Você está visualizando atualmente Habilidade EI02EO01, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02EO01, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/12/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02eo01-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EO01

A habilidade EI02EO01, conforme estabelecida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, é uma das competências fundamentais para o desenvolvimento das crianças nessa etapa educacional. Ela está relacionada ao eixo de “”Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”” e foca no desenvolvimento da percepção e exploração do ambiente físico e social pela criança.

A EI02EO01 busca promover nas crianças a capacidade de perceber e explorar o ambiente ao seu redor, de forma ativa e investigativa, estimulando a curiosidade e o interesse pelo mundo que as cerca. Essa habilidade se desenvolve através de experiências sensoriais, interações sociais, brincadeiras e vivências que proporcionem à criança a oportunidade de experimentar, observar e compreender o espaço e o tempo.

No âmbito dessa habilidade, é importante oferecer às crianças oportunidades para explorar diferentes ambientes, sejam eles externos, como parques, jardins, praças, ou internos, como salas de aula, bibliotecas, espaços de convivência. É também relevante proporcionar experiências variadas, como manipulação de materiais, jogos, brincadeiras, atividades artísticas e interações sociais que ampliem sua compreensão sobre as quantidades, relações e transformações presentes no mundo.

Dentro dessa perspectiva, os educadores têm um papel crucial ao planejar atividades que favoreçam o desenvolvimento dessa habilidade. Por exemplo, podem criar situações de exploração em que as crianças possam medir, comparar, classificar objetos, experimentar mudanças, perceber ciclos e relações temporais, além de estimular a observação e a descrição do ambiente ao seu redor.

Através de brincadeiras como construir e desconstruir, organizar e desorganizar, planejar e executar, as crianças desenvolvem noções espaciais e temporais, além de compreenderem relações entre objetos e pessoas. Essas atividades lúdicas e experiências significativas contribuem não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também para o emocional, social e motor das crianças.

É importante ressaltar que a habilidade EI02EO01 da BNCC não se restringe apenas ao conhecimento teórico, mas está intrinsecamente ligada à prática vivencial e ao estímulo contínuo à curiosidade infantil. Através do contato ativo e do envolvimento com o ambiente físico e social, as crianças constroem conhecimentos, desenvolvem habilidades e constroem bases sólidas para o aprendizado ao longo da vida.

Assim, ao desenvolver essa habilidade, os educadores e os ambientes de aprendizagem têm o desafio e a responsabilidade de oferecer experiências ricas e diversificadas, promovendo um ambiente propício para que as crianças explorem, descubram, questionem e construam significados sobre o mundo ao seu redor. Esse processo, além de contribuir para o desenvolvimento integral da criança, proporciona uma base sólida para aprendizagens futuras, estimulando a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico desde os primeiros anos de vida.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para aplicar essa habilidade em sala de aula, é possível criar atividades que promovam a comunicação oral e corporal de maneira lúdica e estimulante, respeitando o estágio de desenvolvimento das crianças. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Teatro de sombras: Utilize uma lâmpada e um tecido para criar sombras na parede. As crianças podem representar histórias usando suas sombras, estimulando a expressão corporal e a comunicação não verbal.

  2. Jogo da mímica: Divida as crianças em grupos e peça para que uma delas represente uma ação ou objeto sem falar, apenas utilizando gestos. As outras devem tentar adivinhar o que está sendo representado, promovendo a comunicação não verbal e a compreensão de sinais.

  3. Contação de histórias: Estimule as crianças a contarem histórias umas para as outras. Isso pode ser feito por meio de livros ilustrados, fantoches ou simplesmente usando a imaginação. Essa prática incentiva a expressão verbal, a criatividade e a comunicação interpessoal.

  4. Roda de conversa: Crie um espaço onde as crianças possam compartilhar experiências, falar sobre seus gostos, o que fizeram no fim de semana, suas ideias e sentimentos. Isso fortalece a habilidade de expressão oral e a capacidade de se comunicar com os outros.

  5. Brincadeiras musicais: Utilize músicas e canções que envolvam movimentos corporais, danças simples ou atividades que exijam seguir instruções verbais enquanto se movimentam. Isso estimula a coordenação motora, a expressão corporal e a compreensão de diferentes formas de comunicação.

É importante adaptar as atividades de acordo com o grupo de crianças, levando em consideração suas habilidades individuais e coletivas. Além disso, é fundamental que o ambiente seja acolhedor, seguro e incentivador, promovendo a participação ativa de todos.

Ao utilizar a habilidade EI02EO01 da BNCC em atividades em sala de aula, os educadores contribuem significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, ajudando-as a se expressarem de maneira mais ampla, compreenderem o mundo ao seu redor e se comunicarem de forma mais eficaz e empática.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário