Você está visualizando atualmente Habilidade EI02TS01, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02TS01, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02ts01-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02TS01

A habilidade EI02TS01 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil é uma das competências essenciais que direciona o desenvolvimento das crianças nessa fase crucial de suas vidas. A BNCC é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os alunos devem adquirir ao longo da educação básica no Brasil, incluindo a Educação Infantil.

A habilidade EI02TS01 está inserida na área de Conhecimento de Mundo e se refere à capacidade da criança de estabelecer relações afetivas e de cuidado com os outros, reconhecendo suas próprias emoções e as dos demais, além de desenvolver a consciência sobre as consequências de suas ações no ambiente.

Esta habilidade é de extrema importância, pois visa não apenas o desenvolvimento social e emocional, mas também a construção de valores fundamentais para a convivência em sociedade. Ela se baseia na ideia de que as relações interpessoais, o respeito mútuo e a compreensão das emoções são pilares essenciais no desenvolvimento integral da criança.

Dentro dessa habilidade, os aspectos fundamentais incluem a capacidade de expressar emoções, reconhecer e compreender sentimentos próprios e alheios, saber lidar com conflitos de maneira construtiva, praticar a empatia e a solidariedade, bem como compreender a importância do cuidado com o meio ambiente e as consequências de suas ações para o ambiente.

Os educadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento dessa habilidade, criando um ambiente propício para que as crianças explorem suas emoções, expressem seus sentimentos e compreendam a diversidade emocional presente em seu entorno. Estratégias como contação de histórias, jogos cooperativos, atividades artísticas e momentos de conversa são importantes para estimular o diálogo e a reflexão sobre as emoções e relações sociais.

Ao promover essa habilidade, os educadores não apenas ajudam as crianças a compreenderem melhor a si mesmas e aos outros, mas também contribuem para a formação de indivíduos mais empáticos, tolerantes e conscientes de seu papel na sociedade. Além disso, ao incentivar a reflexão sobre as consequências de suas ações no meio ambiente, também colaboram para a formação de cidadãos mais responsáveis e preocupados com a sustentabilidade.

Portanto, a habilidade EI02TS01 da BNCC na Educação Infantil não apenas visa o desenvolvimento emocional e social, mas também busca formar cidadãos mais éticos, capazes de conviver harmoniosamente em sociedade e de contribuir positivamente para o mundo ao seu redor. É um elemento crucial para a formação integral das crianças, proporcionando bases sólidas para seu crescimento pessoal e social.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Uma atividade prática e eficaz para explorar essa habilidade na sala de aula é a “Roda das Emoções”. Essa atividade pode ser realizada de maneira simples e envolvente, criando um ambiente propício para as crianças expressarem e compreenderem suas próprias emoções, bem como as emoções dos colegas.

Passos para a realização da atividade “Roda das Emoções”:

1. Criação do ambiente: Inicialmente, o professor pode criar um espaço acolhedor, onde as crianças se sintam à vontade para compartilhar suas emoções. Pode ser feito um círculo no chão ou em uma mesa, onde cada criança terá um espaço para participar.

2. Exploração das emoções: O professor pode iniciar a atividade falando sobre emoções básicas, como alegria, tristeza, raiva, medo e surpresa. Explicar cada uma delas e como são manifestadas pode ajudar as crianças a compreenderem melhor.

3. Utilização de recursos visuais: Pode-se utilizar recursos visuais, como cartões com expressões faciais representando diferentes emoções. Isso facilita a identificação das emoções, principalmente para as crianças mais novas ou com dificuldades em expressar verbalmente seus sentimentos.

4. Roda das Emoções: Cada criança terá a oportunidade de compartilhar como está se sentindo naquele momento. Pode ser por meio de uma frase, desenho ou até mesmo imitando a expressão facial relacionada à emoção que estão sentindo.

5. Compartilhamento e discussão: Após cada criança expressar sua emoção, o grupo pode discutir e refletir sobre como cada emoção pode ser percebida e como isso afeta o próprio indivíduo e os colegas ao redor. O professor pode mediar essa discussão, estimulando a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas.

6. Registro das emoções: Para finalizar, pode-se criar um registro das emoções compartilhadas pela turma, seja por meio de um mural, um diário de classe ou uma simples anotação em um papel. Isso permite acompanhar o desenvolvimento emocional das crianças ao longo do tempo.

Essa atividade não só trabalha a habilidade EI02TS01 da BNCC, mas também promove um ambiente inclusivo, empático e de respeito mútuo, onde as crianças se sentem confortáveis para expressar suas emoções e aprender a lidar com elas de maneira saudável.

Ao desenvolver essa atividade em sala de aula, os professores estão contribuindo significativamente para o crescimento emocional e social das crianças, fornecendo-lhes ferramentas valiosas para compreenderem e lidarem com suas próprias emoções e as dos outros, habilidades essenciais para toda a vida.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário