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O que você vai ver neste post:

 

Plataforma Repl.it

A Repl.it – startup norte-americana, criada em 2016 – desenvolveu uma plataforma que oferece um local para o desenvolvimento e execução de programações. Aqui você pode desenvolver códigos para aplicativos (Apps), programas e sites.

Nada precisa ser instalado, você roda essa aplicação diretamente do seu navegador, o que pode facilitar as nossas vidas, pois nem sempre conseguimos instalar e configurar corretamente estes programas.

Além disso, muitas programações utilizam bibliotecas, que são conjuntos de funções específica para uma finalidade específica (como uma biblioteca somente voltada para fazer gráficos, por exemplo). Estas bibliotecas devem ser instaladas individualmente.

Bom, você já entendeu que dá muito trabalho! Claro, se você curtir o desafio, maravilha, apenas faça, mas vou deixar aqui registrado…

Tem uma forma mais simples. Pelo Repl.it você nem precisa instalar as bibliotecas. Já está tudo lá!

Esta plataforma oferece mais de 50 linguagens de programação, dentre ela está o Python. Foco central do nosso post! Caso queira explorar todas as linguagens oferecidas, clique aqui.

 

Ambiente de programação

Para acessar a página de programação especificamente para Python, abra o link: https://repl.it/languages/python3

Você deverá ver a seguinte página:

 

Tudo o que você necessita para profgramar se encontra aqui. Ao centro da página se encontra o local onde iremos digitar nossa programação.

Logo acima, no botão verde “run” podemos clicar para ver nossa programação sendo executada ao lado direito da tela (parte preta).

 

O que é Python?

Python é considerada uma linguagem em alto nível – uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Apesar do seu logo ser a imagem de duas cobras – pítons – o nome Python veio, após sua criação em 1992, em homenagem ao seriado brtiânico “Monty Python Flying Circus” (1969). Os criadores da linguagem Python gostavam muito deste seriado e resolveram homenagear os comediantes.

A cultura da linguagem gira em torno do poema escrito por Tim Peters – programador de Python de longa data – chamado “The Zen of Python“.

 


O Zen do Python, por Tim Peters

Bonito é melhor que feio.
Explícito é melhor que implícito.
Simples é melhor que complexo.
Complexo é melhor que complicado.
Linear é melhor do que aninhado.
Esparso é melhor que denso.
Legibilidade conta.
Casos especiais não são especiais o bastante para quebrar as regras.
Ainda que praticidade vença a pureza.
Erros nunca devem passar silenciosamente.
A menos que sejam explicitamente silenciados.
Diante da ambiguidade, recuse a tentação de adivinhar.
Deveria haver um — e preferencialmente só um — modo óbvio para fazer algo.
Embora esse modo possa não ser óbvio a princípio a menos que você seja holandês.
Agora é melhor que nunca.
Embora nunca frequentemente seja melhor que já.
Se a implementação é difícil de explicar, é uma má ideia.
Se a implementação é fácil de explicar, pode ser uma boa ideia.
Namespaces são uma grande ideia — vamos ter mais dessas!


 

Algumas funções importantes

Agora que você já conhece a origem do Python e a plataforma que usaremos para programá-lo, vamos aos primeiros passos. Aqui vou focar apenas nas funções importantes para desenvolvermos nossas duas programações de exemplo. Existem muitas outras e a ideia é explicar rapidamente cada uma das funções que iremos utilizar, sem muito formalismo, ok?

  • print( ) – Esta função tem por finalidade apresentar informações programadas para o usuário durante a execução do programa
print("Calculando a raiz de uma Eq. 1º grau")
Ao colocar sua programação para rodar será exibida a sentença: Calculando a raiz de uma Eq. 1º grau

 

print("Lembre-se: y = a.x + b")
Abaixo da sentença anterior aparecerá: Lembre-se: y = a.x + b
  • input( ) – Esta função tem por finalidade receber e armazenar informações, como números, letras, etc.
  • float( ) – Aqui estamos definindo que os números recebidos podem ser decimais – Para os Matemáticos, estamos falando dos números racionais.
a = float(input("Digite o valor da constante a:"))
Ao executar a programação a variável “a” vai receber um valor decimal digitado pelo usuário
b = float(input("Digite o valor da constante b:"))
Ao executar a programação a variável “b” vai receber um valor decimal digitado pelo usuário
  • if – “Se” – Estrutura de condição que permite avaliar uma expressão. Dependendo do resultado obtido (verdadeiro ou falso) o programa executa ou não um comando.
  • else – “Senão” – O else irá complementar o if: “SE a expressão for verdadeira, executar 1. SENÃO, executar 2”.

 

Primeiro programa – Equação do 1º grau

Vamos reunir agora as funções acima. Note que qualquer informação que for escrita após “#” não será executada, ou seja, utilizamos isso para fazer comentários nas programações. Deixa a linguagem compreensível.

 

Ao clicarmos em “run” e digitarmos os valores de “a” e “b”, veremos:

 

Bom, vamos pensar um pouco sobre o que programamos…

Sobre os valores para “a”:

  • Existe algum problema em sua programação se você inserir um valor POSITIVO para “a”?
  • Existe algum problema em sua programação se você inserir um valor NEGATIVO para “a”?
  • Existe algum problema em sua programação se você inserir um valor ZERO para “a”?

Sobre os valores para “b”:

  • Existe algum problema em sua programação se você inserir um valor POSITIVO para “b”?
  • Existe algum problema em sua programação se você inserir um valor NEGATIVO para “b”?
  • Existe algum problema em sua programação se você inserir um valor ZERO para “b”?

Se a sequência das suas respostas for “Não, Não, SIM, Não, Não, Não“, então estamos seguindo juntos, e é isso mesmo que era para acontecer!

O que apareceu para você, ao inserir zero para “a”, foi:

 

Para calcular a raiz da equação precisamos fazer:

y = a.x + b

0 = a.x + b

-b = a.x

-b / a = x ou x = -b / a

Em nossa programação ou escrevi: raiz = (-b) / a -> Não podemos encontrar valor para a raiz se o “a” vale zero.

[symple_box style=”boxerror”]”Não dividirás por zero“[/symple_box]

Porém, o problema não está na nossa equação, mas em não incluir uma condição para essa situação específica. Vamos arrumar isso!

O “a” pode ser uma valor Positivo, pode ser um valor Negativo, mas não poderá NUNCA, JAMAIS, DE MANEIRA ALGUMA ser zero!

 

PRONTO! Agora estamos protegidos caso alguém resolva digitar zero para “a”

 


Para baixar a programação acima, Primeiro_programa_Eq_1_grau_MakerZine


 

Continuando a programação…

Agora que você já aprendeu tudo isso…

Temos mais um detalhe para arrumar nesta programação.

Se você inserir o valor 5 para “a” e um valor NEGATIVO para “b”, pode ser -3, a equação apresentada, será: y = 5.0 .x -3.0

Por outro lado, se você digitar o mesmo valor 5 para “a” e um valor POSITIVO para “b”, pode ser 3, a equação apresentada, será: y = 5.0 .x 3.0

Está faltando o sinal de “+” entre o “x” e o “3.0”, não?

Como você resolveria este problema?

Comente aqui, quero saber quais soluções podemos encontrar!!!

 

Sugestões interdisciplinares

  • Física – Equações de movimento, como Equação horária do espaço no M.R.U., Equação horária da velocidade no M.R.U.V.;
  • Física – Equações de transformação de temperatura, por exemplo graus Fahrenheit (ºF), graus Celsius (ºC) e Kelvin (K);
  • Matemática – Juros simples por tempo, cobranças de corridas de táxi, etc. ;
  • Biologia – Crescimento de plantas (altura);

Você imagina outras possibilidades de integração? Deixe aqui nos comentários!

 

Referências:

Repl.it – https://repl.it/

Linguagens de programação oferecidas pelo Repl.it – https://repl.it/languages

Python Brasil – https://python.org.br

PEP 20 – The Zen of Python – https://www.python.org/dev/peps/pep-0020/


Como referenciar este post: Primeiros passos com Python + Sugestões de conteúdos. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 30/6/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/primeiros-passos-com-python-sugestoes-de-conteudos/).


Rodrigo Terra

Com mais de 20 anos de experiência como Professor de Física e Cultura Maker, minha dedicação se estendeu à pesquisa em Ciências Educacionais, com ênfase em Tecnologia Educacional e Consultoria Pedagógica. Ao longo dos anos, desenvolvi trabalhos de consultoria para empresas do setor educacional, direcionando meus estudos para a aplicação de dados e programação na gestão pedagógica e letramento digital. Também desempenhei papéis como Coordenador Pedagógico, Líder Acadêmico e Conteudista, acompanhando o desenvolvimento de conteúdos didáticos em diversas áreas, desde Física, Matemática e Projetos até Data Analytics, Metodologias Ágeis, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Como eterno curioso, busco constantemente expandir meus conhecimentos. Sou apaixonado por café e por boas conversas. Acredito firmemente que uma formação multidisciplinar é essencial para criar oportunidades de se pensar em diferentes aspectos e pontos de vista, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas mais conscientes e preparadas para enfrentar os desafios da vida.

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