Você está visualizando atualmente Habilidade EI02EO03, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02EO03, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02eo03-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EO03

A habilidade EI02EO03 está inserida na área de “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações” e possui o objetivo de estimular a criança a perceber e explorar o mundo ao seu redor, compreendendo noções de espaço, tempo, quantidade, relações e transformações presentes em suas vivências cotidianas.

Nesse contexto, a criança é convidada a interagir com o ambiente de forma ativa e investigativa, construindo conhecimentos sobre o espaço físico, as relações temporais, as quantidades, as relações entre objetos e as mudanças que ocorrem ao seu redor. Essa habilidade visa desenvolver a capacidade de observação, experimentação e compreensão dos fenômenos que a cercam.

No que diz respeito à percepção do espaço, a criança é encorajada a explorar e compreender as noções de dentro/fora, em cima/embaixo, perto/longe, entre outras relações espaciais presentes em seu cotidiano. Ela é incentivada a utilizar materiais diversos, brincadeiras e atividades lúdicas que favoreçam a compreensão e a exploração do espaço, como montagem de quebra-cabeças, construção com blocos, jogos de encaixe, entre outros recursos pedagógicos.

No que tange à percepção do tempo, a criança é convidada a reconhecer sequências temporais, como ontem, hoje e amanhã, compreendendo a noção de passado, presente e futuro, bem como identificar a sucessão de eventos em histórias simples ou em atividades do dia a dia.

A compreensão das quantidades envolve experiências que proporcionem à criança a identificação e a comparação de diferentes quantidades, seja através de atividades de contagem, classificação, ordenação, agrupamento ou utilização de material concreto para manipulação.

Além disso, a habilidade EI02EO03 também se concentra na compreensão das relações e transformações, incentivando a criança a perceber as mudanças e transformações no ambiente ao seu redor, explorando conceitos de causa e efeito, transformação de materiais e ações que geram alterações no meio.

É fundamental que os educadores e cuidadores promovam um ambiente propício e desafiador, oferecendo oportunidades para que as crianças explorem, questionem, experimentem e construam conhecimentos a partir de suas vivências. Através de brincadeiras, jogos, atividades sensoriais e desafios adequados à faixa etária, a criança desenvolve habilidades essenciais que irão contribuir significativamente para seu desenvolvimento integral.

Assim, a habilidade EI02EO03 da BNCC representa um convite à descoberta e à compreensão do mundo ao redor da criança, promovendo um aprendizado significativo e estimulante durante a Educação Infantil.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para explorar essa habilidade em uma atividade em sala de aula, é necessário criar um ambiente propício que incentive a expressão oral das crianças de forma lúdica e estimulante. Aqui estão algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas:

  1. Rodas de conversa temáticas: Promova rodas de conversa sobre temas interessantes para as crianças, como animais, natureza, família, amizade, entre outros. Incentive-as a compartilhar suas experiências, histórias ou opiniões relacionadas ao tema. Isso permite que elas pratiquem a expressão oral em um ambiente acolhedor e colaborativo.

  2. Contação de histórias: Utilize livros ou histórias ilustradas que despertem o interesse das crianças. Após a leitura, promova um momento de discussão em que elas possam expressar o que entenderam, fazer perguntas e até mesmo criar finais alternativos para a história, estimulando assim a criatividade e a expressão oral.

  3. Dramatização: Proponha atividades de dramatização em que as crianças possam representar personagens, situações do cotidiano ou histórias conhecidas. Isso permite que elas utilizem a linguagem oral de forma mais dinâmica, expressando-se por meio de diálogos e ações, estimulando também a imaginação e a socialização.

  4. Jogos de perguntas e respostas: Crie jogos de perguntas e respostas adequados à faixa etária das crianças. Isso pode incluir jogos de adivinhação, charadas ou quiz com perguntas sobre temas que elas estejam estudando. Essa atividade estimula a capacidade de raciocínio rápido e a expressão oral para responder às questões.

  5. Entrevistas imaginárias: Proponha uma atividade em que as crianças possam se colocar no lugar de personagens fictícios ou reais e conceder entrevistas imaginárias. Elas podem desenvolver perguntas e respostas para explorar características, histórias ou experiências desses personagens, exercitando assim a expressão oral de maneira criativa.

Independentemente da atividade escolhida, é crucial que o professor crie um ambiente de respeito e valorização das contribuições de cada criança. Isso promove a autoconfiança e a vontade de se expressar oralmente. Além disso, é importante fornecer feedback construtivo, incentivando a melhoria contínua e positiva na expressão oral das crianças.

Ao explorar a habilidade EI02EO03 da BNCC por meio dessas atividades, os educadores ajudam as crianças a desenvolverem habilidades comunicativas essenciais, que não apenas contribuem para seu desenvolvimento linguístico, mas também para sua interação social e formação como cidadãos participativos e ativos na sociedade.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário