Você está visualizando atualmente Habilidade EI02EO07, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02EO07, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02eo07-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EO07

A habilidade EI02EO07 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil está relacionada ao desenvolvimento da percepção das próprias emoções e das emoções dos outros, permitindo que as crianças compreendam e expressem seus sentimentos de maneira saudável e se relacionem de forma empática com as emoções dos colegas.

Essa habilidade é essencial no processo de desenvolvimento emocional das crianças, pois estimula a consciência emocional, a autorregulação e a empatia, habilidades cruciais para o bem-estar emocional e social ao longo da vida.

Ao explorar a EI02EO07, os educadores da Educação Infantil têm a oportunidade de criar um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças se sintam confortáveis para expressar seus sentimentos, aprender a lidar com diferentes emoções e estabelecer relações interpessoais saudáveis.

Através de atividades lúdicas, jogos, histórias e interações sociais, as crianças podem começar a identificar e nomear suas próprias emoções, como alegria, tristeza, raiva, medo, entre outras, aprendendo a reconhecer os sinais corporais e faciais associados a cada sentimento.

Além disso, os educadores desempenham um papel fundamental ao modelar e incentivar a expressão emocional saudável, demonstrando empatia e fornecendo apoio às crianças quando elas expressam suas emoções.

No contexto da EI02EO07, atividades que promovem a resolução de conflitos de forma positiva e o desenvolvimento da empatia são fundamentais. Isso pode incluir situações em que as crianças são encorajadas a entender as perspectivas dos colegas, a ouvir atentamente e a oferecer apoio emocional durante momentos de dificuldade.

Ao fortalecer essa habilidade, as crianças têm a oportunidade de se tornar mais conscientes de si mesmas e dos outros, desenvolvendo habilidades sociais e emocionais que são essenciais para uma convivência saudável e para a construção de relacionamentos positivos ao longo de suas vidas.

Dessa forma, a habilidade EI02EO07 da BNCC na Educação Infantil não apenas promove o desenvolvimento emocional das crianças, mas também contribui significativamente para a formação de indivíduos mais empáticos, resilientes e capazes de lidar com suas emoções e as emoções dos outros de maneira saudável e construtiva.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Utilizar essa habilidade em sala de aula pode ser uma oportunidade valiosa para promover o desenvolvimento emocional, social e comunicativo das crianças. Aqui está um exemplo de atividade que poderia ser implementada para explorar e desenvolver a EI02EO07:

Atividade: “Roda dos Sentimentos”

Objetivo:

  • Desenvolver a habilidade de expressar sentimentos e emoções.
  • Promover a compreensão e o respeito pelas emoções dos colegas.
  • Estimular a comunicação e a interação social.

Passo a passo:

1. Preparação:

  • Comece introduzindo o conceito de sentimentos e emoções de forma lúdica e acessível às crianças. Use recursos visuais, como cartazes, imagens ou bonecos, que representem diferentes emoções, como alegria, tristeza, raiva, medo, entre outros.
  • Explique que todos nós temos diferentes sentimentos e emoções, e que é normal sentir-se de maneiras diferentes em momentos distintos.

2. Roda dos Sentimentos:

  • Organize a turma em uma roda para uma atividade de conversa e compartilhamento.
  • Comece perguntando às crianças como estão se sentindo naquele momento. Utilize expressões como: “Como você está se sentindo hoje?”. Encoraje-as a expressar seus sentimentos livremente.
  • Peça para que cada criança escolha um sentimento e explique o motivo pelo qual se sente daquela forma, encorajando a verbalização das emoções.
  • Ao final de cada compartilhamento, promova a reflexão e empatia, incentivando outras crianças a responderem, comentarem ou demonstrarem compreensão e apoio aos colegas.

3. Ampliando a atividade:

  • Convide as crianças a realizarem representações artísticas ou dramáticas dos sentimentos que compartilharam. Elas podem desenhar, pintar ou encenar uma situação que exemplifique aquele sentimento.
  • Promova atividades colaborativas, como a criação de um mural de sentimentos, onde cada criança representa uma emoção por meio de desenhos ou colagens.

4. Reflexão final:

  • Conclua a atividade fazendo uma rodada final para que cada criança compartilhe o que aprendeu ou sentiu durante a atividade. Pergunte sobre a importância de compreendermos os sentimentos uns dos outros e como isso pode ajudar a construir um ambiente mais acolhedor e empático na sala de aula.

Esta atividade não apenas permite que as crianças explorem e expressem suas emoções, mas também promove a compreensão e o respeito pelos sentimentos dos outros, estimulando o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais essenciais conforme proposto na EI02EO07 da BNCC. Além disso, reforça a importância da empatia, da comunicação e da interação positiva entre os colegas, aspectos cruciais para o desenvolvimento integral na Educação Infantil.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário