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O que você vai ver neste post:

 

Habilidade e objetivo

Neste plano de aula, iremos trabalhar / desenvolver as seguintes habilidades, prevista no BNCC:

EF05MA14:Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

EF07GE10:Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

O objetivo da atividade é fazer com que nossos alunos compreendam como um gráfico de barras é montado.

EF07MA36:Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

 

Objetivo: Com o desenvolvimento destas aulas, pretendemos que nossos alunos desenvolvam uma noção sobre o que é o gráfico de barras, bem como que fazer leituras de outros gráficos.

 

Desenvolvimento das aulas

Aula 01: Conceituação, com reportagens que trazem Gráficos de barras e interpretação dos gráficos

Duas referências desta atividade para o uso em sala de aula:

  1. Tempo de tela – Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente
  2. SBP atualiza recomendações sobre saúde de crianças e adolescentes na era digital

Sugestão de atividade: Fazer a leitura dos textos, verificando se os alunos conseguem compreender os dados apresentados

 

Aula 02: Mão na massa com programas. Construindo gráficos de barras com Calc, do LibreOffice / Sheets ou Planilhas, do Google / Excel, da Microsoft

Utilizando um programa de planilhas, como citado acima, montar a seguinte tabela:

Apenas como exemplo, utilizarei o Google planilhas. No menu superior, clique em “Inserir” -> “Gráfico”.

 

Uma janela de opções será aberta no canto direito de sua tela. Em “Configurações”, selecione o tipo de gráfico que deseja utilizar, no nosso caso: Gráfico de colunas.

 

Agora, em “Intervalo de dados, selecione os dados desejados para serem utilizados na construção do gráfico.

Clique em “OK”. Como resultado, você verá:

 

Aproveite o momento para trabalhar alguns conceitos de Design, explore as configurações extras, como Título, legendas, para isso, na janela de configurações do gráfico, basta clicar em “Personalizar”, para ter acesso a muitas outras opções.

 

Aula 03:Mão na massa com Minecraft.Agora que seus alunos já entenderam como um gráfico de barras é construído, vamos utilizar o Minecraft para fixar melhor esse conceito.

A ideia é que seus alunos construam um par de eixos (x e y) e à partir destes eixos, criem as barras com os dados utilizados na aula 02.

 

Veja como fazer

 

E ai, o que achou desta proposta? Ela se encaixa no contexto da sua aula?

Se você pensou em alguma alternativa, deixe aqui nos comentários!

 


Como referenciar este post: Minecraft, Planilhas e Matemática: Desenvolvendo conceitos de gráfico de barras“. Rodrigo Rissetto Terra. Publicado em: 22/03/2022. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/minecraft-planilhas-e-matematica-desenvolvendo-conceitos-de-grafico-de-barras/.

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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