Você está visualizando atualmente Plano de aula: Telefone sem fio (D.I.Y.) com Micro:bit


O que você vai ver neste post:

 

 

História do Telefone (sem fio)

No dia 03 de junho de 1900, Roberto Landell de Moura (Padre brasileiro) realizou uma demonstração pública do resultado dos seus estudos, um telefone sem fio.

Roberto Landell de Moura – 1920

Portanto, meus queridos, o telefone sem fio é um invenção brasileira!! Aprendi essa fazendo a pesquisa para este post!

 


O telefone sem fio foi inventado pelo brasileiro Roberto Landell de Moura em 1900, patenteado no Brasil em 1901 e nos EUA 1904


 

Landell, com seu aparelho, transformava as intensidades das vibrações mecânicas do som em intensidades de vibrações de luz, que poderiam ser transmitidas até um receptor e decodificadas. O receptor era uma antena em formato parabólico, que continha no ponto focal da antena o receptor propriamente dito.

Memorial Descritivo para “Aparelho destinado à transmissão phonética à distância, com fio, sem fio, através do espaço, da terra e do elemento aquoso – Patente Brasileira n.3279 de 09 de Março de 1901.

Desenho de aparelho de comunicação apresentado ao departamento de patentes brasileiro. Patente N.3279 de 9 de Março de 1901.

Patente do “Wireless Telephone” – Telefone Sem Fio, obtida no Departamento de Patentes nos Estados Unidos, em 22 de Novembro de 1904.

Apenas para finalizar, Landell é considerado um dos precursores da tecnologia conhecida como “Fibra óptica”! Uau, quantas novidades em uma única pesquisa.

 

Plano de aulas

A proposta de aulas se estende por 5 aulas de 50 min, evidentemente que pode ser adaptada ao contexto em que cada professor atua.

  • Aula 01 – Bate papo inicial, formação dos grupos e início das pesquisas.
  • Aula 02 – Apresentação do problema, planejamento, montagem dos protótipos, testes e apresentação.
  • Aula 03 – Programação, montagem e teste do protótipo com o Micro:bit.
  • Aula 04 – Complementação conceitual e pesquisa sobre o uso e as limitações do protótipo com o Micro:bit.
  • Aula 05 – Apresentação dos projetos desenvolvidos e reflexão sobre possíveis melhorias no projeto.

 

Objetivos

  • Trabalhar a habilidade EM13CNT103 – “Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, na indústria e na geração de energia elétrica.” – Competência 01 de Ciências da Natureza.

Materiais necessários

  • Placa de prototipagem Micro:bit (pelo menos duas placas),
  • Computadores conectados à internet,
  • Acesso ao site MakeCode, clique aqui.

 

Aula 01

  • 15 minutos – Como o som e a luz se propagam? – Ondas mecânica x eletromagnética: A ideia é fazer um bate papo rápido com os alunos e coletar o que eles trazem de conhecimento (científico ou popular) sobre ondulatória. Não é o momento para expor conteúdo, deixe que falem, apenas estimule a conversa com perguntas. Não há necessidade de se aprofundar nos conceitos neste momento.
  • 5 minutos – Formação dos grupos – Acredito que até 4 pessoas por grupo é suficiente para que todos trabalhem bem: Os alunos poderão se dividir por afinidade, ou por critérios definidos pelo próprio professor.
  • 20 minutos – Pesquisar usos cotidianos das ondas em nossas vidas: Os alunos precisarão encontrar 4 exemplos de aplicações de ondas em seu cotidiano, sendo 2 de ondas Mecânicas e 2 de ondas eletromagnéticas.
  • 5 minutos – Apresentação rápida dos resultados: Cada grupo pode falar para a sala sobre suas pesquisas. Aqui a ideia é trocarem os resultados das suas pesquisas.

 

Aula 02

  • 5 minutos – Retomada do encontro anterior (Aula 01): Relembre com os alunos, em uma conversa, o que foi trabalhado no encontro anterior. Aproveite para já apresentar a proposta do Telefone de lata.
  • 40 minutos – Atividade Maker: Retome os grupos do encontro anterior e apresente a atividade Telefone de Lata. Peça para que montem seus próprios telefones de lata. Diga aos alunos que sejam criativos em seus projetos, tenho certeza de que os resultados podem surpreender você!
  • 5 minutos – Apresentação rápida dos resultados: Cada grupo pode falar para a sala sobre suas práticas, bem como justificativas para as escolhas feitas.

 

Aula 03

  • 5 minutos – Retomada do encontro anterior (Aula 02): Relembre com os alunos, em uma conversa, o que foi trabalhado no encontro anterior.
  • 40 minutos – Atividade prática: Agora que os protótipos já estão prontos, peça para que calculem a velocidade da onda que é transmitida no fio de seus telefones de lata. Para isso deverão medir o comprimento do barbante e medir o tempo que demora para uma onda chegar de uma extremidade a outra. Aqui a dificuldade pode acontecer por causa do tempo curto a ser medido, para isso, peça para que aumentem o comprimento do barbante utilizado. OPCIONAL: Caso tenha interesse, após o cálculo da velocidade da onda, coloque em um dos lados do telefone de lata um celular com o aplicativo gerador de frequências, escolha uma frequência específica e peça para que calculem o comprimento de onda desta frequência. Eles poderão tentar medir novamente o tempo. Utilize V = λ . f (Equeação fundamental da ondulatória).
  • 5 minutos – Apresentação rápida dos resultados: Cada grupo apresenta as conclusões e melhorias que realizaram em seus protótipos.

 

Aula 04

  • 15 minutos – Apresentação da plataforma “MakeCode“, da Microsoft. Clique aqui para acessar a plataforma. Mostre algumas funções principais e como usar a plataforma. Deixo aqui como sugestão, a leitura do post: “Primeiros passos com o Micro:Bit“, que escrevi aqui no MakerZine.
  • 35 minutos – Desenvolvendo o projeto: Peça para que os alunos desenvolvam um projeto de comunicação entre placas, utilizando seus Micro:Bits – Não se preocupe, eles poderão utilizar como referência o projeto “Mood-radio“, clique aqui para acessar o projeto. Acompanhe de perto o trabalho dos alunos, pois é comum aparecerem dúvidas de lógica na programação. Lembre-se de mostrar aos alunos como subir suas programações para as placas, isso dará liberdade para que programem e testes seus trabalhos de forma autônoma.

 


Se quiser conhecer mais sobre o Micro:Bit, leia: “Primeiros passos com o Micro:Bit


 

Aula 05

  • 5 minutos – Retomada do encontro anterior (Aula 04): Relembre com os alunos, em uma conversa, o que foi trabalhado no encontro anterior.
  • 35 minutos – Peça para que retomem seus projetos, avaliem as possibilidades de melhorias, como por exemplo: enviar mensagens escritas e tentem melhorar um pouco mais seus protótipos.
  • 10 minutos – Fechamento do projeto: Apresente os alunos sobre todos os conceitos trabalhados, pergunte a eles como foi desenvolver uma solução sobre algo que eles não tinham experiência, mostre que a capacidade de aprender e de desenvolver ideias novas só depende deles.

 

Mensagem com Micro:Bit

Para encaminhar uma mensagem entre duas, ou mais, placas de Micro:Bits, vamos seguir a seguinte lógica de programação:

INÍCIO

Ao clicar no botão A,

  • O Micro:bit emissor deverá mostrar um ícone de coração,
  • Enviar via rádio o número 01,
  • Mostrar o ícone de enviado (Check).

Ao clicar no botão B,

  • O Micro:bit emissor deverá mostrar um ícone de rosto feliz,
  • Enviar via rádio o número 02,
  • Mostrar o ícone de enviado (Check).

Ao clicar nos botão A+B (ambos os botões ao mesmo tempo),

  • O Micro:bit emissor deverá mostrar um ícone de rosto triste,
  • Enviar via rádio o número 03,
  • Mostrar o ícone de enviado (Check).

O Micro:bit receptor deverá anunciar o recebimento da mensagem, exibindo “Receb”:

  • Se recebeu o número 01, exibir um ícone de coração;
  • Se recebeu o número 02, exibir um ícone de rosto feliz;
  • Se recebeu o número 03, exibir um ícone de rosto triste;

FIM

 

Portanto, nossa programação, será:

 

Interaja com o projeto finalizado

 

Veja como ficou o projeto

 


Baixe a programação do Telefone sem fio: “Programação Telefone sem fio


 

Possibilidades de integração de conteúdo

  • Física – Ondulatória – Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas
  • Física – Eletromagnetismo – Solenoides
  • Química – Período da grande pesquisa sobre radioatividade
  • Biologia – Efeitos da radiação sobre o corpo

 

Na mesma época que…

Década de 1890:

  • Primeiras comprovações científicas que combustíveis fósseis poderiam provocar o aquecimento global – Svante Arrhenius e Thomas Crowder Chamberian;
  • Início da indústria automobilística;
  • Início do período da Modernidade, conhecido como Belle Époque.

Década de 1900:

  • Primeiros saltos tecnológicos nos transportes (automóvel e avião);

 

Referências

Foto de Landell – https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura#/media/Ficheiro:Padre_Roberto_Landell_de_Moura.jpg

Foto da patente do telefone sem fio de Landell (Brasil) – https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Patbra_primfolha_mem_desc.JPG

Foto da patente do telefone sem fio de Landell (EUA) – https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Patente_Telefone_Sem_Fio.jpg

 


Como referenciar este post: Plano de aula: Telefone sem fio (D.I.Y.) com Micro:bit. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 24/5/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/plano-de-aula-com-telefone-sem-fio-diy-com-microbit/).

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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