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Como referenciar este texto: Habilidade EI02EF03, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02ef03-na-bncc-para-educacao-infantil .

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Habilidade EI02EF03

A habilidade EI02EF03, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Educação Infantil, está relacionada ao desenvolvimento da criança no que diz respeito à expressão oral, escuta, pensamento e imaginação. Essa habilidade tem como objetivo central estimular a comunicação verbal e não verbal, incentivando a expressão das ideias, a compreensão de diferentes pontos de vista e o enriquecimento do repertório linguístico e cultural das crianças.

Esta habilidade está inserida no campo da oralidade e da expressão, sendo fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos nessa faixa etária. Através dela, busca-se promover o desenvolvimento da linguagem oral, bem como o aprimoramento das habilidades de escuta ativa, permitindo que as crianças expressem seus pensamentos, desejos e sentimentos de forma cada vez mais clara e articulada.

No contexto da EI02EF03, as práticas pedagógicas visam criar ambientes propícios para o diálogo e para a troca de experiências entre as crianças, considerando suas vivências, culturas e formas individuais de expressão. Os educadores são incentivados a criar situações desafiadoras que estimulem a verbalização, a comunicação não verbal e a ampliação do vocabulário das crianças, proporcionando oportunidades para que elas se expressem livremente e sejam ouvidas pelos colegas e pelo professor.

Dentro desse cenário, atividades lúdicas, rodas de conversa, brincadeiras, contação de histórias, dramatizações e jogos são estratégias pedagógicas eficazes para promover o desenvolvimento dessa habilidade. Tais práticas não apenas incentivam a comunicação, mas também favorecem o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e do pensamento crítico das crianças, ampliando suas habilidades comunicativas e cognitivas.

É importante ressaltar que o papel do educador é fundamental para o desenvolvimento dessa habilidade, pois cabe a ele criar um ambiente acolhedor, estimulante e respeitoso, onde as crianças se sintam seguras para expressar suas ideias, compartilhar suas experiências e construir conhecimento de forma colaborativa.

Dessa forma, a habilidade EI02EF03 da BNCC na Educação Infantil se apresenta como um elemento essencial para o crescimento integral das crianças, contribuindo não apenas para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, mas também para a construção da identidade, autonomia e socialização dos pequenos nessa fase tão crucial de suas vidas.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Ao planejar uma atividade em sala de aula que explore a habilidade EI02EF03, é crucial considerar a natureza lúdica, espontânea e criativa das crianças nesse estágio de desenvolvimento. As atividades devem ser estruturadas de maneira a oferecer oportunidades para que elas participem de jogos simbólicos e façam de conta, permitindo-lhes explorar diferentes papéis, contextos e narrativas.

Um exemplo prático para trabalhar essa habilidade em sala de aula seria criar um espaço ou cenário temático, como uma cozinha, um supermercado, um hospital ou uma estação espacial. Esse ambiente simulado proporcionaria às crianças a oportunidade de desempenhar diferentes papéis, seja como chefs, clientes, médicos ou astronautas. O educador pode fornecer materiais diversos e adequados para o cenário escolhido, como utensílios de cozinha, alimentos de brinquedo, jalecos médicos, capacetes espaciais, entre outros.

Durante a atividade, é importante que o educador atue como mediador, estimulando a interação entre as crianças, fornecendo apoio quando necessário e incentivando a exploração criativa. O respeito às diferenças individuais deve ser reforçado, destacando a importância de aceitar e valorizar os diferentes papéis desempenhados por cada criança, independentemente de gênero, habilidades ou preferências.

Além disso, é essencial que o educador estimule a linguagem verbal e não verbal durante a brincadeira, incentivando a comunicação entre as crianças, o desenvolvimento da narrativa e a construção conjunta de histórias. Isso pode ser feito por meio de perguntas abertas, encorajando a expressão de ideias, a resolução de conflitos e o compartilhamento de experiências.

Ao final da atividade, é valioso promover uma reflexão coletiva sobre a experiência vivenciada, incentivando as crianças a compartilharem o que aprenderam, as emoções sentidas e as descobertas feitas durante a brincadeira.

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Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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