Você está visualizando atualmente Habilidade EI02EO04, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02EO04, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02eo04-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EO04

A habilidade EI02EO04 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) refere-se a uma das competências essenciais para a Educação Infantil. No contexto da BNCC, cada habilidade é cuidadosamente elaborada para promover o desenvolvimento holístico das crianças, levando em consideração suas necessidades, estágios de crescimento e aprendizado.

A habilidade EI02EO04 concentra-se na capacidade da criança de demonstrar autonomia, expressando suas necessidades, desejos, sentimentos e vontades. Isso inclui a habilidade de expressar seus próprios pensamentos e emoções de maneira adequada ao seu estágio de desenvolvimento, promovendo a construção de sua identidade e a compreensão de si mesma e do outro.

Desenvolver essa habilidade é fundamental para o crescimento saudável e a formação da personalidade da criança. Ao aprender a expressar seus sentimentos e desejos, a criança desenvolve habilidades sociais importantes, como a empatia e a compreensão dos diferentes pontos de vista. Além disso, essa competência também está associada ao fortalecimento da autoestima e da confiança, à medida que a criança se sente ouvida e compreendida em suas necessidades individuais.

Para alcançar essa habilidade, os educadores e pais desempenham um papel crucial. Eles podem criar um ambiente seguro e acolhedor que encoraje a criança a se expressar livremente, sem medo de julgamentos. Estimular conversas abertas, promover o diálogo e demonstrar empatia ao lidar com os sentimentos da criança são estratégias fundamentais para o desenvolvimento dessa competência.

Atividades que envolvem a arte, como desenho, pintura, música e dramatização, também são ferramentas valiosas para ajudar as crianças a expressar seus sentimentos de maneira não verbal. Além disso, brincadeiras que estimulam a imaginação e o jogo simbólico permitem que elas expressem suas emoções de forma lúdica e natural.

A habilidade EI02EO04 da BNCC é, portanto, um elemento essencial no processo de aprendizagem da Educação Infantil. Ao desenvolvê-la, as crianças aprendem a se comunicar efetivamente, a compreender melhor a si mesmas e aos outros, além de construir bases sólidas para relacionamentos saudáveis e para o seu próprio desenvolvimento emocional e social ao longo da vida.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para aplicar essa habilidade em sala de aula, é essencial criar um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças sintam-se à vontade para expressar suas emoções livremente. Uma atividade adequada para estimular a habilidade EI02EO04 seria a criação de um “Quadro das Emoções”.

Para começar, o educador pode introduzir o tema das emoções, discutindo diferentes sentimentos com as crianças, como alegria, tristeza, raiva, medo e amor. Pode-se usar imagens, histórias ou brincadeiras para exemplificar esses sentimentos, incentivando a identificação e compreensão das emoções.

Após essa introdução, a atividade prática pode ser a construção do Quadro das Emoções. O educador pode preparar um grande painel dividido em seções, cada uma representando uma emoção. Cada seção pode ter o nome da emoção e espaço para que as crianças expressem como se sentem em relação a ela.

Durante a atividade, as crianças podem ser incentivadas a desenhar, colar figuras ou escrever palavras que representem suas emoções em cada seção do quadro. O educador pode guiá-las com perguntas abertas, como “Como você se sente quando está muito feliz?” ou “O que te faz sentir medo?” Isso estimula a reflexão sobre as próprias emoções e ajuda na expressão dos sentimentos.

Ao final da atividade, é importante que o educador promova uma discussão em grupo sobre as emoções expressas no Quadro, incentivando as crianças a compartilhar suas experiências e a respeitar os sentimentos dos colegas. Esse momento é valioso para fortalecer a empatia e a compreensão das diferentes emoções entre os alunos.

Além disso, ao longo do tempo, o Quadro das Emoções pode ser utilizado como uma ferramenta para ajudar as crianças a identificar e gerenciar suas emoções. O educador pode propor atividades regulares de reflexão sobre as emoções presentes no quadro, incentivando a comunicação aberta e a busca por estratégias para lidar com diferentes sentimentos.

Assim, ao realizar atividades práticas como essa, que exploram as emoções das crianças de forma lúdica e interativa, é possível promover o desenvolvimento da habilidade EI02EO04 da BNCC, permitindo que as crianças expressem suas emoções, compreendam-nas e aprendam a lidar de maneira saudável com os diversos sentimentos que surgem no seu dia a dia.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário