Você está visualizando atualmente Habilidade EI02ET03, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02ET03, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02et03-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02ET03

A habilidade EI02ET03 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil está relacionada ao campo de experiências denominado “”O eu, o outro e o nós””. Essa habilidade se concentra no desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças, incentivando-as a compreenderem a diversidade, a expressarem suas emoções, a se perceberem como indivíduos únicos e a interagirem de maneira respeitosa e colaborativa com os outros.

A habilidade EI02ET03 aborda, principalmente, a construção da identidade e a formação das relações interpessoais das crianças. Ela reconhece a importância de um ambiente educacional que promova o autoconhecimento e o respeito pelas diferenças, visando contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos desde a primeira infância.

Nesse sentido, a habilidade EI02ET03 da BNCC orienta os educadores a criarem oportunidades para que as crianças expressem seus sentimentos, compreendam suas próprias emoções e as dos outros, além de promover a interação social saudável.

Dentro dessa habilidade, são incentivadas práticas pedagógicas que estimulem a reflexão sobre as características individuais de cada criança, respeitando suas singularidades e incentivando o diálogo sobre as diferenças existentes no ambiente escolar e na sociedade.

Os professores têm o papel fundamental de proporcionar atividades que estimulem a autoestima, a valorização da própria identidade e o respeito pelas particularidades dos colegas. Isso pode ser feito por meio de brincadeiras, rodas de conversa, atividades artísticas e culturais que abordem a diversidade e a pluralidade de formas de ser e estar no mundo.

É importante ressaltar que a habilidade EI02ET03 da BNCC não se restringe apenas ao âmbito escolar, mas busca incentivar a construção de uma consciência social desde os primeiros anos de vida, preparando as crianças para uma convivência mais harmônica e inclusiva na sociedade.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para aplicar a habilidade EI02ET03 em uma atividade em sala de aula, é importante criar um ambiente propício à exploração e à experimentação. Aqui está um exemplo de atividade que pode ser realizada para estimular essa habilidade:

Atividade: “Explorando Materiais Diferentes”

Objetivo: Desenvolver a habilidade de explorar materiais variados com diferentes finalidades.

Idade: 3 a 5 anos

Materiais necessários:

  • Diversos materiais disponíveis na sala de aula, como papel, cartolina, lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, tecidos variados, garrafas plásticas vazias, tampas de potes, rolos de papel higiênico, entre outros itens seguros e adequados à faixa etária.

Passo a passo:

  1. Apresentação dos materiais: Comece mostrando aos alunos a variedade de materiais disponíveis para a atividade. Explique que eles terão a oportunidade de explorar, criar e experimentar com esses materiais.

  2. Exploração livre: Permita que as crianças explorem livremente os materiais. Não imponha regras rígidas; deixe que descubram por si mesmas como podem utilizar cada item. Este é um momento crucial para incentivar a curiosidade, a descoberta e a criatividade.

  3. Estímulo à criatividade: Enquanto as crianças estão experimentando, faça perguntas abertas para incentivar a reflexão e a expressão, como “O que você está criando?” ou “Como você decidiu usar esse material?”.

  4. Registro das experiências: Após um período de exploração, convide as crianças a compartilhar suas descobertas com o restante da turma. Isso pode ser feito por meio de desenhos, histórias ou simplesmente mostrando o que criaram.

  5. Discussão e reflexão: Realize uma conversa em grupo para discutir as diferentes maneiras como os materiais foram utilizados. Incentive-os a expressar suas ideias, a falar sobre o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade.

  6. Exposição dos trabalhos: Exponha os trabalhos criados pelas crianças no ambiente da sala de aula ou em um mural, para que todos possam apreciar e celebrar a criatividade e as descobertas uns dos outros.

Esta atividade proporciona um ambiente de aprendizado prático e estimula não apenas a habilidade de explorar materiais, mas também o desenvolvimento da imaginação, da motricidade fina, da concentração e da capacidade de expressão das crianças.

Ao utilizar a habilidade EI02ET03 da BNCC dessa maneira, os educadores ajudam a construir uma base sólida para o desenvolvimento das crianças, permitindo que elas descubram, experimentem e se expressem livremente, contribuindo para um aprendizado significativo e prazeroso.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário