Você está visualizando atualmente Habilidade EI02CG04, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02CG04, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02cg04-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02CG04

A habilidade EI02CG04, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, é uma das competências voltadas para o desenvolvimento integral das crianças nessa fase. Essa habilidade está relacionada ao campo de experiência “”Corpo, gestos e movimentos”” e tem como objetivo principal promover o reconhecimento e o respeito pelas manifestações corporais, ampliando as possibilidades de expressão, comunicação, exploração e conhecimento do próprio corpo e do corpo do outro.

Essa competência destaca a importância de proporcionar às crianças experiências variadas e enriquecedoras que as permitam compreender e valorizar as diversidades corporais, desde a descoberta das suas próprias habilidades motoras até a apreciação das diferenças presentes nos corpos dos colegas.

Ao desenvolver a habilidade EI02CG04, os educadores são incentivados a criar ambientes ricos e estimulantes, onde as crianças possam explorar, experimentar e expressar-se por meio do movimento e das diversas linguagens corporais. Isso pode ser feito por meio de atividades lúdicas, brincadeiras, jogos, danças, atividades físicas, expressão corporal, entre outras práticas que permitam às crianças vivenciar e compreender o próprio corpo em suas possibilidades e limitações.

Além disso, a habilidade também envolve o estímulo à comunicação não verbal, possibilitando que as crianças expressem emoções, sensações e ideias por meio de gestos, posturas, expressões faciais e movimentos corporais. O reconhecimento da importância das diferenças individuais, culturais e de gênero no que diz respeito ao corpo e às manifestações corporais também é um aspecto relevante a ser trabalhado.

É fundamental ressaltar que a abordagem dessa habilidade não se restringe apenas ao desenvolvimento físico, mas também engloba aspectos emocionais, sociais e cognitivos das crianças. O trabalho adequado nesse campo da BNCC contribui significativamente para a formação integral dos pequenos, ajudando-os a construir uma consciência corporal positiva, aprimorar suas habilidades motoras, fortalecer a autoestima, desenvolver a empatia e a compreensão do outro, além de promover a inclusão e o respeito à diversidade desde os primeiros anos de vida.

Em síntese, a habilidade EI02CG04 da BNCC busca fomentar um ambiente educacional que valorize a diversidade corporal, estimule a expressão e o reconhecimento do corpo, promova a interação entre as crianças e ofereça oportunidades para o desenvolvimento integral, respeitando as características individuais de cada criança no processo de aprendizagem na Educação Infantil.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Uma atividade prática e envolvente para desenvolver essa habilidade poderia ser a “Caixa Sensorial de Objetos”. Esta atividade pode ser realizada em diferentes etapas:

  1. Preparação da Caixa Sensorial:

    • Selecione uma variedade de objetos que possuam características distintas, como diferentes formas, tamanhos, texturas, cores, entre outros. Podem ser itens do cotidiano, brinquedos, materiais naturais, tecidos, entre outros.
    • Coloque esses objetos em uma caixa ou recipiente não transparente, de forma a ocultar visualmente o conteúdo, estimulando a curiosidade das crianças.
  2. Exploração e Descoberta:

    • Organize as crianças em pequenos grupos e apresente a caixa sensorial a elas, explicando que dentro da caixa há objetos para serem explorados, mas que inicialmente eles não serão vistos.
    • Incentive-as a explorar o conteúdo da caixa usando o sentido do tato para identificar e descrever as características dos objetos. Encoraje a comunicação entre elas, promovendo a descrição das sensações e diferenças percebidas.
    • Estimule perguntas como: “Como é esse objeto?”, “O que você sente?”, “Há objetos parecidos ou diferentes?”.
  3. Classificação e Comparação:

    • Após explorarem os objetos, convide as crianças a classificá-los de acordo com suas características, separando-os em grupos conforme suas semelhanças e diferenças percebidas.
    • Incentive-as a expressar verbalmente as razões por trás de suas classificações, ajudando-as a entender e verbalizar suas observações.
  4. Atividades Complementares:

    • Promova atividades como desenhos dos objetos sentidos na caixa, para estimular a expressão artística e reforçar a percepção visual das características.
    • Proponha a criação de histórias ou narrativas envolvendo os objetos explorados, incentivando a imaginação e a linguagem oral.
  5. Reflexão e Registro:

    • Ao final da atividade, reúna as crianças para uma conversa reflexiva sobre as descobertas feitas durante a exploração. Registre as observações e classificações feitas pelas crianças, valorizando suas contribuições.

Essa atividade busca explorar a habilidade EI02CG04 da BNCC ao incentivar as crianças a perceberem as diferenças e semelhanças entre os objetos por meio da exploração sensorial, promovendo o desenvolvimento da observação, da linguagem, da capacidade de comparação e da expressão criativa.

Ao adaptar e ajustar essa atividade de acordo com o contexto específico da sala de aula e das características das crianças, é possível enriquecer ainda mais a experiência e o aprendizado, garantindo um ambiente de aprendizagem rico e estimulante na Educação Infantil.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário