Você está visualizando atualmente Google Trends como ferramenta pedagógica para estudos comparativos

O que você vai ver neste post:

 

Resumo do projeto

O Google Trends é uma ferramenta que mostra os termos mais pesquisados no buscador do Google, num determinado período de tempo (escolhido pelo usuário).

Ao acessar o Google Trends, inicialmente aparece o termo mais pesquisado nos últimos 7 dias, mas o interessante é: o usuário pode pesquisar o termo que quiser, no período e local escolhido. Há também a possibilidade de fazer uma comparação entre diferentes termos de pesquisa.

Nessa trilha escolhemos comparar o interesse dos brasileiros por fenômenos naturais catastróficos na América e África para depois discutir coletivamente os resultados.

 

Objetivo da trilha

Oportunizar que o aluno desempenhe o papel de pesquisador ao mesmo tempo em que ele investiga as diferentes repercussões de fenômenos naturais catastróficos.

 

Público alvo

Professores da rede básica.

 

Componente curricular

Para aulas de Geografia do 8º ano, essa trilha contempla a seguinte habilidade da BNCC:

EF08GE20 – “Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

 

Materiais utilizados

Google Trends. A pesquisa pode ser feita no computador ou smartphone.

 

Descrição da trilha

– Inicie a aula comentando o furação Dorian (Atlântico Norte) e ciclone Idai (Sudoeste da África). O Furacão Dorian chegou às Bahamas em setembro de 2019 e causou enormes prejuízos materiais, além de ter matado pelo menos 58 pessoas. O Ciclone Idai atingiu o sudeste africano em março de 2019 e deixou um rastro de destruição em Moçambique, Zimbábue e Malawi. Mais de 700 pessoas morreram e estima-se que quase 1,7 milhão de pessoas tenham sentido o efeito do ciclone.

– Ambos os fenômenos, Ciclone Idai e Furacão Dorian, foram catastróficos. Mas será que o interesse dos brasileiros foi o mesmo?

– Apresente aos alunos o Google Trends explicando suas funcionalidades.

– Digite o primeiro termo de pesquisa (ciclone Idai) e clique em pesquisar.

– Na próxima tela, selecione a opção “comparar” e insira o termo furacão Dorian.

*os termos podem ser digitados em letra minúscula

– Na opção “últimos 12 meses” personalize o período para o ano completo de 2019.

– Os resultados mostrarão que o furacão Dorian, apesar de ter matado muito menos, foi muito mais pesquisado. Se analisarmos os mapas do Brasil sobre os dois termos de pesquisa, perceberemos que há estados brasileiros que nunca pesquisaram o ciclone Idai.

– Por que o Furacão Dorian despertou mais interesse da população brasileira? Essa pergunta traz um espaço imenso para discussões a respeito das visões cristalizadas sobre a África. Percebe-se uma simplificação sobre o continente com relação aos aspectos naturais e sociais. Sua riqueza e diversidade é tão negligenciada que até catástrofes naturais são esquecidas

 

Contatos

Instagram

Site


Como referenciar este post: Google Trends como como ferramenta pedagógica para estudos comparativos. Metha Humanas. Publicado em: 9/7/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/google-trends-como-como-ferramenta-pedagogica-para-estudos-comparativos/).


Metha Humanas

A Equipe Metha é formada por professores da Educação Básica, coordenadores e supervisores pedagógicos. Todos da equipe concentram sua formação acadêmica e sua atuação profissional na área de metodologias ativas.

Deixe um comentário