Você está visualizando atualmente Explorando a Química Orgânica através da Aprendizagem por Pares

Como referenciar este texto: Explorando a Química Orgânica através da Aprendizagem por Pares. Rodrigo Terra. Publicado em: 05/09/2023. Link da postagem: LINK DA POSTAGEM.


Conteúdos dessa postagem

Olá, queridos leitores do blog educacional! Hoje, estou empolgado em compartilhar uma emocionante abordagem de ensino que desenvolvi para a disciplina de Química Orgânica, direcionada à minha turma de 9º ano do Ensino Fundamental.

Já abordamos o conceito de Aprendizagem por Pares em uma postagem anterior intitulada “Peer Instruction (Aprendizagem por pares) + Roteiro para Aplicação” (você pode conferir essa postagem aqui: Link).

Agora, vamos explorar como essa metodologia pode ser aplicada de maneira eficaz em um contexto específico de Química Orgânica.

Por que Aprendizagem por Pares na Química Orgânica?

A Química Orgânica pode ser desafiadora para alunos do 9º ano, com suas complexas estruturas moleculares e nomenclaturas específicas. No entanto, a Aprendizagem por Pares é uma abordagem dinâmica e envolvente que permite aos alunos explorar conceitos complexos de maneira colaborativa. Ela estimula a participação ativa dos estudantes e promove o desenvolvimento de habilidades interpessoais, enquanto também aprofunda a compreensão dos tópicos abordados.

Passo 1: Preparação do Conteúdo

Antes de implementar a Aprendizagem por Pares, é essencial preparar o conteúdo de forma clara e concisa. Utilize recursos visuais, como gráficos, modelos moleculares e diagramas, para auxiliar na explicação dos conceitos-chave da Química Orgânica. Certifique-se de que os alunos tenham acesso aos materiais de apoio necessários.

Passo 2: Formação de Pares

Divida a turma em pares, de preferência com estudantes que tenham diferentes níveis de habilidade na matéria. Isso permite que os alunos mais proficientes ajudem seus colegas e solidifiquem seu próprio entendimento.

Passo 3: Apresentação do Desafio

Apresente um desafio ou problema relacionado à Química Orgânica para cada par. Certifique-se de que o desafio seja estimulante e relacionado ao conteúdo estudado. Incentive os alunos a discutir a questão entre eles e a propor soluções.

Passo 4: Discussão em Pares

Os alunos agora têm a oportunidade de discutir o problema em seus pares. Eles podem compartilhar suas ideias, debater diferentes abordagens e trabalhar juntos para encontrar uma solução.

Passo 5: Feedback e Discussão em Sala de Aula

Depois que os pares tenham tido tempo para discutir o desafio, traga a discussão de volta para a sala de aula. Inicie uma conversa em grupo, onde os alunos compartilham suas descobertas e soluções. Isso é fundamental para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender com os colegas e esclarecer quaisquer dúvidas.

Passo 6: Síntese e Avaliação

Ao final da aula, promova uma síntese dos principais pontos abordados. Peça aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com os tópicos anteriores. Pode ser útil atribuir uma tarefa relacionada ao tema para avaliar a compreensão individual dos alunos.

Minha opinião

Acredito que a Aprendizagem por Pares na Química Orgânica oferece uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino desse tópico desafiador. Ela promove o meu engajamento, a colaboração e uma compreensão mais profunda do assunto. Se você ainda não conferiu a postagem anterior sobre “Peer Instruction (Aprendizagem por pares) + Roteiro para Aplicação” que mencionei, recomendo que o faça para obter um roteiro detalhado sobre como implementar essa metodologia em sua sala de aula. Você pode encontrá-la aqui.

Acompanhem o MakerZine para mais dicas e estratégias de ensino empolgantes! Aprendizagem por Pares é apenas uma das muitas ferramentas valiosas que podem tornar o processo de ensino e aprendizagem mais envolvente e eficaz.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário