Você está visualizando atualmente Habilidade EI02ET05, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02ET05, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02et05-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02ET05

A habilidade EI02ET05 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil aborda um aspecto fundamental no desenvolvimento das crianças nessa fase: a expressão oral e a comunicação.

A BNCC propõe uma série de habilidades e competências para garantir um desenvolvimento pleno e integral das crianças, e a EI02ET05 está inserida no eixo de Conviver, Brincar, Participar, Explorar e Expressar. Essa habilidade específica, portanto, se concentra na capacidade das crianças de se expressarem oralmente, comunicando suas ideias, sentimentos, desejos e necessidades de forma cada vez mais efetiva.

Essa habilidade não apenas visa à capacidade comunicativa básica, mas também busca promover a construção da autonomia e da autoconfiança das crianças. Ao se expressarem, elas desenvolvem habilidades sociais importantes, como a capacidade de ouvir e compreender o outro, de se fazer entender e de interagir de maneira saudável em diferentes contextos sociais.

A comunicação oral é uma habilidade vital no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das relações interpessoais. Na Educação Infantil, é especialmente relevante, pois é nesse período que as crianças estão construindo sua linguagem oral, ampliando vocabulário, aprendendo a articular sons e a expressar ideias de maneira cada vez mais clara.

Os educadores desempenham um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento dessa habilidade. Eles devem criar ambientes estimulantes, ricos em oportunidades de interação e comunicação, onde as crianças sintam-se à vontade para expressar suas ideias, compartilhar histórias, participar de diálogos e vivenciar situações que promovam a comunicação oral.

Atividades como contação de histórias, rodas de conversa, dramatizações, brincadeiras que envolvam a comunicação verbal, jogos de imitação e representação de papéis são exemplos de estratégias que podem ser utilizadas para desenvolver essa habilidade. Além disso, o estímulo à escuta ativa, o encorajamento para que as crianças expressem seus pensamentos e a valorização de suas contribuições são práticas essenciais nesse processo.

É importante ressaltar que o desenvolvimento da habilidade EI02ET05 não se limita apenas à oralidade, mas também envolve a compreensão de diferentes formas de comunicação, como gestos, expressões faciais, linguagem corporal e outros elementos não-verbais que complementam a comunicação oral.

Em resumo, a habilidade EI02ET05 da BNCC na Educação Infantil visa não apenas desenvolver a capacidade de comunicação oral das crianças, mas também promover a construção de relações saudáveis, o desenvolvimento da autoconfiança, da autonomia e o fortalecimento das habilidades sociais, aspectos fundamentais para o seu desenvolvimento integral.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Uma atividade que pode explorar essa habilidade é a “Estação de Exploração de Materiais”. Para realizá-la, o professor pode organizar diferentes estações ou mesas com materiais variados, como papel, tecidos, sucata, objetos naturais (como folhas, galhos, pedras), tintas, giz, entre outros.

Durante a atividade, os alunos são convidados a explorar livremente esses materiais, manipulando, observando, tocando, cheirando e experimentando suas características. O educador pode fazer perguntas abertas para estimular a curiosidade das crianças, como: “O que você acha que podemos fazer com esse material?”, “Como ele se parece?”, “Como podemos usar isso de maneira diferente?”.

Além disso, o professor pode propor desafios ou brincadeiras específicas em cada estação, como criar uma obra de arte usando apenas materiais recicláveis, construir uma estrutura resistente com papelão ou elaborar um desenho coletivo com diferentes tipos de tintas.

Ao explorar os materiais, os alunos desenvolvem habilidades motoras, sensoriais, cognitivas e socioemocionais. Eles aprendem sobre texturas, cores, formas, desenvolvem a coordenação motora fina e ampliam sua capacidade de expressão e comunicação ao interagir com os colegas durante a atividade.

Durante essa experiência, o papel do professor é fundamental. Ele atua como mediador, observando as descobertas das crianças, fazendo questionamentos que instiguem o pensamento crítico e valorizando as criações e descobertas individuais de cada aluno. O educador também pode registrar esse processo, seja por meio de fotografias, anotações ou mesmo incentivando os alunos a descreverem suas experiências.

É importante ressaltar que a atividade deve ser adaptada de acordo com a faixa etária e as necessidades específicas dos alunos. Além disso, é essencial proporcionar um ambiente seguro e supervisionado para garantir que a exploração ocorra de forma tranquila e produtiva.

Ao utilizar a habilidade EI02ET05 da BNCC por meio de atividades como a “Estação de Exploração de Materiais”, os professores podem proporcionar experiências ricas e significativas que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando sua curiosidade, criatividade, autonomia e aprendizado ativo.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário