Você está visualizando atualmente O que é Microlearning? + Exemplo

O que você vai ver neste post:

 

O que é Microlearning?

Vivemos um período em que nosso tempo é um dos recursos mais preciosos que possuímos. Nas relações trabalhistas, por exemplo, trocamos o nosso tempo de trabalho, e conhecimento adquirido, por dinheiro. Nas relações sociais, disponibilizamos tempo para ser investidos com nossos conhecidos.

Em outras palavras, estamos sempre cedendo ou vendendo o nosso tempo. Neste contexto, a forma de aprender também se modificou, e é ai que entra o Microlearning. Ele consiste em uma forma de ensino que oferece pequenas “doses” de conhecimento. É uma forma de ensino de curta duração e de fácil compreensão. Portanto, não só o tempo do professor, mas a linguagem utilizada também deve ser adequada a este novo cenário. Uma vez que as doses são curtas, o aprofundamento no assunto abordado levará muitas doses.

Este formato de conteúdo é muito indicado para abordagens iniciais, ou que não há necessidade de se aprofundar no assunto abordado. Também poderá servir de acompanhamento para outras formas didáticas de se trabalhar.

Por exemplo: O conteúdo é abordado em uma aula presencial e no momento em que o aluno chega em casa, pode receber um infográfico sobre o que foi trabalhado na aula presencial, tudo bem resumido.

 

Por que pensar em Microlearning?

Como dito anteriormente, nosso tempo é cada vez mais escasso, e o pouco que sobra acabamos por ocupá-lo com diversas outras atividades, desde sociais, até profissionais, passando inclusive por educacionais. Além disso, quem consegue ler tudo o que realmente gostaria de ler atualmente?

Entender essas questões apresentadas é entender que todas as pessoas que estão a nossa volta também levam uma vida atribulada como a nossa, inclusive nossos alunos. Não é ponto forte para a nossa discussão dizer como cada pessoa ocupa seu tempo, mas sim, perceber que cada um está com sua agenda cheia. Se é ocupado com vídeo game, bolsa de valores, trabalho, leitura, visitas, etc, tanto faz. A questão é que todos estão cada vez mais ocupados.

Exatamente por isso, pensar em conteúdos fragmentados em pequenas doses fará com que seus alunos recebam as informações necessárias para trabalharem tal conceito.

Sem falar que o nosso tempo médio de atenção caiu muito nas últimas décadas.

Só para citar como exemplo, a Microsoft realizou no Canadá um estudo sobre o quanto as novas tecnologias impactavam no tempo de atenção dos voluntários sobre materiais publicitários em diversos formatos. Apenas para resumir a história toda, o resultado é que o tempo médio de atenção para este tipo de conteúdo foi de 8 segundos. Em 2000, era de 12 segundos.

 

Vantagens

Para quem produz o conteúdo:

  • Facilidade de produção – É muito mais simples produzir vídeos em formato de Microlearning, do que videoaulas completas e longas. Tanto para você, quanto para quem irá editar (que em muitos caso é você, também) e até mesmo para o seu equipamento – utilizando menos memória dele.
  • Economia de recursos – Seu computador agradece, e seu bolso, também, afinal de contas, você não precisará comprar equipamentos caros. Seu celular, fone com microfone já são excelentes ferramentas de trabalho.
  • Facilidade de compartilhamento – Vídeos curtos demandam menos recursos de dados para serem armazenados e compartilhados pelos mais diferentes meios, WhatsApp, Telegram, Instagram e outras redes sociais.
  • Facilidade de atualizar o conteúdo – Como todo o conteúdo está segmentado, fica mais fácil de manter o controle e a atualização dele. Mesmo que você tenha que produzir mais vídeos, o importante é que você está criando volume para internet e isso é um recurso muito precioso para as redes sociais.

Para quem consome seu conteúdo:

  • Facilidade de compreensão – Como a abordagem é feita em linguagem simples você irá atingir não somente seus alunos, mas um público de pessoas que se interessam pelo assunto que você está abordando.
  • Facilidade de compartilhamento – Uma vez que seu público curtir seu trabalho terão o maior prazer em compartilhar seu conteúdo. Vídeos curtos permitem que seus alunos os compartilhem mais facilmente, gerando engajamento e reconhecimento para você!
  • Mobilidade – Facilidade para acessar seu conteúdo de qualquer plataforma ou dispositivo.
  • Múltiplos formatos.

 

Múltiplos formatos

Não sei vocês, mas a primeira vez que tive contato com Microlearning pensei que estivesse TOTALMENTE relacionado com vídeos, porém, depois de um tempo pude notar que não estão relacionados SOMENTE com vídeos…

Você pode desenvolver Podcasts, mapas mentais, animações, infográficos, simulações, jogos, vídeos e quaisquer outros formatos que imaginar, desde que siga as orientações iniciais deste post.

 


Se quiser um local para deixar ordenado seu conteúdo, deixo aqui duas recomendações:


 

Exemplo de Microlearning

O Duvidando é um canal aberto e gratuito, que trabalha com conteúdos voltados tanto para alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental, quanto para alunos do Ensino Médio. Todos os vídeos contam com janela de LIBRAS.

Além desses pontos apresentados, os vídeos do canal (+300 vídeos) estão em formato de Microlearning (tempo máximo de cada vídeo: 2 minutos) e podem ser utilizados por professores para compor seu material didático.

Confira aqui a playlist completa:

 

Saiba mais…

Tecmundo – “Hoje, o tempo de atenção de um humano é menor que o de um peixinho-dourado” – acesse a reportagem clicando aqui.

Duvidando – Conteúdo em formato Microlearning, gratuito e com acessibilidade em LIBRAS – acesse o canal clicando aqui.

 

Crédito pela imagem em destaque: freepik
 


Como referenciar este post: O que é Microlearning? + exemplo. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 14/8/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/o-que-e-microlearning-exemplo/).


Prô Terra

Com mais de 20 anos de experiência como Professor de Física e Cultura Maker, minha dedicação se estendeu à pesquisa em Ciências Educacionais, com ênfase em Tecnologia Educacional e Consultoria Pedagógica. Ao longo dos anos, desenvolvi trabalhos de consultoria para empresas do setor educacional, direcionando meus estudos para a aplicação de dados e programação na gestão pedagógica e letramento digital. Também desempenhei papéis como Coordenador Pedagógico, Líder Acadêmico e Conteudista, acompanhando o desenvolvimento de conteúdos didáticos em diversas áreas, desde Física, Matemática e Projetos até Data Analytics, Metodologias Ágeis, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Como eterno curioso, busco constantemente expandir meus conhecimentos. Sou apaixonado por café e por boas conversas. Acredito firmemente que uma formação multidisciplinar é essencial para criar oportunidades de se pensar em diferentes aspectos e pontos de vista, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas mais conscientes e preparadas para enfrentar os desafios da vida.

Deixe um comentário