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Como referenciar este texto: Habilidade EI02EF09, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02ef09-na-bncc-para-educacao-infantil .

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Habilidade EI02EF09

A habilidade EI02EF09 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) refere-se a uma das competências presentes no âmbito da Educação Infantil. Ela está relacionada ao desenvolvimento das crianças nessa fase específica, enfocando o reconhecimento das diferentes manifestações culturais, a valorização da diversidade e a construção da identidade individual e coletiva.

Esta habilidade busca promover nas crianças, desde cedo, a compreensão e o respeito à diversidade cultural, étnico-racial, social, religiosa, entre outras, que compõem a sociedade. Ela proporciona oportunidades para que as crianças identifiquem, apreciem e respeitem as múltiplas expressões culturais presentes no seu ambiente imediato e no mundo, ampliando suas perspectivas sobre o outro e sobre si mesmas.

Dentro do contexto dessa habilidade, os educadores têm um papel fundamental. Eles são responsáveis por criar um ambiente acolhedor e inclusivo, que estimule a valorização das diferenças, incentivando a criança a expressar sua própria identidade, compreender suas origens e reconhecer as particularidades das outras pessoas ao seu redor.

Através de atividades pedagógicas, brincadeiras, histórias, músicas, artes visuais, entre outras estratégias, as crianças podem ser incentivadas a explorar e compreender a diversidade cultural. Por meio de vivências cotidianas e experiências pedagógicas intencionais, elas podem ser estimuladas a refletir sobre as diferenças, aprendendo a conviver e a respeitar as singularidades de cada indivíduo.

Além disso, a habilidade EI02EF09 da BNCC também aborda a construção da identidade das crianças. Ela propõe que, ao conhecer e respeitar a diversidade cultural, as crianças consigam construir sua própria identidade, entendendo sua história, sua família, suas características pessoais e o contexto em que estão inseridas. Esse reconhecimento e valorização das diferenças contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e respeitosos em relação ao mundo ao seu redor.

Dessa forma, a habilidade EI02EF09 da BNCC não apenas enfoca a valorização da diversidade cultural, mas também promove a construção de uma identidade sólida e a compreensão do mundo plural em que vivemos. Ela atua como um alicerce essencial para o desenvolvimento de crianças mais tolerantes, inclusivas e capazes de se relacionar de maneira respeitosa e empática com o outro, independente de suas diferenças.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para utilizar essa habilidade em uma atividade em sala de aula na Educação Infantil, é fundamental criar um ambiente propício à exploração e à experimentação. Através de atividades lúdicas e práticas, as crianças podem ser estimuladas a manipular e interagir com diferentes materiais, objetos e elementos, promovendo assim o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais.

Uma atividade que poderia ser desenvolvida para trabalhar essa habilidade é a criação de um espaço de experimentação e descoberta. Para isso, o educador pode organizar estações ou cantos temáticos na sala de aula, cada um com diferentes materiais e objetos para as crianças explorarem.

Por exemplo, em um canto podem ser disponibilizados materiais naturais, como folhas, galhos, pedras, conchas, areia, água, entre outros. Esse espaço pode incentivar as crianças a explorarem texturas, cores, formas, além de promover a compreensão sobre a natureza e suas características.

Outro canto poderia conter materiais recicláveis, como garrafas plásticas, caixas de papelão, rolos de papel, entre outros itens. Aqui, as crianças teriam a oportunidade de criar e construir utilizando sua imaginação, desenvolvendo habilidades de planejamento, organização e coordenação motora.

Além disso, é importante que o educador estimule o diálogo durante essas atividades, fazendo perguntas abertas que incentivem a reflexão e a curiosidade das crianças. Perguntas como “O que você acha que acontecerá se…?” ou “Por que você acha que isso acontece?” podem estimular a observação e a investigação das propriedades dos materiais.

Ao final da atividade, é interessante promover uma roda de conversa para que as crianças compartilhem suas descobertas, experiências e criações, valorizando assim o processo de aprendizagem e incentivando a expressão oral.

Dessa forma, ao explorar a habilidade EI02EF09 da BNCC por meio de atividades práticas e lúdicas, as crianças têm a oportunidade de desenvolver habilidades importantes para seu desenvolvimento integral, ao mesmo tempo em que se divertem e constroem conhecimento de forma significativa.

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Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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