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O que você vai ver neste post:

 

Objetivo

Desenvolver um jogo com a mesma estrutura básica do conhecido jogo Pacman.

O Pacman foi desenvolvido por Tōru Iwatani, funcionário da Namco e lançado em 22 de maio de 1980.

Ele consistem em andar por um labirinto, comendo o máximo de pastilhas e frutas (fornecem pontos), sem tocar nos fantasmas.

 

Desenvolvimento do jogo

Para desenvolvermos esse jogo, levaremos em consideração as seguintes regras:

  • Aumentar a pontuação quando o Pacman comer as frutas,
  • Reduzir a pontuação quando o Pacman colidir com os fantasmas,
  • A boca do Pacman deve permanecer abrindo e fechando durante todo o tempo

 

Com isso, nossa programação seguirá a seguinte lógica:

INÍCIO

  • Definir o Sprite do Pacman,
  • Definir os Sprites dos Fantasmas,
  • Definir os Sprite das Frutas,
  • Definir o mapa,
  • Ao iniciar o jogo o Pacman deve ter a barra de status de vida completa (100 pontos),
  • Ao encostar em um fantasma, perde-se 5 pontos,
  • Ao perder todos os 100 pontos de vida, o jogo se encerra com derrota,
  • Ao encostar em uma fruta, ganha-se 20 pontos e depois a fruta deve sumir,
  • Ao comer as 3 frutas o jogo se encerra com vitória,
  • Cada interação deverá apresentar um som diferente.

FIM

 

Definindo o Sprite do Pacman, com animação:

O Sprite do Pacman fiz diretamente pelo editor, da seguinte forma:

 

Definindo o Sprite dos Fantasmas:

Os sprites dos fantasmas fiz diretamente pelo editor de Sprites, apenas mudando a cor de cada um dos fantasmas, como segue:

 

Definindo os Sprites das Frutas:

Escolhi cada uma das frutas diretamente na galeria de sprites do próprio MakeCode Arcade:

 

Definindo o mapa:

Para editar o mapa, basta clicar sobre a imagem que aparece logo após o “to”:

 

Definindo a barra de status de vida:

E o resultado pode ser visto sobre o nosso personagem principal, Pacman:

Definindo as interações (com som) do Pacman com os Fantasmas:

Definindo o fim do jogo (com som), quando a vida do Pacman (100 pontos acaba):

Definindo as interações com as frutas (com som):

Definindo o fim do jogo (com som), como vitória (ao comer 3 frutas):

Esses blocos de código são os fundamentais para o funcionamento do jogo, caso você queira implementar outras soluções, sinta-se à vontade para criar!

 

Veja o passo a passo:

 

Resultado e simulação

 

Veja como ficou o jogo, basta interagir com a simulação abaixo:

 

 

Doodle do Pacman

Esse Doodle foi lançado para comemorar o 30º aniversário do lançamento do jogo. Para acessar e jogar o Pacman do Google, basta clicar aqui.

 

E ai, esse jogo entraria no seu contexto de aula? Comente aqui!


Como referenciar este post: Jogo do PacMan com MakeCode Arcade. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 22/11/2021. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/jogo-do-pacman-com-makecode-arcade/.

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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