Você está visualizando atualmente BNCC – Competências Gerais + Sugestões

Como referenciar este post: BNCC – Competências Gerais + Sugestões. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 26/11/2019. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/bncc/bncc-competencias-gerais-sugestoes/).


O que você vai ver neste post:

 

O que é o BNCC?

Segundo a nossa Constituição Federal, de 1988, em seu Art. 205, temos que:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Necessitamos de uma educação que seja mais efetiva tanto em termos de desenvolvimento pessoal, quanto em termos de desenvolvimento profissional.

O BNCC, ou a Base Nacional Comum Curricular, é segundo o próprio site do MEC:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Em outras palavras, é o documento que regulamenta o que é essencial para ser ensinado dentro do Ensino Básico Brasileiro, abordando as competências, conhecimentos e habilidades que todos os alunos devem desenvolver em idade escolar. Vale destacar que o BNCC não se constitui como um currículo que deve ser seguido exatamente como sugerido. Adaptações são necessárias para facilitar sua aplicação nos mais diversos contextos espalhados pelo país.

Para deixar toda essa organização mais clara, veja a imagem abaixo:

Segundo o próprio documento do BNCC:

Os sistemas de ensino e as escolas devem construir seus currículos e suas propostas pedagógicas, considerando as características de sua região, as culturas locais, as necessidades de formação e as demandas e aspirações dos estudantes.

O que quer dizer que cada instituição de ensino tem liberdade para organizar seu currículo e sua proposta pedagógica da maneira que julgar mais adequada ao seu contexto. Logo à frente, também encontramos:

Aliás, a flexibilidade deve ser tomada como princípio obrigatório pelos sistemas e escolas de todo o País, asseguradas as competências e habilidades definidas na BNCC do Ensino Médio, que representam o perfil de saída dos estudantes dessa etapa de ensino.

Seu propósito é o de contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceito de qualquer natureza.

 

 

O que é Competência?

Segundo a própria BNCC:

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

A competência é uma união entre saber e saber fazer com o objetivo de um bem maior, que é ser um cidadão consciente e ativo na melhoria da qualidade de vida da sociedade em sua volta. Não há necessidade de pensarmos que as pessoas precisam salvar o mundo, mas precisamos pensar e agir para que tenhamos cada vez mais pessoas atuantes por esse objetivo focados na melhoria do seu entorno, isso já basta para que essa boa vontade se espalhasse por mais lugares, atingindo mais pessoas necessitadas.

 

Competências gerais da Educação Básica

Agora que já sabemos o que é Competência, aqui vão as 10 competências gerais do BNCC:

1 – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Ao vivermos em sociedade nunca podemos deixar de registrar novos conhecimentos, tecnologias, saberes, etc. Tal ação é de extrema importância para gerações futuras que poderão continuar a desenvolver novos trabalhos sem ter de começar tudo do zero. Isso garante nossa evolução histórica e intelectual. Tal conhecimento só se justifica se aplicado para a melhoria da qualidade de vida de todos, com isso estamos desenvolvendo o próprio senso de comunidade em nossos alunos.

Exemplo de aplicação da competência 1:

Aqui temos a possibilidade de utilizar atividades que necessitam de pesquisas que sejam feitas à partir de um contexto histórico, como: Árvore genealógica, evolução da arte brasileira, evolução de conceitos das ciências, danças brasileiras, entre outros poderão ser utilizados para se trabalhar a competência 1. Conceitos de Arte, Filosofia, Sociologia, História e Literatura são muito bem-vindos nessa competência. Claro que outros conceitos podem ser adicionados aos temas estudados, e é exatamente essa a ideia!

Algumas sugestões do que pesquisar:

  • MyHeritage: Monte sua árvore genealógica utilizando tecnologia digital
  • Google Art & Culture: Projeto de parceria entre o Google e muitos museus espalhados pelo mundo para oferecer visitas virtuais aos seus acervos.
  • Releitura de obras
  • Wolfram Alpha: Genealogia

 

2 – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

A Ciência por essência é questionadora, é curiosa, independentemente se no início desse processo a hipótese levantada é correta ou não. Temos que despertar o interesse dos nossos alunos pela pesquisa, pela busca de conhecimento. A curiosidade intelectual é a força motriz da evolução da ciência, inclusive importante por questionar, rever e reformular o que já foi definido como aceito ou não pela própria ciência.

Exemplo de aplicação da competência 2:

Na competência 2 poderemos utilizar atividades que motivem os alunos a pesquisarem e desenvolverem respostas, como por exemplo a metodologia “aprendizagem baseada em problemas” (Ou Problem Based Learning). Nessa metodologia os alunos trabalharão a proatividade, trabalho em grupo e o pensamento lógico e científico. Aqui a base são os temas das Ciências da Natureza, toda a base científica e a utilização do Método Científico.

Algumas sugestões do que pesquisar:

  • Mundo de Beakman
  • Simulação do Escape 60
  • Metodologia Problem Based Learning
  • Seminário
  • Wolfram Alpha: Inteligência computacional para desenhar gráficos de funções matemáticas

 

3 – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

As manifestações artísticas e culturais são identidades de um povo. Nosso país é tão rico e tão diverso culturalmente falando, que não é aceitável que tais manifestações não sejam passadas à diante para nossos alunos. Essa diversidade acaba por trabalhar também a tolerância e o respeito ao que é diferente.

Exemplo de aplicação da competência 3:

Na competência 3 os alunos poderão desenvolver uma peça de teatro, um vídeo, ou até mesmo poesias para expor determinado assunto trabalhado previamente. A ideia é fortalecer a compreensão de obras artísticas e culturais. Temas de Arte e Literatura são essenciais nessa competência. Use sem moderação! 🙂

Algumas sugestões do que pesquisar:

  • Leitura de imagens
  • Teatro
  • Blog
  • Fórum
  • Grupos de leitura

 

4 – Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Ao utilizarmos diferentes linguagens estamos tornando uma informação mais acessível, e cabe aos comunicadores desenvolver uma forma de ser compreendido. Quanto mais meios diversos encontrarmos para nos comunicar, mais qualidade teremos ao transmitir uma determinada informação.

Exemplo de aplicação da competência 4:

Atividades que proporcionem a criatividade para desenvolver novas formas de comunicação e expressão. Discussões sobre Minorias, um tema dentro de Sociologia pode ajudar muito.

Algumas sugestões do que pesquisar:

  • Criação de cenas (teatro / literatura)
  • Grupos de dança
  • Grupos de música
  • Beleza na ciência
  • Vídeos de animação

 

5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Já é sabido que as informações contidas na internet são livres e podem ser acessadas por qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, desde que tenha um equipamento para tal finalidade. Portanto é dever dos professores despertar o senso de responsabilidade de seus alunos quanto à qualidade da informação que está sendo colocada na rede. Informações erradas ou falsas podem prejudicar a vida de muitas pessoas que a tomam como referência.

Exemplo de aplicação da competência 5:

Vamos aproveitar que nossos alunos já lidam bem com tecnologias do celular e utilizar essa poderosa ferramenta para facilitar o aprendizado de novas habilidades dentro do universo da educação. Como esse universo tecnológico é muito grande existem muitas possibilidades de se trabalhar a competência 5. Todos os temas abordados no ensino básico podem ser adaptados para serem utilizados dentro dessa competência.

Algumas sugestões do que pesquisar:

  • Google sites: Desenvolvimento de sites com ferramentas Google, gratuito, mas precisa estar logado.
  • Blog / Revista eletrônica
  • Vídeo
  • Jornal
  • Rádio / PodCast
  • Projetos colaborativos
  • Aplicativos
  • Wolfram Alpha: Inteligência computacional para desenhar gráficos de funções matemáticas

 

6 – Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Ninguém aprender nada sozinho, sempre partimos de algum saber já desenvolvido por outra pessoa, por menor que possa ser tal saber pode ser essencial para o desenvolvimento de algo muito maior. Se tomarmos essa ideia como essencial e central para a educação, teremos alunos que aprenderão a pensar de forma mais critica, mais coletiva, menos preconceituosa e mais engajados na melhoria da qualidade de vida de mais pessoas.

