Você está visualizando atualmente Aprendizagem Baseada em Problemas + Sugestão de atividade de Ciências da Natureza

O que você vai ver neste post:

 

Aprendizagem Baseada em Problemas (“Problem-Based Learning”)

Como o próprio nome sugere, esta é uma metodologia que parte de um problema proposto pelo professor ou professora para estimular o desenvolvimento de soluções e fomentar a aprendizagem de conceitos que tangem o problema apresentado, ou seja, é uma metodologia centrada na aprendizagem. Com ela, pretende-se estimular a curiosidade e a autonomia dos alunos pela construção de seus próprios conhecimentos.

Os alunos precisarão trabalhar em equipes, ou seja, também se desenvolvem habilidades interpessoais, espírito colaborativo, trabalho em equipe e criatividade no desenvolvimento das respostas. Além disso, a sua função passa a ser a de orientar e facilitar a caminhada até o final do desenvolvimento das soluções. Lembre-se não forneça respostas prontas, a ideia é fornecer sugestões para que cada aluno crie sua trilha de conhecimento.

Para que o grupo funcione bem, você precisará orientar os alunos em leituras que facilitem o desenvolvimento do projeto, porém é importante que o grupo tenha autonomia para se organizar para ser orientado por você!

Deixe claro aos alunos, que para que o grupo funcione bem, todas as decisões podem ser tomadas por todo o grupo, considerando inclusive opiniões divergentes.

Podemos dividir a metodologia em 5 etapas de realização:

  • Cenário / Contextualização: A contextualização do problema é parte essencial desta proposta, uma vez que se faz necessário entender o entorno do problema para que se tenha sugestões sobre como se iniciar a pesquisa. Comentar o contexto social e histórico que envolve a questão, mesmo que seja necessário chamar colegas de trabalho para lhe auxiliar ou dividir o conteúdo abordado, só aumentam as chances da metodologia atrair rapidamente seus alunos. Neste momento é importante atrair o olhar e fomentar a curiosidade dos alunos, relacionar o problema a conteúdos que podem auxiliar durante as pesquisas para que os alunos percebam que a proposta é consistente, ser possível de aplicar a solução no mundo real e também ter uma prazo ideal para que não seja nem demasiadamente apertado, nem longo demais para que se perca o interesse pelo projeto.
  • Apresentação do problema: Após receberem a questão-problema, os alunos se organizam em grupo ( cerca de 4 a 5 alunos por grupo). Você deve passar em cada grupo fornecendo as orientações básicas para que os alunos iniciem suas pesquisas. Que tal deixar como sugestão a utilização de documentos compartilhados com todos do grupo, inclusive você, como se fosse um diário de borda, para registrarem cada passo feito?
  • Resolução do problema: Após coletarem informações, durante a pesquisa, os alunos discutem o que fazer com os resultados e como tudo isso se encaixa para que o desenvolvimento da solução aconteça. Lembre-se que a todo momento você pode andar entre os grupos para acompanhar seus trabalhos e orientar caso estejam parados em algum ponto.
  • Apresentação dos resultados: A apresentação dos resultados tem como objetivo expor de forma sucinta os resultados pesquisados e as soluções desenvolvidas para todos os grupos da sala. É importante após cada apresentação abrir para possíveis dúvidas de outros alunos.
  • Avaliação: Habilidades como, leitura de textos científicos, trabalho em equipe, desenvolvimento de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de soluções são trabalhadas a todo o momento e podem servir como referências para se avaliar os alunos. Pense que não é somente o conteúdo que está sendo aprendido aqui, todas as habilidades anteriores, também estão em desenvolvimento, portanto é importante e justo com os alunos que sejam avaliados nestes quesitos, também.

 

Proposta de plano de aula utilizando a Aprendizagem baseada em problemas: Acidente radiológico de Goiânia

 

Justificativa: O tema proposto se relaciona bem com a metodologia utilizada, uma vez que o problema proposto é aberto e depende de compreender todos os fatos acerca do acidente de Goiânia, entender as consequências após o acidente e propor soluções possíveis.

 

Objetivos: As propostas para solucionar o problema colocado sobre o acidente de Goiânia envolvem conhecimentos de diversas áreas, portanto os alunos precisarão pesquisar sobre o assunto, consultar professores de diversas áreas do conhecimento para propor soluções que sejam efetivas para conter o espalhamento do material radioativo. Os alunos precisarão compreender conceitos de radiações e seus tipos, doses e efeitos sobre o corpo humano, conceitos de radioproteção, funcionamento do equipamento de raio x (início de todo o acidente), leis e órgãos que regulamentam e fiscalizam o uso e o descarte de equipamentos emissores de radiação.

 

Duração do projeto: Até 7 encontros / Aulas (flexível)

 

Materiais necessários: Papéis, lápis, canetas, para anotações. Computadores conectados à internet, para pesquisas e registros de atuações. Programas, como: Navegadores para as pesquisas, editores de textos (online ou offline), editores de imagens. Projetor, monitor ou até mesmo celulares para a apresentação dos trabalhos.

 

Competências gerais trabalhadas

  • Competência geral 01: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Competência geral 02: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  • Competência geral 04: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • Competência geral 07: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  • Competência geral 08: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • Competência geral 09: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Competência geral 10: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

Competências específicas e Habilidades trabalhadas

  • Competência específica 01: Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
    • EM13CNT103: Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.
    • EM13CNT104: Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
  • Competência específica 03: Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
    • EM13CNT302: Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
    • EM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
    • EM13CNT307: Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.

 

Planejamento da aula

Antes de apresentar o problema aos alunos, você deve:

  • Separar textos de referência para que os alunos compreendam o ocorrido em vários aspectos, como a reação das substâncias e a contaminação gerada, os impactos na saúde física e emocional da população envolvida e as consequências socioambientais. Neste caso, como houve grande divulgação jornalística, é possível encontrar reportagens sobre o assunto.

Como exemplo, você encontrará a seguir um link para o site oficial sobre o acidente, criado pelo governo do estado de Goiás, para tratar sobre os assuntos relacionados a ele: http://www.cesio137goiania.go.gov.br/.

Após a leitura do texto, se houver acesso à internet, os estudantes podem ser incentivados a explorar o site – inclusive o acervo com documentações e galerias de fotos e vídeos – e a compreender os impactos e desdobramentos do acidente. Outra boa referência é o site da BBC News, https:/www.bbc.com/portuguese/geral-45783343

Além dessas recomendadas, sinta-se à vontade para trazer outras fontes de referência aos alunos.

 

Com base no texto escolhido e nos objetos de conhecimento que pretende abordar, desenvolva a questão-problema, é ela quem vai guiar toda a trilha de conhecimento a ser desenvolvida por cada aluno.

Duas sugestões de questões-problemas que podem ser utilizadas:

  • Após o ocorrido, quais seriam as decisões ideais a serem tomadas pelas autoridades responsáveis para evitar que a contaminação alcançasse mais pessoas?
  • O que deveria ser alterado na máquina de raio-x para que esse tipo de acidente não acontece mais?

Como a proposta é ser interdisciplinar, chame seus colegas de trabalho para contribuírem, tanto na apresentação inicial, quanto nas orientações aos alunos para o desenvolvimento das soluções. Essa parceria é de grande importância para uma maior qualidade do projeto, bem como para uma maior qualidade da trilha de conhecimento desenvolvida por cada aluno. Com os estudantes, identifique os conceitos e assuntos que servirão como base para o aprendizado do projeto e que vão responder à questão principal.

 

Desenvolvimento das aulas

Aula 1 – Leitura do texto e registro das questões

No dia da realização da atividade, organize os estudantes em grupos. Alinhe com todos os objetivos, a justificativa e a questão problema a ser resolvida. Em seguida, oriente-os a ler o texto de referência e a anotar as novas questões que surgirem e que vão ajudar a conduzir o trabalho e as pesquisas de cada grupo para responder a questão principal. Eles deverão fazer a leitura e registrar as questões individualmente e, então, compartilhá-las com os colegas do grupo e criar uma lista final com os questionamentos do grupo. É possível que listem perguntas ou que você complemente com questões , como:

  • O que é Radiação?
  • Quais os tipos existentes?
  • O que é meia-vida?
  • Classificações acerca da radiação;
  • Conceito de meia-vida dos materiais radioativos;
  • Níveis de radiação suportados pelos seres humanos e outros animais;
  • Interação da radiação com matéria;
  • Efeitos da radiação sobre o corpo humano;
  • Outros exemplos de acidente radiológico que ocorreram no Brasil e no mundo;
  • Utilização da radiação na medicina;
  • Entre outros possíveis assuntos.

Verifique quais conceitos da sua matéria já foram estudados e podem ser relacionados com esse conteúdo.

Complemente com os temas e conceitos que achar pertinentes.

 

Aula 2 – Pesquisa dos assuntos

Peça a cada grupo que compartilhe as questões listadas por seus integrantes e anote-as na lousa, até obter uma grande lista com os questionamentos da turma. Com os estudantes, identifique as mais importantes para a resolução da questão-problema.

Em seguida, atribua um ou mais temas relacionados a cada grupo, para que pesquisem o assunto, de preferência na internet.

Ofereça algumas sugestões de sites e alerte-os para que acessem fontes de confiáveis, inclusive de instituições ou acadêmicas. Eles deverão salvar os dados mais relevantes que servirão de base para o preparo da apresentação, na fase posterior de compartilhamento das descobertas.

Atividade extra (opcional): Além das orientações, é possível utilizar o simulador do Phet Colorado para que os alunos simulem e compreendam melhor o que é meia-vida, basta acessar: https://phet.colorado.edu/pt/simulation/legacy/radioactive-dating-game (em “Traduções”, na parte inferior da página, selecione e baixe a versão do software em português).

 

Aula 3 a 5 – Compartilhamento das informações pesquisadas

Para compartilhar os principais conceitos pesquisados, eles deverão preparar uma apresentação, utilizando meios digitais ou impressos.

Uma boa sugestão é que para cada três apresentações você deixe uma aula isso dará tempo para que outros alunos também interajam com dúvidas, porém é claro que como sugestão, ela deve atender ao seu contexto de trabalho.

Dica: Acompanhe os grupos para que não dispersem, principalmente se esta for a primeira proposta de uso desta metodologia, com o tempo eles acostumam com a dinâmica, mas sempre se faz necessário a orientação.

Com cada grupo, retome a questão-problema e as questões norteadoras do tema atribuído ao grupo. Com a turma, você poderá estabelecer alguns tópicos que deverão constar na apresentação, como:

Comente com eles os possíveis meios e ferramentas para apresentar os dados, como:

  • Cartaz e fotos
  • Software de apresentação, caso tenham acesso a computador. Para compartilhar, é possível utilizar projetor ou monitor que torne as informações visíveis a todos ou, ainda, o celular, para que cada um acesse o arquivo ou as imagens e possa acompanhá-los em seu aparelho

 

Ao final da apresentação você poderá ajudar os estudantes a reunir todos os tópicos apresentados e fazer um resumo para sintetizar a grande quantidade de informações apresentadas. Isso fará com que os alunos consigam ter um panorama geral sobre os assuntos.

Você pode pedir, por exemplo, para que cada grupo cite as cinco ou três principais descobertas da pesquisa, listando-as na lousa e pedir que façam associações entre essas informações para chegarem a uma conclusão.

Outra possibilidade é pedir para que os alunos copiem as descobertas da turma listadas na lousa. Cada grupo deverá fazer associações entre essas descobertas até chegar a uma conclusão que leve ao encaminhamento da questão-problema.

 

Aula 6 a 7 – Apresentação final

No próximo encontro, retome a questão-problema e oriente-os para que iniciem o desenvolvimento das soluções. Neste momento o acompanhamento é importante com o intuito de direcioná-los ao desenvolvimento da solução, pois é comum se desviarem deste objetivo

Neste penúltimo encontro, caso julgar necessário, você pode pedir para que desenvolvam uma segunda apresentação ou um documento com os novos assuntos pesquisados, incluindo nesta apresentação a proposta final do grupo.

Nesse estágio, é importante que possam utilizar meios digitais de trocas de informações, inclusive email e as redes sociais, para agilizar as trocas e a construção coletiva. Antes de iniciarem essa atividade, converse com a turma toda para estabelecer quais serão os meios utilizados para a troca de informações, a dinâmica da construção (se cada grupo vai construir algo e ao final algum grupo juntará as informações ou se será sequencial etc.) e a responsabilidade de cada grupo e estudante. Combine uma data de apresentação coletiva dos resultados finais.

Finalmente, a apresentação acontece e você terá o resultado do seu projeto. Porém, não se esqueça de fazer uma reflexão acerca de todo o processo para que os alunos identifiquem o quanto de conhecimento adquiriram.

Além disso, deixo como sugestão final, que você reúna todas as informações e soluções propostas para dar um fechamento, conectando cada uma delas com o intuito de criar uma linha de raciocínio de modo a tornar a compreensão do todo, ou seja do projeto, melhor.

 

Avaliação

Os alunos poderão ser avaliados em diversos pontos do processo, que são:

  • A organização do grupo,
  • Relação entre os colegas do grupo,
  • Entrega de sínteses, como um diário de bordo, por exemplo, relatando cada passo do processo,
  • Entrega de síntese dos principais dados obtidos,
  • Criatividade na apresentação,
  • Finalização da proposta,
  • Qualidade da resposta desenvolvida pelo grupo,
  • Entre outros pontos que julgar relevante

 

Conclusão

A metodologia em questão desenvolve habilidades como autonomia nos alunos, ao colocar o próprio aluno como responsável pelo desenvolvimento de seu conhecimento. Outras habilidades como leitura de textos científicos, debate e discussões, planejamento, desenvolvimento de soluções e criatividade são tão essenciais para a vida adulta quanto o conteúdo que está sendo trabalhado. Além disso, lidar com problemas reais prepara nossos alunos para uma vida adulta mais consciente e ativa.

 

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Como referenciar este post: Aprendizagem Baseada em Problemas + Sugestão de atividade de Ciências da Natureza. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 19/11/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/aprendizagem-baseada-em-problemas-sugestao-de-atividade-de-ciencias-da-natureza/).


Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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