Você está visualizando atualmente Habilidade EI02ET01, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02ET01, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02et01-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02ET01

A habilidade EI02ET01 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) refere-se a uma das competências propostas para a Educação Infantil. Na BNCC, as habilidades são descritas como objetivos a serem alcançados pelas crianças em determinado estágio de desenvolvimento.

A habilidade EI02ET01 está relacionada ao eixo de “”Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação””, inserido no campo de experiências “”O eu, o outro e o nós””, que propõe atividades e situações de aprendizagem que envolvem as interações das crianças consigo mesmas, com os outros e com o ambiente ao seu redor.

A EI02ET01 está descrita na BNCC como a capacidade da criança de explorar e ampliar suas experiências com diferentes linguagens, como a musical, corporal, plástica, verbal e escrita, por meio de brincadeiras, canções, danças, histórias, poesias, pinturas, desenhos, entre outras manifestações culturais.

Essa habilidade visa desenvolver a expressividade, a comunicação e a interação social da criança, permitindo que ela se expresse e compreenda o mundo ao seu redor por meio de diversas linguagens. Isso inclui não apenas a linguagem verbal, mas também a linguagem corporal, artística e simbólica, reconhecendo a importância dessas formas de comunicação desde a primeira infância.

Para promover a habilidade EI02ET01, é fundamental proporcionar um ambiente rico em estímulos e experiências variadas, que permitam às crianças explorar e experimentar diferentes formas de expressão. Isso pode ser feito por meio de atividades lúdicas, músicas, histórias, jogos, brincadeiras e interações sociais, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Os educadores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dessa habilidade, ao criar contextos favoráveis e oferecer suporte para que as crianças se sintam encorajadas a se expressar, a experimentar e a compartilhar suas ideias, emoções e pensamentos de maneira criativa e autêntica.

Portanto, a habilidade EI02ET01 da BNCC na Educação Infantil enfatiza a importância do desenvolvimento das múltiplas linguagens e expressões, permitindo que as crianças ampliem suas capacidades comunicativas, criativas e sociais, além de promover uma visão ampla e integrada do mundo ao seu redor desde os primeiros anos de vida.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Uma maneira de abordar a habilidade EI02ET01 é por meio de atividades que promovam a cooperação, a comunicação e a compreensão das diferenças. Uma ideia seria realizar uma atividade em grupo onde as crianças tenham que trabalhar juntas para alcançar um objetivo comum, como construir uma história coletiva, montar um quebra-cabeça gigante ou realizar uma peça teatral em conjunto. Durante essa atividade, o professor pode incentivar a troca de ideias, a escuta ativa entre os alunos e a valorização das contribuições individuais de cada um.

Outra abordagem seria a realização de atividades que estimulem a reflexão sobre a diversidade cultural, social e emocional. Por exemplo, o professor pode organizar momentos para compartilhar histórias de diferentes culturas, mostrar músicas de diferentes regiões ou realizar atividades que abordem sentimentos e emoções, promovendo a empatia e o respeito às diferenças entre os alunos.

É importante que o professor esteja atento ao desenvolvimento das interações entre os alunos durante a atividade, orientando e mediando conflitos que possam surgir, sempre incentivando o diálogo e a busca por soluções coletivas. Além disso, é fundamental criar um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças se sintam confortáveis para expressar suas opiniões, sentimentos e ideias.

Ao utilizar a habilidade EI02ET01 da BNCC em sala de aula, o professor contribui para o desenvolvimento socioemocional das crianças, preparando-as para conviver harmoniosamente em sociedade, respeitando a diversidade e cultivando valores como a tolerância, a solidariedade e a cooperação. Essa prática não apenas fortalece as habilidades interpessoais das crianças, mas também as prepara para lidar com os desafios do mundo contemporâneo, onde a convivência pacífica e o respeito às diferenças são essenciais.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário