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Como referenciar este texto: O que são Metodologias Ativas e como utilizá-las?. Rodrigo Terra. Publicado em: 07/06/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/o-que-sao-metodologias-ativas-e-como-utiliza-las.


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O que são metodologias ativas?

Metodologias ativas são abordagens de ensino que colocam o aluno no centro do processo educacional, envolvendo-o de forma ativa na construção do conhecimento. Ao contrário das abordagens tradicionais, em que o professor desempenha um papel central na transmissão de informações, as metodologias ativas enfatizam a participação ativa dos alunos na aprendizagem.

Essas metodologias encorajam os estudantes a se envolverem em atividades práticas, discussões em grupo, resolução de problemas, projetos e outras formas de interação com o conteúdo. Os alunos são desafiados a explorar, analisar, sintetizar e aplicar o conhecimento de maneira significativa. O papel do professor nesse contexto é o de facilitador, orientando, apoiando e estimulando o processo de aprendizagem.

As metodologias ativas valorizam a autonomia do aluno, promovem o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação eficaz. Elas reconhecem que cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizado e interesses, e buscam adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades individuais.

Alguns exemplos de metodologias ativas incluem a aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, sala de aula invertida, estudo de caso, gamificação, entre outros. Cada uma dessas abordagens tem suas características específicas, mas todas compartilham a ideia de promover uma aprendizagem mais engajada, contextualizada e significativa para os alunos.

7 bons motivos para usar metodologias ativas em sala de aula?

Existem várias razões pelas quais as metodologias ativas são amplamente utilizadas na educação! Aqui estão apenas alguns deles:

  1. Engajamento dos alunos: As metodologias ativas incentivam a participação ativa dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e significativo. Os alunos são desafiados a explorar, investigar, colaborar e aplicar o conhecimento em situações reais, o que aumenta seu interesse e motivação.

  2. Construção do conhecimento: Em vez de apenas receber informações passivamente, os alunos têm a oportunidade de construir ativamente seu próprio conhecimento. Eles são desafiados a pensar criticamente, analisar problemas, fazer conexões e aplicar conceitos em contextos práticos. Isso promove uma aprendizagem mais profunda e duradoura.

  3. Desenvolvimento de habilidades: As metodologias ativas são projetadas para promover o desenvolvimento de uma variedade de habilidades importantes, como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação eficaz, colaboração e autonomia. Essas habilidades são essenciais para o sucesso acadêmico e profissional dos alunos.

  4. Aprendizagem colaborativa: Ao trabalhar em grupos e interagir com os colegas, os alunos aprendem a colaborar, ouvir diferentes perspectivas, respeitar opiniões divergentes e trabalhar em equipe. A aprendizagem colaborativa fortalece as habilidades sociais e promove um ambiente de apoio e aprendizagem mútua.

  5. Contextualização e aplicação do conhecimento: As metodologias ativas permitem que os alunos apliquem o conhecimento em situações autênticas e relevantes. Isso os ajuda a entender a utilidade prática do que estão aprendendo e a fazer conexões com o mundo real. A contextualização do conhecimento torna a aprendizagem mais significativa e facilita a transferência de habilidades para situações reais.

  6. Personalização da aprendizagem: As metodologias ativas permitem adaptar a aprendizagem de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Eles podem trabalhar em seu próprio ritmo, explorar áreas de interesse e receber suporte individualizado do professor. Isso ajuda a atender às diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e níveis de conhecimento dos alunos.

  7. Preparação para a vida fora da escola: As metodologias ativas refletem a necessidade de preparar os alunos para os desafios do mundo atual, que exige habilidades de pensamento crítico, solução de problemas, colaboração e inovação. Ao utilizar essas abordagens, os alunos estão se preparando para enfrentar os desafios futuros de forma mais eficaz.

Algumas das principais metodologias ativas

Existem várias metodologias ativas utilizadas na educação. Eu separei apenas algumas das mais conhecidas:

  1. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Nessa abordagem, os alunos trabalham em grupos para resolver problemas do mundo real. Eles identificam lacunas em seu conhecimento, formulam perguntas de pesquisa, buscam informações relevantes e desenvolvem soluções ou respostas. O professor atua como facilitador e fornece orientação conforme necessário.

  2. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): Nessa metodologia, os alunos se envolvem em projetos que requerem a aplicação prática do conhecimento. Eles trabalham em grupos para planejar, pesquisar, colaborar, criar e apresentar um produto final. Os projetos podem ser relacionados a temas do currículo ou a problemas sociais, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

  3. Sala de Aula Invertida: Nessa abordagem, os alunos estudam os materiais antes da aula, por meio de vídeos, leituras ou recursos online. Durante o tempo de aula, o professor foca em atividades práticas, discussões em grupo e esclarecimento de dúvidas. A sala de aula invertida permite que os alunos apliquem o conhecimento de forma mais ativa e participem de discussões mais aprofundadas.

  4. Aprendizagem Colaborativa: Nessa metodologia, os alunos trabalham juntos em grupos para alcançar metas comuns. Eles compartilham conhecimentos, discutem ideias, resolvem problemas e desenvolvem habilidades de comunicação e colaboração. O professor desempenha o papel de facilitador e apoia o trabalho em equipe.

  5. Estudo de Caso: Nessa abordagem, os alunos analisam casos reais ou fictícios que apresentam situações complexas ou problemas a serem resolvidos. Eles exploram diferentes perspectivas, aplicam conceitos teóricos e tomam decisões fundamentadas. O estudo de caso incentiva a reflexão crítica, o raciocínio analítico e a aplicação do conhecimento em contextos autênticos.

  6. Gamificação: Essa metodologia incorpora elementos de jogos na aprendizagem, tornando o processo mais envolvente e motivador. Os alunos são desafiados a alcançar metas, ganhar pontos, subir de nível e receber recompensas à medida que progridem. A gamificação estimula a competição amigável, a colaboração e a resolução de problemas.

O que preciso para usar metodologias ativas em sala de aula?

Para utilizar as metodologias ativas em sala de aula, alguns pontos são essenciais, como:

  1. Planejamento: Comece definindo os objetivos de aprendizagem e identificando a metodologia ativa mais adequada para alcançá-los. Considere os interesses e necessidades dos alunos, bem como os recursos disponíveis.

  2. Preparação dos materiais: Prepare os materiais necessários para a atividade, como casos de estudo, projetos, recursos online ou quaisquer outros recursos relevantes.

  3. Introdução: Apresente a metodologia ativa aos alunos, explicando o propósito e os objetivos da atividade. Mostre a importância de sua participação ativa e enfatize a importância da colaboração e do trabalho em equipe.

  4. Organização dos grupos: Se a atividade requer trabalho em grupo, organize os alunos em equipes adequadas, levando em consideração a diversidade de habilidades e conhecimentos. Certifique-se de que todos os grupos tenham recursos e materiais necessários.

  5. Orientação: Forneça orientação aos alunos, esclarecendo as expectativas, respondendo a perguntas e oferecendo suporte conforme necessário. Esteja disponível para fornecer orientação individualizada aos grupos durante o processo.

  6. Desenvolvimento da atividade: Incentive os alunos a se envolverem ativamente na atividade proposta, seja resolvendo problemas, discutindo ideias, realizando pesquisas, criando projetos ou participando de jogos. Monitore o progresso dos grupos, faça perguntas para estimular o pensamento crítico e forneça feedback adequado.

  7. Discussão e reflexão: Reserve tempo para discussões em grupo, compartilhamento de resultados, análise de erros e reflexão sobre o processo de aprendizagem. Incentive os alunos a expressarem suas opiniões, a trocarem experiências e a aprenderem uns com os outros.

  8. Síntese e conclusão: Ajude os alunos a sintetizar o conhecimento adquirido e a fazer conexões com conceitos prévios. Realize uma conclusão que recapitule os principais pontos abordados durante a atividade.

Lembre-se de que o professor desempenha o papel de facilitador e mediador durante todo o processo, estimulando a participação ativa dos alunos, fornecendo suporte, orientação e feedback construtivo. É importante adaptar as metodologias ativas de acordo com o contexto e as necessidades dos alunos, permitindo que eles sejam os protagonistas de sua própria aprendizagem.

Referências bibliográficas

  • Metodologias ativas aplicas à educação a distância. Sandra Medeiros Fonseca, João Mattar. Revista EDaPECI, ISSN-e 2176-171X, Vol. 17, Nº. 2, 2017, págs. 185-197. PAra ler o artigo, clique aqui.
  • A prática da Metodologia Ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensino-aprendizagem. Bárbara de Caldas Melo, Geisa Sant’Ana.
    Curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde / Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília-DF, Brasil. Para ler o artigo, clique aqui.
  • Metodologia Ativa – Sala de Aula Invertida e suas Práticas na Educação Básica. Zeni Terezinha Gonçalves Pereira, Denise Quaresma da Silva. Centro Universitário La Salle. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, ISSN-e 1696-4713, Vol. 16, Nº. 4, 2018, págs. 63-78. Para ler o artigo, clique aqui.
  • Mudando a educação com metodologias ativas. José Morán. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Para ler o artigo, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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