Você está visualizando atualmente Scratch e Matemática – Ponto Médio, Distância entre Pontos e Coeficiente Angular

O que você vai ver neste post:

 

 

Objetivo

O objetivo deste post é o de desenvolver uma programação em Scratch que recebe as coordenadas do ponto 1 (X1,Y1) , as coordenadas do ponto 2 (X2,Y2), desenha o segmento de reta limitado por esses dois pontos, bem como, calcula seu ponto médio e o coeficiente angular do segmento de reta.

 


Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Scratch, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Scratch“.


 

Montagem do cenário

Para montar o nosso cenário, precisaremos:

Ir ao canto direito inferior e clicar em “Choose a Backdrop“, clicando no ícone abaixo.

Com isso, você será levado para a tela de escolha de fundos de tela.

Role a tela até o final e você encontrará o fundo de tela chamado “Xy-grid-20px“.

Pronto, agora já definimos nosso fundo de tela.

Pessoalmente, eu acho que a cor dos eixos X e Y são apagadas, por isso passei sobre eles uma linha mais grossa de cor preta.

 

Programação

A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:

 

INÍCIO

Posicionar o Gato Scratch em (0,0), ou seja, no centro da tela,

Definir core e espessura da caneta que irá riscar o segmento de reta,

Perguntar e receber respostas sobre as coordenadas relativas ao ponto 1,

Levar o Gato Scratch até o ponto 1,

Perguntar e receber respostas sobre as coordenadas relativas ao ponto 2,

Levar o Gato Scratch até o ponto 2,

Calcular a coordenada do ponto médio (X médio, Y, médio),

O Gato Scratch deve dizer qual é a coordenada do ponto médio,

Levar o Gato Scratch até o ponto médio,

Calcular a distância entre os pontos 1 e 2,

Calcular o coeficiente angular do segmento de reta formado pelos pontos 1 e 2,

O Gato Scratch deve dizer qual é a distância entre os pontos 1 e 2,

O Gato Scratch deve dizer qual é coeficiente angular do segmento de reta formado pelos pontos 1 e 2,

FIM

 

Nessa programação iremos precisar de algumas equações, como por exemplo:

  • Cálculo das coordenadas do ponto médio entre dois pontos dados.

  • Distância entre dois pontos dados.

  • Coeficiente angular de um segmento de reta definido por dois pontos.

 

Com isto, nossa programação ficara assim:

Para FACILITAR A VISUALIZAÇÃO, eu separei a programação em partes – que não funcionam separadamente.

Parte I:

Parte II:

A Parte II deve ser encaixada logo no final da Parte I!

Uma vez juntas, todo o novo bloco deve ser colocado dentro de um bloco “When clicked” e “forever“.


Para baixar o código completo do “Geometria Analítica – MakerZine”, clique aqui.


 

Simulando no Scratch

Interaja com a simulação abaixo.

 

Dica: Aproveite esta estrutura mínima para implementar novas funcionalidades, como por exemplo, calcular a inclinação da reta (ângulo) à partir do coeficiente angular calculado, ou até mesmo traçar uma segunda reta e determinar suas posições relativas.

 

E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?

Deixe seus comentários, bora compartilhar!

 


Como referenciar este post: Scratch e Matemática – Ponto Médio, Distância entre Pontos e Coeficiente Angular. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 29/3/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/scratch-e-matematica-ponto-medio-distancia-entre-pontos-e-coeficiente-angular/).

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

Deixe um comentário