte, a música, o movimento e a percepção visual, permitindo que as crianças explorem e expressem suas ideias, emoções e percepções por meio de diferentes linguagens.

As crianças, desde muito cedo, têm uma inclinação natural para explorar o mundo ao seu redor por meio de traços, cores, sons e formas. Essa exploração sensorial é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças. Através de atividades que envolvem desenho, pintura, música, dança, escultura, jogos com formas geométricas e exploração de texturas, elas têm a oportunidade de desenvolver habilidades perceptivas e expressivas, bem como aprimorar sua criatividade e imaginação.

Ao trabalhar com traços, as crianças começam a entender a importância da linha, da forma como meio de expressão e comunicação. Elas aprendem a desenhar, a fazer rabiscos e a representar o mundo ao seu redor por meio de diferentes traços. Essa prática não apenas estimula a coordenação motora fina, mas também promove a capacidade de expressar ideias e sentimentos de forma não verbal.

A exploração das cores permite que as crianças experimentem misturas, contrastes e tonalidades, desenvolvendo sua percepção visual e estabelecendo conexões entre as cores e as emoções. A música e os sons proporcionam um universo de possibilidades sonoras, permitindo que as crianças expressem seus sentimentos e se envolvam em atividades rítmicas, explorando diferentes instrumentos e materiais sonoros.

Além disso, as formas geométricas e as texturas são elementos que contribuem para a compreensão do espaço e das relações entre os objetos, incentivando o pensamento lógico e a capacidade de classificação e organização.

Dessa forma, o campo de experiência “Traços, sons, cores e formas” na Educação Infantil, proposto pela BNCC, tem como objetivo proporcionar às crianças um ambiente de aprendizagem rico e estimulante, onde elas possam desenvolver suas habilidades artísticas, sensoriais e cognitivas de forma lúdica e significativa. É por meio dessas experiências que as crianças constroem conhecimentos, ampliam suas percepções e constroem uma base sólida para seu desenvolvimento integral.

Habilidades do campo de experiência: "Traços, sons, cores e formas"

Clique nos botões abaixo para saber mais sobre cada habilidade:

EI02TS01: Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

EI02TS02: Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

EI02TS03: Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Campo de experiência: "Escuta, fala, pensamento e imaginação"

O campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” no âmbito da Educação Infantil, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca-se como um dos pilares fundamentais no desenvolvimento integral da criança. Este campo abrange habilidades cruciais para o crescimento cognitivo, emocional e social dos pequenos, oferecendo um ambiente propício para a construção de conhecimentos, aprimoramento da linguagem e o desenvolvimento de suas capacidades comunicativas e imaginativas.

A escuta ativa é um elemento primordial nesse contexto, permitindo que a criança aprenda a compreender e interpretar diferentes sons, palavras e significados. Ao ouvir histórias, músicas, conversas e instruções, ela desenvolve não apenas suas habilidades auditivas, mas também amplia seu repertório de vocabulário e conhecimento de mundo. Além disso, a prática da escuta atenta fomenta a empatia e a capacidade de respeitar e compreender pontos de vista diversos.

A fala é outra dimensão essencial desse campo, pois possibilita às crianças expressarem suas ideias, emoções e pensamentos. Por meio da linguagem oral, elas constroem suas identidades, comunicam suas necessidades e interagem com o ambiente que as cerca. Estimular a expressão verbal desde cedo é crucial para que desenvolvam habilidades comunicativas sólidas, assim como a confiança para se expressarem de maneira clara e assertiva.

O pensamento e a imaginação, por sua vez, são aspectos que permitem às crianças explorarem o mundo ao seu redor de maneira criativa e inovadora. Ao brincar, inventar histórias, criar personagens e situações imaginárias, elas exercitam a capacidade de pensar de forma abstrata, resolver problemas e desenvolver habilidades de raciocínio lógico. Estimular a imaginação é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, autonomia e autoconfiança, elementos essenciais para o aprendizado e o enfrentamento de desafios futuros.

Neste campo de experiência, o papel do educador é de suma importância, pois cabe a ele proporcionar um ambiente estimulante e acolhedor que favoreça o desenvolvimento dessas habilidades. Estratégias pedagógicas que valorizem a escuta ativa, promovam espaços para a expressão oral e incentivem atividades lúdicas e criativas são fundamentais para o pleno desenvolvimento das crianças nesses aspectos.

Portanto, o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” na Educação Infantil busca não apenas o desenvolvimento linguístico, mas também o fortalecimento das capacidades cognitivas, sociais e emocionais das crianças, preparando-as para uma participação ativa e crítica na sociedade, além de serem capazes de expressar suas ideias e sentimentos de maneira efetiva e saudável.

Habilidades do campo de experiência: "Escuta, fala, pensamento e imaginação"

Clique nos botões abaixo para saber mais sobre cada habilidade:

EI02EF01: Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

EI02EF02: Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

EI02EF03: Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

EI02EF04: Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

EI02EF05: Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

EI02EF06: Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

EI02EF07: Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

EI02EF08: Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

EI02EF09: Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Campo de experiência: "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

O Campo de Experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” é um dos cinco campos definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Este campo tem como objetivo principal possibilitar que crianças em idade pré-escolar explorem e compreendam o mundo que as cerca, por meio de experiências que envolvem o espaço, o tempo, as quantidades, as relações e as transformações presentes no ambiente em que vivem.

No decorrer dessa etapa educativa, as crianças têm a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, tais como a percepção espacial, a compreensão de medidas, noções temporais e a capacidade de estabelecer relações e identificar transformações no ambiente e nos objetos ao seu redor.

Por meio de atividades lúdicas e práticas pedagógicas, as crianças são encorajadas a explorar diferentes espaços, sejam eles internos ou externos, para que possam compreender as características físicas, as possibilidades de movimento, a organização e a disposição dos elementos nesses locais. Brincar em espaços variados e manipular materiais diversos permite que elas experimentem conceitos como dentro/fora, em cima/embaixo, próximo/longe, entre outros, desenvolvendo assim sua percepção e compreensão do espaço.

Além disso, o campo também abrange a compreensão do tempo, ajudando as crianças a se situarem em diferentes momentos do dia, compreendendo a sequência temporal das atividades diárias e a noção de duração. Elas aprendem sobre os ciclos naturais, como o dia e a noite, as estações do ano e os padrões de tempo.

No que se refere às quantidades, as crianças são incentivadas a explorar noções numéricas e matemáticas de forma lúdica, por meio de jogos, brincadeiras e atividades que envolvam contar, comparar quantidades, identificar padrões e realizar medições simples.

As relações e transformações são abordadas ao possibilitar que as crianças identifiquem mudanças, causem transformações simples nos materiais e observem as consequências dessas ações, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento lógico e científico.

O campo “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” na Educação Infantil, portanto, oferece um espaço privilegiado para que as crianças explorem, descubram, questionem e construam conhecimentos a respeito do mundo ao seu redor, desenvolvendo habilidades fundamentais para seu desenvolvimento integral. O papel do educador é crucial para proporcionar experiências ricas e desafiadoras que estimulem a curiosidade, a exploração e a aprendizagem significativa das crianças nesses aspectos tão importantes para sua formação.

Habilidades do campo de experiência: "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Clique nos botões abaixo para saber mais sobre cada habilidade:

EI02ET01: Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

EI02ET02: Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

EI02ET03: Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

EI02ET04: Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

EI02ET05: Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

EI02ET06: Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

EI02ET07: Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

EI02ET08: Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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