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Como referenciar este texto: Habilidade EI02EO05, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02eo05-na-bncc-para-educacao-infantil .


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Habilidade EI02EO05

A habilidade EI02EO05 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil é parte integrante de um conjunto de competências e habilidades que visam o desenvolvimento pleno e integral das crianças nessa fase crucial de formação. A sigla EI02EO05 se refere à área de Conhecimento de Mundo, uma das dimensões da BNCC, para crianças de 0 a 3 anos de idade.

A EI02EO05 aborda especificamente a capacidade da criança de explorar o ambiente com o corpo, estabelecendo relações de cuidado consigo mesma e com os outros, demonstrando consciência progressiva de si e do outro enquanto indivíduos. Essa habilidade busca promover a compreensão da criança sobre suas próprias capacidades físicas e emocionais, bem como a percepção das diferenças entre si e os demais, incentivando a empatia e a convivência saudável em sociedade.

Essa habilidade destaca a importância do ambiente físico e social no qual a criança está inserida. Através de experiências sensoriais, interações com outras crianças e adultos, e a exploração do ambiente ao seu redor, ela começa a compreender e a se adaptar ao mundo que a cerca. Isso inclui desde a descoberta das próprias habilidades motoras até o entendimento gradual das relações sociais e das emoções.

Durante essa fase, é fundamental que os educadores e os pais ofereçam um ambiente seguro e estimulante, que propicie oportunidades para a criança explorar, interagir e aprender. Isso pode ser feito por meio de brincadeiras, jogos, atividades sensoriais, músicas, histórias e experiências que promovam o contato com diferentes materiais e contextos.

Ao explorar o ambiente com o próprio corpo, a criança desenvolve noções de espaço, tempo, tamanho, forma e quantidade, além de adquirir progressivamente autonomia, fortalecendo sua autoconfiança e sua capacidade de se relacionar com os outros e com o mundo ao seu redor.

A habilidade EI02EO05, portanto, é essencial para o desenvolvimento global da criança na Educação Infantil, pois promove não apenas a descoberta das capacidades individuais, mas também a consciência do outro e a capacidade de interação e convivência em sociedade. Estimular essa habilidade desde cedo é fundamental para o crescimento saudável e integral das crianças, proporcionando-lhes bases sólidas para seu desenvolvimento futuro.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para utilizar essa habilidade em uma atividade em sala de aula, é fundamental criar um ambiente propício para a expressão oral das crianças, incentivando a comunicação, o diálogo e a interação entre elas. Uma abordagem eficaz pode envolver atividades práticas, lúdicas e desafiadoras que estimulem a fala, a escuta e a compreensão oral.

Uma atividade interessante poderia ser a criação de um jogo de perguntas e respostas, adaptado à faixa etária das crianças, que permita a expressão oral e a troca de ideias. Por exemplo, um jogo de perguntas sobre animais, cores ou objetos familiares para as crianças, no qual cada uma tem a oportunidade de responder, utilizando frases completas e detalhadas para descrever suas respostas.

Outra atividade enriquecedora seria a contação de histórias, onde as crianças são convidadas a ouvir, compreender e depois recontar a história com suas próprias palavras. Isso promove não apenas a capacidade de compreensão, mas também a habilidade de expressar suas ideias de maneira coerente e criativa.

Além disso, a realização de debates sobre temas simples e pertinentes ao universo infantil pode ser uma excelente forma de estimular a expressão oral. Por exemplo, discutir sobre o clima, alimentação saudável ou sobre os animais de estimação, permitindo que cada criança exponha seu ponto de vista e argumente suas ideias, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral.

O papel do educador é crucial durante essas atividades, pois ele deve incentivar e valorizar a participação de todas as crianças, fornecendo feedbacks construtivos, ampliando o vocabulário delas e ajudando a aprimorar a capacidade de expressão oral.

Por fim, é importante ressaltar que as atividades devem ser adaptadas às características e interesses das crianças, levando em consideração sua individualidade, para que o processo de desenvolvimento da habilidade EI02EO05 da BNCC seja alcançado de maneira eficaz e significativa.

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Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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