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Como referenciar este texto: Habilidade EI02EF05, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02ef05-na-bncc-para-educacao-infantil .

Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EF05

A habilidade EI02EF05 da BNCC refere-se a um dos aspectos fundamentais da Educação Infantil, buscando desenvolver habilidades de expressão e comunicação das crianças nessa etapa crucial de seu desenvolvimento. Vou desenvolver um texto mais detalhado sobre essa habilidade:

A habilidade EI02EF05 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil tem como foco central o desenvolvimento das capacidades expressivas e comunicativas das crianças nessa fase primordial de suas vidas. Ela abrange a importância de explorar e experimentar diferentes formas de expressão, seja por meio da linguagem verbal, corporal, plástica ou musical, proporcionando às crianças a oportunidade de se expressarem e se comunicarem de maneira diversificada e autêntica.

Na primeira infância, a comunicação é essencial para a construção das relações sociais, a compreensão do mundo ao redor e o desenvolvimento da identidade individual. A habilidade EI02EF05 reconhece a expressão como um veículo fundamental para as crianças explorarem e compreenderem suas emoções, pensamentos e experiências, promovendo o desenvolvimento de sua autonomia e autoconfiança.

No contexto da Educação Infantil, essa habilidade é abordada por meio de atividades que incentivam a expressão criativa das crianças. Isso pode incluir momentos de dramatização, contação de histórias, uso de diferentes materiais artísticos para criar obras visuais, exploração de instrumentos musicais simples e interações verbais em situações do cotidiano.

Ao oferecer um ambiente rico e acolhedor, os educadores têm o papel crucial de estimular e valorizar as múltiplas formas de expressão das crianças, incentivando a comunicação não apenas entre elas e os adultos, mas também entre os pares. Essa interação proporciona um espaço para o desenvolvimento da escuta ativa, empatia e respeito às diferentes formas de expressão presentes em um grupo diversificado.

Além disso, a habilidade EI02EF05 da BNCC também destaca a importância de considerar as especificidades individuais de cada criança, respeitando seu tempo, interesses e maneiras singulares de se expressar. Isso significa criar oportunidades inclusivas e adaptáveis para que todas as crianças, independentemente de suas diferenças, se sintam valorizadas e capazes de expressar suas ideias, sentimentos e pensamentos.

Nesse sentido, a habilidade EI02EF05 da BNCC não apenas fomenta a expressão e comunicação das crianças na Educação Infantil, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cognitivas e linguísticas essenciais para a vida e o aprendizado ao longo de sua jornada educacional e pessoal.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para trabalhar essa habilidade em sala de aula, é fundamental criar atividades que estimulem as crianças a se expressarem de maneira livre e criativa, explorando as diferentes formas de linguagem de acordo com suas possibilidades e estágios de desenvolvimento. Aqui está um exemplo de atividade que pode ser realizada para trabalhar a habilidade EI02EF05:

Atividade: “Expressões de Sentimentos e Emoções”

Objetivo: Permitir que as crianças expressem seus sentimentos e emoções por meio de diferentes linguagens.

Material necessário: Papéis coloridos, lápis de cor, giz de cera, cartolinas, tecidos variados, massinha de modelar, tintas, pincéis, instrumentos musicais simples, entre outros materiais artísticos.

Passo a passo:

  1. Roda de conversa inicial: Inicie a atividade com uma roda de conversa sobre sentimentos e emoções. Pergunte às crianças como se sentem naquele momento e quais situações despertam diferentes emoções nelas. É importante criar um ambiente acolhedor para que se sintam à vontade para compartilhar.

  2. Exploração de diferentes linguagens: Apresente os materiais artísticos disponíveis e convide as crianças a expressarem seus sentimentos de maneira livre. Elas podem desenhar, pintar, criar colagens, modelar com massinha, escrever ou fazer gestos corporais que representem suas emoções.

  3. Registro das expressões: Durante a atividade, os educadores devem observar e registrar as expressões das crianças, suas escolhas de materiais e as formas como estão se expressando. Isso permitirá compreender melhor o processo individual de cada criança e oferecer suporte adequado.

  4. Apresentação e compartilhamento: Ao final da atividade, crie um momento para que as crianças apresentem suas criações ou suas expressões, se assim desejarem. O compartilhamento pode ser feito em pequenos grupos ou para toda a turma, incentivando a escuta atenta e o respeito às diferentes formas de expressão.

  5. Reflexão e diálogo: Após as apresentações, promova uma conversa sobre as diferentes formas de expressão observadas e como cada uma pode transmitir sentimentos e emoções de maneira única. Incentive a reflexão sobre a importância de compreendermos e respeitarmos as emoções das outras pessoas.

Essa atividade proporciona um ambiente rico para o desenvolvimento da habilidade EI02EF05 da BNCC, pois permite que as crianças explorem e experimentem diversas formas de linguagem para expressar seus sentimentos e emoções. Além disso, promove a autoexpressão, a criatividade, o desenvolvimento da linguagem oral e corporal, bem como a capacidade de se expressar de maneira mais assertiva e sensível. É fundamental que o educador esteja atento ao processo de cada criança, oferecendo apoio e estímulo conforme suas necessidades individuais, favorecendo, assim, um ambiente de aprendizado acolhedor e enriquecedor.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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