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O que você vai ver neste post:

 

O que é o 5W2H?

5W2H é uma ferramenta de análise que pode ser aplicada em qualquer projeto, inclusive nos projetos que utilizem as metodologias ativas.

Ela deve ser aplicada no momento do desenvolvimento do planejamento.

Literalmente a ferramenta 5W2H é composta por 5 palavras iniciadas com W e 2 palavras iniciadas com H, conforme segue:

  • What (O quê fazer?) – Os alunos deverão responder aqui o que (What) será desenvolvido, por exemplo: Desenvolver um app ou um protótipo.
  • Why (Por que fazer?)- Qual o motivo (Why) desenvolver tal projeto, por exemplo: justificativas para a escolha do que será desenvolvido.
  • Where (Onde fazer?)- Onde tal projeto deverá ser desenvolvido, por exemplo: aplicação do projeto dentro ou fora da instituição de ensino, no mundo virtual, etc.
  • When (Quando fazer?) – Para ser considerado um projeto, é necessário que se leve em consideração a duração do mesmo, caso contrário dificilmente será finalizado, por exemplo: um mês ou 8 encontros.
  • Who (Quem irá fazer?) – Quem serão os responsáveis por cada parte da execução do projeto, por exemplo: Aluno responsável pela divulgação, aluno responsável pelo protótipo, etc.
  • How (Como será feito?) – Como o projeto será conduzido, por exemplo: pesquisas, desenvolvimento do protótipo, divulgação e apresentação.
  • How Much (Quanto custará?) – Quanto custará todo o projeto, e se aplicável, por quanto o protótipo poderá ser vendido.

Ele é excelente para que os alunos compreendam com mais profundidade o projeto e seus objetivos.

 

5W2H relacionado com o planejamento

Esta ferramenta poderá ser utilizada, como já dito antes, no momento inicial do desenvolvimento do planejamento.

Os alunos devem ficar responsáveis por definir cada um dos Ws e do Hs, contanto com a sua orientação caso apareçam dúvidas sobre cada uma delas – e provavelmente aparecerão dúvidas.

A primeira vez que trabalhamos com 5W2H parece ser muito complexo preencher cada uma das letras, porém com a prática, os alunos percebem que não é nada complexo, inclusive, muito útil!

 

Outro momento em que esta ferramenta pode ser utilizada é para realizar apresentações de forma bem dinâmica.

Apresentar para outras pessoas os 5W e os 2H irá mostrar o projeto rapidamente e com as principais informações.

 

Exemplo de aplicação

Tomando como referência o post: Projeto Interdisciplinar com Design Thinking: O vício em celular

Vamos aplicar o 5W2H para ilustrar a ideia:

  • What (O quê fazer?) – Um plano de aulas para trabalhar a metodologia: Aprendizagem Baseada em Projetos, aplicado ao tema: O vício em celular.
  • Why (Por que fazer?) – Em uma reportagem publicada em 17 de novembro de 2020, no site da Isto é Dinheiro, abordou um estudo feito pela WhistleOut e divulgado pelo CanalTech, que fala sobre o hábito de uso do celular. Segundo a reportagem:

A pesquisa ouviu mil pessoas nascidas entre 1946 até 1996, separando-as em três grupos: Baby Boomers (1946–1964), Geração X (1965—1980) e Millennials (1981—1996). O primeiro grupo teve média de 2,5 horas de tela por dia (9% do tempo acordado), o segundo registrou 3 horas diárias (16,5% do período desperto) e o terceiro 3,7 horas (23,1%).

Por isso, se faz necessário trabalhos de conscientização para a redução desse tempo empregado somente no uso de celulares.

  • Where (Onde fazer?) – O projeto deve ser desenvolvido com pequenos grupos de alunos em sala de aula.
  • When (Quando fazer?) – Durante a própria aula do professor responsável e/ou convidados de outras disciplinas.
  • Who (Quem irá fazer?) – Professores, alunos e entrevistados.
  • How (Como será feito?) – O projeto de divide em (cada parte é detalhada na página do projeto, com o link acima):
    • Aula 01 – Passo 01, a Descoberta
    • Aula 02 – Passo 02, a Interpretação – Parte I
    • Aula 03 – Passo 02, a Interpretação – Parte II
    • Aula 04 – Passo 03, a Ideação
    • Aula 05 – Passo 04, a Experimentação – Parte I
    • Aula 06 – Passo 04, a Experimentação – Parte II
    • Aula 07 – Passo 05, a Evolução – Parte I
    • Aula 08 – Passo 05, a Evolução – Parte II
  • How Much (Quanto custará?) – O projeto inicialmente foi pensado para não consumir nenhum recurso financeiro, porém os grupos devem ter autonomia para decidirem por desenvolver projetos que necessitam desses recursos, e além disso, planejar como consegui-lo.

 

E ai, você acha que essa ferramenta pode te ajudar a desenvolver melhor seus projetos educacionais?

Comenta ai, vamos conversar!

 

Referências Bibliográficas

  • Projeto Interdisciplinar com Design Thinking: O vício em celular – Clique aqui;
  • Onlearning: Como a educação disruptiva reinventa a aprendizagem – José Cláudio Securato – Saint Paul Editora;
  • Marketing Eseencial: Conceitos, estratégias e casos – Philip Kotler e Kevin L. Keller – Editora Pearson;

 


Como referenciar este post: Aplicando 5W2H em projetos educacionais + Exemplo. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 22/3/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/aplicando-5w2h-em-projetos-educacionais-com-exemplo/).

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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