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Como referenciar este texto: Habilidade EI02TS02, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02ts02-na-bncc-para-educacao-infantil .


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Habilidade EI02TS02

A habilidade EI02TS02, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Educação Infantil, foca no desenvolvimento da criança em relação à interação com outras crianças e adultos em situações diversas, tanto nas brincadeiras quanto nas atividades cotidianas. Esta habilidade está inserida na área de Conviver, e propõe o estímulo e a promoção das interações sociais desde os primeiros anos de vida.

A BNCC, que estabelece as aprendizagens essenciais que todas as crianças devem desenvolver ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Brasil, reconhece a importância fundamental da interação social para o desenvolvimento integral das crianças. A habilidade EI02TS02 está alinhada com essa premissa, considerando que as interações sociais são um dos pilares para o crescimento saudável e o aprendizado nos primeiros anos de vida.

A habilidade EI02TS02 está associada a diversos aspectos do desenvolvimento infantil, como a construção da identidade e autonomia, a compreensão das diferenças individuais e o estabelecimento de relações saudáveis. Ela engloba tanto a interação entre pares (ou seja, com outras crianças) quanto a interação com adultos, sejam eles professores, familiares ou outros responsáveis.

Ao desenvolver a habilidade EI02TS02, as crianças aprendem a se comunicar, compartilhar ideias, expressar emoções, resolver conflitos e trabalhar em equipe. Essas interações são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, cooperação, respeito mútuo, paciência e compreensão.

É na interação com os outros que a criança começa a compreender normas sociais, limites, valores e a desenvolver a capacidade de conviver em grupo. Além disso, essas interações promovem a construção de vínculos afetivos, contribuindo para um sentimento de pertencimento e segurança emocional.

Os educadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento dessa habilidade, ao criar um ambiente propício para a interação social, estimulando o diálogo, propondo atividades colaborativas e mediando situações de conflito de forma positiva, promovendo o respeito e a compreensão mútua entre as crianças.

Para desenvolver a habilidade EI02TS02, é importante que as práticas pedagógicas estejam alinhadas com atividades lúdicas, jogos cooperativos, momentos de roda de conversa, brincadeiras dirigidas e oportunidades para que as crianças compartilhem experiências e construam relações interpessoais saudáveis.

Em resumo, a habilidade EI02TS02 da BNCC na Educação Infantil ressalta a importância das interações sociais para o desenvolvimento pleno das crianças, contribuindo para a formação de indivíduos autônomos, solidários e capazes de conviver de maneira harmoniosa em sociedade.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para implementar essa habilidade em uma atividade de sala de aula na Educação Infantil, é crucial criar um ambiente acolhedor e propício para a exploração e compreensão das emoções. Uma atividade prática e eficaz seria a criação de um “quadro das emoções” ou um “cantinho das emoções”, onde as crianças possam expressar e compreender diferentes sentimentos.

Primeiramente, é importante introduzir o conceito de emoções de forma lúdica e acessível às crianças. Pode-se iniciar com histórias, músicas ou jogos que abordem sentimentos básicos, como alegria, tristeza, raiva e medo. As histórias ilustradas ou vídeos animados podem ajudar as crianças a identificar expressões faciais e corporais associadas a cada emoção.

Em seguida, a atividade prática pode ser desenvolvida com a criação do quadro das emoções. Este quadro pode conter diferentes rostos ou figuras representando as emoções básicas. As crianças podem ser incentivadas a identificar e discutir situações que as fizeram sentir essas emoções e colar imagens ou desenhos correspondentes a elas no quadro.

Além disso, é essencial promover a empatia e o respeito pelos sentimentos dos outros. Isso pode ser feito através de atividades de encenação (brincadeiras de faz de conta) ou dramatizações em que as crianças representem diferentes emoções e situações. Durante essas atividades, os educadores podem orientar a reflexão sobre como agir diante das emoções dos colegas, ensinando a importância de ouvir, acolher e respeitar os sentimentos alheios.

A comunicação é outro elemento-chave para o desenvolvimento dessa habilidade. Proporcionar um espaço seguro onde as crianças se sintam à vontade para expressar seus sentimentos, seja através de desenhos, conversas em roda ou diálogos individuais, é fundamental para o fortalecimento dessa competência.

Além da atividade específica, é importante que os educadores estejam atentos às oportunidades do cotidiano para reforçar e ampliar o aprendizado sobre emoções. Isso pode incluir momentos de conflito entre as crianças, momentos de alegria compartilhada, ações solidárias, entre outros. Nessas situações, os educadores podem intervir para nomear as emoções envolvidas e incentivar a reflexão sobre como lidar com elas de maneira respeitosa e saudável.

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Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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