Você está visualizando atualmente Simulando um Makey Makey com Scratch

O que você vai ver neste post:

 

Objetivo

O objetivo deste post é o de desenvolver uma programação simples para ilustrar o funcionamento da placa de prototipagem Makey Makey.

Para este projeto, precisaremos de:

  • Computador com acesso à internet;
  • Conta registrada para acessar o site do Scratch.

 


Caso queira conhecer melhor o Makey Makey, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Makey Makey“.


 

Montagem do fundo de página (Background)

Para montar a parte visual do nosso projeto, precisaremos de:

  • Imagem de fundo – Makey Makey.

  • Imagem da tecla para cima

  • Imagem da tecla para baixo

  • Imagem da tecla para a direita

  • Imagem da tecla para a esquerda

  • Imagem da tecla Espaço

  • Imagem do clique do mouse

Programação

A proposta é que ao iniciarmos o projeto e clicarmos:

  • ↑, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica uma seta para cima apareça na tela,
  • ↓, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica uma seta para baixo apareça na tela,
  • →, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica uma seta para a direita apareça na tela,
  • ←, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica uma seta para a esquerda apareça na tela,
  • Espaço, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica uma tecla de espaço apareça na tela,
  • Clique do mouse, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica um clique de mouse apareça na tela,

 

A lógica que será utilizada seguirá o apresentado abaixo:

  • INÍCIO
  • Se a tecla ↑ for pressionada, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
  • Se a tecla ↓ for pressionada, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
  • Se a tecla → for pressionada, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
  • Se a tecla ← for pressionada, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
  • Se a tecla Espaço for pressionada, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
  • Se for detectado o clique do mouse, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
  • FIM

 

Simulando no Scratch

Interaja com a simulação abaixo.

 

Para acessar o projeto diretamente pelo Scratch e ver sua programação, clique aqui.

 

E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?

Deixe seus comentários, bora compartilhar!
 


Como referenciar este post: Simulando um Makey Makey com Scratch. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 17/12/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/simulando-um-makey-makey-com-scratch/).


Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

Deixe um comentário