Exemplo de aplicação da competência 6:

Aprender a reconhecer nossas origens, olhando para o passado com o intuito de melhorar o futuro é uma boa ideia para trabalhos que então na competência 6. Retomar o histórico de nossos familiares e de nossa sociedade é um bom tema central para guiar tais trabalhos. Temas de História, Arte e Literatura são bons guias para essa competência. Evidentemente que outros temas poderão colaborar também.

Algumas sugestões do que pesquisar:

  • Pesquisa de campo com familiares sobre tradições, como brincadeiras, culinária, mitos, histórias, entre outros.
  • Discussões que envolvam cultura local, cultura nacional ou política, por exemplo
  • Cultura popular

 

7 – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

A argumentação científica se faz necessária para não criarmos discursos baseados somente no “achismo”. É claro que o “achismo” pode iniciar um pesquisa, afinal é a ideia de hipótese, porém precisa ser amplamente testada e validade por muitos para ser aceita ou refutada. Tal pensamento orienta um comportamento mais ético perante nossa sociedade.

Exemplo de aplicação da competência 7:

O cidadão que não souber selecionar bem o conteúdo que consome pode, no futuro, tomar decisões errôneas para sua comunidade. Por isso a curadoria de conteúdo, a discussão, mas principalmente, a reavaliação de ideias são pontos essenciais para uma vida em sociedade tão conectada atualmente. Atividades que proporcionem debates, argumentações são interessantes para essa competência.

Algumas sugestões do que pesquisar:

  • Fake News
  • Debates / Discussões com o tema Consumo responsável, ética na ciência, entre outros
  • Wolfram Alpha: Ciência de casa

 

8 – Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

A compreensão do nosso papel, como indivíduo, dentro da sociedade cria a sensação de pertencimento a um grupo. Tal pensamento é importante por fazer entender de onde viemos e para onde queremos ir, de respeito ao diferente e da capacidade em lidar com tais diferenças.

Exemplo de aplicação da competência 8:

Atividades que despertem o interesse individual e coletivo são a chave para se trabalhar a competência geral número 8 do BNCC. Como as mudanças em nossos corpos influenciam em nossos comportamentos. Conceitos de Biologia (Ciências da Natureza) e Educação Física (Linguagens) são muito bem vindos nessa competência

Algumas sugestões do que pesquisar:

  • Redação
  • Jogos coletivos
  • Educação Física
  • Wolfram Alpha: Calculadora de consumo energético
  • Culinária
  • Bullying
  • Hormônios durante a adolescência ou infância

 

9 – Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Toda a discussão é o resultado de diferentes ideias que são confrontadas. Desde que todos os lados sejam participativos e ouvidos, qualquer a discussão é saudável e nos fará reavaliar nossos pontos de vista. No momento em que reavaliamos nossas opiniões, ou seja, que estamos considerando o que o outro nos passou, estamos nos colocando no lugar desse outro e com isso praticando o respeito a uma opinião diferente e a redução (ou o fim) dos preconceitos.

Exemplo de aplicação da competência 9:

Atividades que fomentem a argumentação e a defesa de um ponto de vista, bem como o trabalho em grupo para o desenvolvimento de tais argumentos podem ser a chave para se trabalhar a competência geral 9.

Algumas sugestões do que pesquisar:

  • Documentário
  • Entrevista
  • Simulações de assembleias (por exemplo, ONU)

 

10 – Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Ter autonomia como cidadão para ter voz ativa na sociedade, utilizando-se de todo o conhecimento recebido anteriormente, refletindo o que é melhor para o grupo.

Exemplo de aplicação da competência 10:

Atividades que tem como proposta o aprendizado centrado no aluno, como metodologias ativas, despertam a responsabilidade, tomada de decisões, trabalho em grupo, entre outros.

Algumas sugestões do que pesquisar:

  • Metodologia STEM / STEAM
  • Cultura Maker
  • Metodologias ativas
  • Simulações de assembleias (por exemplo, ONU)
  • Educação financeira

 

Referências

 

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário