Você está visualizando atualmente Habilidade EI02ET07, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02ET07, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02et07-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02ET07

A habilidade EI02ET07 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) refere-se a uma das competências da Educação Infantil, que visa desenvolver a expressão oral e a capacidade de escuta ativa nas crianças nessa faixa etária.

A habilidade EI02ET07 está inserida na área de Linguagens, mais especificamente no eixo de oralidade. Ela se concentra na capacidade da criança em expressar-se verbalmente e, ao mesmo tempo, ser um ouvinte atento e ativo nas interações cotidianas. Isso inclui a participação em diálogos, narrações, recontos, argumentações e trocas de experiências com outras crianças e adultos.

Para que essa habilidade seja desenvolvida de maneira eficaz, é fundamental que os ambientes de aprendizagem proporcionem oportunidades variadas e significativas para que as crianças se expressem verbalmente e pratiquem a escuta ativa. Isso pode ocorrer por meio de atividades lúdicas, brincadeiras, rodas de conversa, contação de histórias, dramatizações, entre outras práticas pedagógicas.

Ao incentivar a expressão oral, os educadores estimulam as crianças a organizarem suas ideias, a utilizarem vocabulário variado, a respeitarem turnos de fala e a se expressarem com clareza. Além disso, ao promover a escuta ativa, os profissionais da educação contribuem para que os pequenos desenvolvam habilidades de compreensão, interpretação e respeito às diferentes opiniões e pontos de vista.

Através da habilidade EI02ET07, as crianças têm a oportunidade de ampliar seus repertórios linguísticos, construir vínculos afetivos, exercitar a empatia, desenvolver a autonomia e a confiança ao se comunicar. Esses são aspectos essenciais para o desenvolvimento integral dos pequenos, impactando não apenas sua capacidade comunicativa, mas também suas relações sociais, cognitivas e emocionais.

É importante que os educadores estejam atentos e sejam mediadores ativos nesse processo, oferecendo suporte, feedbacks construtivos e estimulando um ambiente inclusivo e acolhedor para que todas as crianças se sintam motivadas a participar das atividades de expressão oral e escuta ativa.

Em resumo, a habilidade EI02ET07 da BNCC na Educação Infantil destaca a importância de desenvolver nas crianças a capacidade de se expressar oralmente e de escutar ativamente, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento linguístico, social e emocional dos pequenos.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para desenvolver essa habilidade em sala de aula, é essencial criar atividades que promovam a expressão e comunicação das crianças de maneira lúdica e envolvente. Uma ótima maneira de fazer isso é através de atividades artísticas e criativas, que permitem às crianças explorar e se expressar por meio de diferentes linguagens, como a arte, música, teatro, dança e até mesmo a linguagem corporal.

Um exemplo prático para trabalhar a habilidade EI02ET07 poderia ser uma atividade de expressão artística, como a pintura livre. Você pode fornecer materiais artísticos variados, como tintas, pincéis, giz de cera, lápis de cor, papel em diferentes formatos e texturas, e encorajar as crianças a expressarem suas emoções, ideias ou experiências através da arte.

Durante a atividade, é fundamental criar um ambiente acolhedor e encorajador, onde as crianças se sintam à vontade para explorar, experimentar e se expressar livremente. Você pode fazer perguntas abertas para estimular a reflexão e a comunicação, como “O que você está pintando?” ou “O que essa pintura representa para você?” Isso ajuda as crianças a desenvolverem a habilidade de expressar suas ideias e sentimentos de maneira verbal.

Além disso, incentivar a interação entre as crianças durante a atividade também é importante. Elas podem compartilhar suas criações, explicar suas escolhas artísticas ou até mesmo colaborar em projetos em grupo, promovendo a comunicação e a compreensão mútua.

Ao final da atividade, reserve um momento para que as crianças possam apresentar suas obras aos colegas, expressando o que criaram e o que desejam transmitir com sua arte. Isso não apenas fortalece a habilidade de comunicação, mas também promove a autoconfiança e a valorização das produções individuais.

É crucial que o educador esteja atento às diferentes formas de expressão das crianças, valorizando e respeitando suas individualidades e incentivando o desenvolvimento de suas habilidades comunicativas em todas as linguagens possíveis. Assim, ao realizar atividades que estimulem a habilidade EI02ET07 da BNCC, os educadores contribuem para o crescimento integral das crianças, promovendo seu desenvolvimento social, emocional, cognitivo e linguístico.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário