Você está visualizando atualmente O que é Tinkering


O que você vai ver neste post:

 

A natureza das coisas precisa ser sonhada com as mãos.

Gandhi Piorski

 

O que é Tinkering?

Em tradução direta e livre, Tinkering significa “Ajustes”.

Tem-se registro do seu primeiro uso por volta do século XIII, onde profissionais que consertavam aparelhos domésticos, feitos de metal, eram chamados de “tyckner” ou “tinkler“. Segundo o site Educalingo [1], o termo significa:

Tinkering é, portanto, o processo de adaptação, intromissão ou ajuste de algo no curso de fazer reparos ou melhorias, um processo também conhecido como bricolagem.

Bricolagem, segundo o site Significados [2], é definido como:

Bricolagem é um termo com origem no francês “bricòláge” cujo significado se refere à execução de pequenos trabalhos domésticos, sem necessidade de recorrer aos serviços de um profissional.

 

Uma boa forma de compreender o real significado de Tinkering é usando alguns dos termos acima, como adaptar, ajustar, fazer pequenos trabalhos sem a ajuda de um profissional.

  • Quando você resolve passar uma massa corrida em uma parede da sua casa, para criar uma textura diferente, você está “Tinkering“.
  • Quando você começa a mexer no Scratch, para desenvolver uma atividade para seus alunos, você está “Tinkering“.
  • Quando você troca o chuveiro da sua casa, você está “Tinkering“.

É evidente que necessitamos levar esse conceito para dentro do contexto educacional.

 

Tinkering no contexto educacional

Nos exemplos citados anteriormente eu não evidenciei um detalhe muito importante.

Quando você está Tinkering, é bem provável que NÃO esteja seguindo regras, ou seja, você está pensando por si só, criando seus próprios significados e conclusões.

No contexto educacional a exploração livre é um excelente sinônimo para o Tinkering.

Livre de orientações, mas com um objetivo bem definido, conhecer os objetos que estão sendo manuseados.

Deixe seus alunos mexendo nos objetos em questão, caso perceba que algum grupo ou aluno não esteja obtendo sucesso, dê aquela “dica da boa”, sem entregar tudo de uma vez.

 


Para saber como aplicar a metodologia Tinkering, leia: “Eletricidade e Circuitos com Tinkering e Maker”, clicando aqui.


 

Na postagem que fiz: “Eletricidade e circuitos com Tinkering e Maker”, proponho um momento inicial de livre exploração de alguns componentes eletrônicos, como motor elétrico, pilhas / baterias, LEDs e fios.

Deixo os componentes eletrônicos nas mãos deles e peço para que descubram o que é e como funciona cada um deles. Naturalmente os alunos, mesmo aqueles que nunca tiveram contato com esses objetos conseguem conectá-los e fazer os circuitos funcionarem.

Caso você tenha materiais recicláveis à mão, incentive seus alunos a utilizá-los.

O exemplo da aula que citei usa objetos físicos como recursos, porém, é possível usar aplicativos ou programas com a mesma metodologia.

 

… e depois ?

O Tinkering pode ser muito bem utilizado como uma abordagem inicial, porém, não deve se estender muito para não criar desinteresse por parte dos alunos.

Minha sugestão é que após 30 ou 45 minutos de Tinkering, os alunos recebam um desafio para aplicar o que desenvolveram durante esse momento de exploração.

Em outras palavras, os alunos terão uma atividade inicial em que sua curiosidade será contagiada pela curiosidade dos outros alunos da sala, e com o tempo todos estarão se ajudando. Dessa forma é possível respeitar o tempo de aprendizagem de cada um dos seus alunos, pois o que têm maior facilidade com o assunto poderão auxiliar aqueles com menos facilidade!

É possível utilizar o Tinkering com recursos digitais, e até mesmo em aulas a distância. Sempre lembrando de limitar o tempo de exploração para que a curva de interesse não caia!

 

Referências bibliográficas

[1] Educalingo – Definição do termo Tinker, para acessar, clique aqui.

[2] Significados – Definição do termo Bricolagem, para acessar, clique aqui.

Handyman´s Guide to Tinkering – HomeAdvisor. Para conhecer, clique aqui.

Barefoot – Computing at school. Para conhecer, clique aqui.

 

E ai, o que achou dessa metodologia?

Ela cabe em seu contexto educacional?

Deixe seus comentários, vamos conversar!
 


Como referenciar este post: O que é Tinkering?. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 12/4/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/o-que-e-tinkering/).

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

Este post tem um comentário

  1. Avatar
    icourosvasconcelos2000

    Muito bom gostei muito

Deixe um comentário