Você está visualizando atualmente Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): Uma Abordagem Interdisciplinar para o Ensino Básico

Como referenciar este texto: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): Uma Abordagem Interdisciplinar para o Ensino Básico. Rodrigo Terra. Publicado em: 31/10/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ciencia-tecnologia-e-sociedade-cts-uma-abordagem-interdisciplinar-para-o-ensino-basico.


Conteúdos dessa postagem

O mundo em que vivemos está em constante evolução, impulsionado pela interação complexa entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para preparar nossos alunos para compreender e enfrentar os desafios do século XXI, é fundamental que os professores do ensino básico abordem o tema CTS de maneira interdisciplinar.

O que é CTS?

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é uma abordagem interdisciplinar que busca entender e explorar as complexas interações entre três pilares fundamentais de nossa vida cotidiana: a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. Essa abordagem se tornou cada vez mais relevante à medida que nosso mundo se tornou mais tecnologicamente avançado e globalizado, e as questões relacionadas a CTS têm impacto direto em nossas vidas e na forma como a humanidade enfrenta os desafios contemporâneos.

A Ciência: A Ciência é a busca pelo conhecimento e compreensão do mundo natural e do universo que nos rodeia. Ela é conduzida por um método sistemático que envolve observações, experimentação e a formulação de teorias e leis para explicar fenômenos naturais. A Ciência é a base do conhecimento humano, e sua evolução ao longo dos séculos tem levado a inúmeras descobertas e inovações que moldaram nossa sociedade.

A Tecnologia: A Tecnologia representa a aplicação prática do conhecimento científico. Envolve o desenvolvimento e uso de ferramentas, máquinas, dispositivos, sistemas e processos para melhorar a qualidade de vida, aumentar a eficiência, resolver problemas e atender às necessidades humanas. A Tecnologia está intrinsecamente ligada à Ciência, pois muitas vezes é impulsionada por descobertas científicas e desempenha um papel vital no avanço da sociedade.

A Sociedade: A Sociedade é o contexto em que a Ciência e a Tecnologia operam. Envolve não apenas as interações sociais e culturais, mas também considerações éticas, políticas e econômicas. A forma como a sociedade percebe, adota e se adapta à Ciência e à Tecnologia desempenha um papel crucial na forma como essas forças moldam o mundo em que vivemos.

Por que o CTS é importante no ensino básico?

  1. Relevância no mundo real: O CTS ajuda os alunos a compreender como a Ciência e a Tecnologia impactam diretamente suas vidas. Ao explorar questões reais, como mudanças climáticas, tecnologia digital e ética na pesquisa, os alunos se envolvem em problemas significativos.
  2. Pensamento crítico: O CTS promove o pensamento crítico, incentivando os alunos a questionar, analisar e avaliar informações e tecnologias. Isso os capacita a tomar decisões informadas.
  3. Integração de disciplinas: O CTS é uma abordagem interdisciplinar que permite a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, como Ciências, Matemática, Ética, História e muito mais.

Como incorporar o CTS no ensino básico?

  1. Exploração de questões atuais: Inicie suas aulas abordando problemas do mundo real, como poluição do ar, uso de dispositivos eletrônicos ou questões éticas na medicina. Conecte esses problemas com conceitos científicos e tecnológicos.
  2. Diálogo e debate: Promova discussões em sala de aula sobre as implicações sociais e éticas da Ciência e da Tecnologia. Incentive os alunos a expressar seus pontos de vista e a considerar diferentes perspectivas.
  3. Trabalho prático: Realize atividades práticas que demonstrem a aplicação da Ciência e da Tecnologia em situações do cotidiano. Experimentos, projetos e visitas a instituições de pesquisa podem ser envolventes.
  4. Integração com currículo: Identifique oportunidades para integrar o CTS nos tópicos existentes do currículo. Por exemplo, ao estudar a Revolução Industrial, discuta como as inovações tecnológicas afetaram a sociedade da época.
  5. Avaliação aberta: Avalie o aprendizado dos alunos com métodos que incentivem a reflexão e a análise crítica, como projetos de pesquisa, apresentações e discussões.

Sugestões de tópicos utilizando CTS

  1. Ética na Ciência e Tecnologia: Discuta a importância da ética na pesquisa científica e na criação de novas tecnologias. Aborde questões como o uso de dados pessoais, experimentação em animais e seres humanos, e dilemas éticos em inteligência artificial.
  2. Impacto da Tecnologia na Sociedade: Analise como as inovações tecnológicas, como a automação e a inteligência artificial, estão transformando o mercado de trabalho e as relações sociais. Explore também o papel da tecnologia na educação, na saúde e na vida cotidiana.
  3. Mudanças Climáticas e Sustentabilidade: Aborde a relação entre Ciência, Tecnologia e as mudanças climáticas. Discuta como a tecnologia pode ser usada para mitigar os impactos das mudanças climáticas e promover a sustentabilidade.
  4. Tecnologia e Desigualdade: Explore como o acesso e o uso da tecnologia podem ampliar as disparidades sociais e econômicas. Analise as questões de inclusão digital e a importância de promover a igualdade de oportunidades.
  5. História da Ciência e da Tecnologia: Contextualize o desenvolvimento científico e tecnológico ao longo do tempo. Explore como as inovações do passado moldaram a sociedade e como as decisões éticas tomadas na história ainda têm impacto nos dias atuais.
  6. Legislação e Regulamentação: Aborde como governos e organizações regulam a ciência e a tecnologia para garantir a segurança e a responsabilidade. Discuta questões como patentes, regulamentação de alimentos e medicamentos, e leis de proteção de dados.
  7. Comunicação Científica: Explique a importância da comunicação eficaz da Ciência e Tecnologia para o público em geral. Ajude os professores a entender como traduzir informações complexas de maneira acessível e como os alunos podem avaliar a qualidade das fontes de informação.
  8. Inovação e Empreendedorismo: Aborde como o espírito empreendedor e a inovação estão relacionados à Ciência e Tecnologia. Explore histórias de empreendedores que usaram o conhecimento científico para criar soluções tecnológicas inovadoras.
  9. Globalização e Interculturalidade: Discuta como as questões CTS têm alcance global e como diferentes culturas abordam a ciência e a tecnologia. Isso pode levar a uma compreensão mais ampla das perspectivas globais e locais sobre esses temas.
  10. Avaliação de Riscos e Benefícios: Ajude os alunos a entender como a sociedade avalia os riscos e benefícios das novas tecnologias, desde alimentos transgênicos até a energia nuclear. Discuta como a tomada de decisão é influenciada por fatores sociais, econômicos e políticos.

Referências bibliográficas

  • Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros. Roseline Beatriz Strieder, Maria Regina Dubeux Kawamura. Para ler o artigo, clique aqui.
  • Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Widson Luiz Pereira dos Santos. Para ler o artigo, clique aqui.
  • Educação CTS: uma proposta para a formação de cientistas e engenheiros. Rafael de Brito DiasI, Milena Pavan Serafim. Para ler o artigo, clique aqui.
  • A educação com enfoque cts no quadro das tendências de pesquisa em ensino de ciências: algumas reflexões sobre o contexto brasileiro atual. Silmara Alessi Guebur Roehrig, Sérgio Camargo. Para ler o artigo, clique aqui.
  • Educação CTS: Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS. Décio Auler, Demétrio Delizoicov. Para ler o artigo, clique aqui.
  • A pertinência do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação profissional e tecnológica. Augusto Sávio Guimarães do Nascimento, M. F. Rodrigues, Albino O. Nunes. Para ler o artigo, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário