Você está visualizando atualmente Texto (Interpretação) – O que é linguagem? (Plano de aula – Ensino médio)

Como referenciar este texto: Texto (Interpretação) – O que é linguagem? (Plano de aula – Ensino médio) . Rodrigo Terra. Publicado em: 13/04/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/texto-interpretacao-o-que-e-linguagem-plano-de-aula-ensino-medio .


Conteúdos dessa postagem

Objetivos de Aprendizagem

  • Compreender o Conceito de Linguagem: Introduzir o conceito de linguagem como sistema de comunicação que permite a interação entre os indivíduos.
  • Diferenciar Linguagem Verbal e Não Verbal: Examinar as características e funções da linguagem verbal e não verbal, destacando suas aplicações no cotidiano.
  • Fomentar a Capacidade Analítica: Desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e interpretar diferentes formas de linguagem em diversos contextos.

Materiais Utilizados

  • Apresentações em slides com exemplos de linguagem verbal e não verbal.
  • Imagens, charges, anúncios publicitários e tirinhas para análise da linguagem não verbal.
  • Textos curtos para exemplificar a linguagem verbal.
  • Vídeos curtos mostrando a linguagem corporal, sinais e símbolos.

Metodologia Utilizada

A metodologia interativa é escolhida para este plano de aula para engajar os alunos ativamente na compreensão da linguagem como ferramenta de comunicação. Através da análise de exemplos práticos de linguagem verbal e não verbal, os alunos podem melhor entender como diferentes formas de linguagem são utilizadas para comunicar efetivamente ideias, sentimentos e informações.

Desenvolvimento da Aula

Preparação da Aula

Preparar slides com definições claras e exemplos de linguagem verbal e não verbal.

Selecionar materiais visuais e textuais que ilustrem os conceitos discutidos.

Organizar vídeos que demonstrem a utilização da linguagem corporal em diferentes situações.

Introdução da Aula (10 min)

Apresentação do tema da aula e dos objetivos de aprendizagem.

Discussão inicial sobre o que os alunos já sabem sobre linguagem verbal e não verbal.

Atividade Principal (30 a 35 minutos)

Exploração da Linguagem Verbal e Não Verbal: Utilização dos slides para explicar a linguagem verbal e não verbal, seguido pela análise de textos e imagens que exemplifiquem cada uma.

Análise Crítica: Divisão da turma em pequenos grupos para analisar exemplos de linguagem não verbal (imagens, anúncios, tirinhas) e verbal (trechos de textos, poemas) e discutir como a mensagem é comunicada através desses meios.

Aplicação Prática: Atividade em que os alunos criam pequenos textos ou desenhos utilizando linguagem verbal e não verbal para comunicar uma mesma mensagem, mostrando a interconexão entre as duas.

Fechamento (5 a 10 minutos)

Revisão dos conceitos chave discutidos durante a aula.

Reflexão sobre a importância da compreensão das diferentes formas de linguagem para a comunicação eficaz.

Avaliação / Feedback

Avaliação baseada na participação ativa durante a análise dos exemplos e na qualidade das atividades práticas desenvolvidas pelos alunos. Feedback será fornecido para encorajar a continuidade do desenvolvimento da habilidade de interpretação e utilização da linguagem verbal e não verbal.

Resumo para os Alunos

Hoje, exploramos o vasto universo da linguagem, entendendo suas formas verbais e não verbais e como elas são fundamentais para a nossa comunicação diária. Aprendemos a apreciar a complexidade da comunicação humana e a importância de sermos capazes de interpretar e utilizar diferentes formas de linguagem de maneira eficaz. Encorajamos vocês a continuarem observando e analisando as formas de linguagem ao seu redor, ampliando sua capacidade de compreender e interagir com o mundo.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário