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O que você vai ver neste post:

 

Fotografias com celulares

Fotografar é um ato que requer planejamento e atenção, pelo menos era assim quando usávamos filmes, uma vez que custavam caro e você tinha uma quantidade limitada de fotos (poses).

Com o avanço das tecnologias envolvidas nos celulares, a fotografia se tornou muito mais popular, barata (basta ter uma celular) e ilimitada (restrito ao tamanho disponível de memória do dispositivo).

Independentemente se for analógica (filmes) ou digital (celulares) o ato de fotografar continua atraindo muitos amantes.

O objetivo deste post é mostrar que podemos utilizar um dispositivo de celular, que a maioria dos nossos alunos já possui, para trabalhar conceitos importantes em diversas disciplinas.

Para conseguir utilizar todos os recursos apresentados abaixo, basta ativar a função “Pro” ou “Professional” presentes nos aplicativos de fotos dos celulares.

 

Relacionado com: Português, História e Sociologia – Formas de representação histórica e de fatos do cotidiano.

 

Contexto histórico

  • Século X – Primeiras experiências fotográficas com câmera escura. O árabe Alhaken de Basora notou que a imagem formada no fundo de sua barraca era invertida, com a luz atravessando um orifício na parede da barraca.
  • 1525 – A técnica de escurecimento de sais de prata com luz já eram conhecidas.
  • 1725 – Johann Henrich Schulze (1687 – 1744) consegue projetar uma imagem durável numa superfície.
  • 1826 – Claude Niépce (1763 – 1828) fez a primeira fotografia (8h de trabalho), enquanto desenvolvia estudos sobre as propriedades do Cloreto de Prata no papel desde 1817.
  • 1839 – Louis Jacques Mandé Daguerra (1787 – 1851) desenvolveu e comercializou em grande escala a primeira câmera fotográfica, chamada Daguerreótipo.
  • 1841 – William Henry Talbot (1800 – 1877) desenvolveu uma técnica para criar cópias de fotografias, o negativo.
  • 1861 – James Clerk Maxwell (1831 – 1879) criou a primeira fotografia colorida.
  • 1888 – A Kodak lança a primeira câmera fotográfica popular. Ela possibilitava tirar 100 fotos, mas não permitia trocar o filme, isso obrigava o usuário a comprar um novo equipamento quando as 100 fotos acabavam.
  • 1975 – A Kodak, pelo engenheiro Steve Sasson (1950), remove o filme fotográfico e torna as fotografias digitais, possibilitando a redução significativa dos equipamentos fotográficos.
  • 1990 – A Kodak desenvolveu um dispositivo fotográfico que permitia visualizar a fotografia logo após seu registro.

Como já chegamos nas telinhas, escolhi por parar a nossa linha do tempo por aqui …. porém, sabemos bem que a evolução das câmeras fotográficas dos celulares só tem melhorado!

 

Relacionado com: Arte, História e História da Arte – Fatos históricos e artísticos.

 

ISO

Sigla de “International Standards Organization” (Organização Internacional de Padrões). Característica relacionada à sensibilidade do filme. Quanto maior o ISO, maior é a sensibilidade do filme a exposição de luz, por exemplo: ISO 800 é 8 vezes mais sensível à luz, se comparado ao ISO 100. Além disso, quanto maior o ISO, maior será o “efeito granulado”, reduzindo assim a nitidez nas fotografias.

 

Relacionado com: Química e Física – Reações químicas com luz e o filme fotográfico.

 

Velocidade do obturador

O obturador é responsável pela quantidade de luz que entra na câmera. Controlando o tempo de abertura do obturador você poderá tirar fotos que sejam mais ou menos brilhantes, ou seja, um tempo de abertura maior mais ou menos luz chegando até os sensores de captação.

 

Além do controle de entrada de luz, controlar a velocidade do obturador permite registrar imagens em movimento com uma maior nitidez.

 

Relacionado com: Física e Matemática – Relações matemáticas para controle de entrada de luz.

 

White Balance (Balanço de branco)

Ajuste necessário para deixar as cores da fotografia mais próximas possível das cores do objeto a ser fotografado.

 

Relacionado com: Física – Temperatura de cor

 

Resolução da imagem

A resolução da imagem define diretamente a qualidade da imagem da foto.

 

Relacionado com: Física – Difração da luz por causa do tamanho do sensor luminoso.

 

Regra dos terços

Os terços, como o próprio nome sugere, divide tudo o que está sendo capturado pela câmera em 3 linhas e 3 colunas, ou seja, estamos falando de 9 retângulos menores que irão compor sua fotografia.

 

Não conseguiu notar as grades aparecendo na imagem acima? Sem problemas, vou deixar em destaque!

 

As linhas vermelhas formam a grade que irá nos guiar para que possamos seguir a Regra dos terços.

Basicamente falando a Regra dos terços sugere que tudo de mais importante em sua composição deve ficar sobre o cruzamento das linhas vermelhas. Esses pontos são os primeiros pontos que notamos ao olhar para uma fotografia.

Não é necessário utilizar a regra dos terços para que esta seja considerada uma boa foto, inclusive, dependendo da sua intenção você pode até mesmo fugir dela, afinal algumas regras estão ai para serem quebradas, não é mesmo?

 

Relacionado com: Arte e Matemática – Composição e proporção.

 

RGB x CMYK

Tanto o RGB, quanto o CMYK são padrões de cores utilizados em dispositivos eletrônicos com telas e impressoras.

RGB é a abreviação de “Red, Green e Blue” e é utilizado para geração das cores que vemos em nossos monitores, televisões, celulares e outros dispositivos com telas.

CMYK é a abreviação de “Cyan, Magenta, Yellow, Black” e é utilizado para a geração das cores que vemos em impressos, como revistas, panfletos, etc.

Por causa das diferenças de geração de cor e aplicações, é importante destacar que nem sempre conseguiremos com que uma imagem que é vista na tela seja impressa da mesma forma.

 

 

Relacionado com: Arte, Química e Física – Composição dos pigmentos, adição de cores para luz e pigmentos.

 

Habilidades – BNCC

 

Artes

  • EF15AR04 – Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR26 – Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
  • EF69AR05 – Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Geografia

  • EF02GE09 – Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
  • EF05GE08 – Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

Ciências

  • EF03CI02 – Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano)
  • EF04CI02 – Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade)
  • EF09CI04 – Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

 

Textos de referência

  • 1884: Filme de rolo substitui a chapa – Site do Deutsche Welle – Clique aqui para ler.
  • Conceito de fotografia – Carla Maria Martins – Clique aqui para ler.
  • Fotografias para iniciantes – Site do Criadores Lab – Clique aqui para ler.
  • Categoria: Fotografia – Site do Hypeness – Clique aqui para ver.
  • Categoria: Fotografia – Site da National Geograohic (NatGeo) – Clique aqui para ver.
  • Dicas de fotografia – Site Dicas de fotografia – Clique aqui para conhecer.
  • Curso online gratuito da Fundação Bradesco – Clique aqui para conhecer.

 


Como referenciar este post: Fotografia, interdisciplinaridade e a BNCC. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 6/5/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/fotografia-interdisciplinaridade-e-a-bncc/).

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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