Você está visualizando atualmente Habilidade EI02CG01, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02CG01, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02cg01-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02CG01

A habilidade EI02CG01 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na área da Educação Infantil está relacionada ao campo de experiência intitulado “”O eu, o outro e o nós””. Essa habilidade se concentra no desenvolvimento da criança em compreender e respeitar as diferenças individuais, assim como reconhecer e lidar com as emoções próprias e alheias, promovendo relações saudáveis e construtivas.

Essa habilidade visa ao desenvolvimento integral da criança, não apenas em aspectos cognitivos, mas também socioemocionais, considerando sua interação com o mundo ao seu redor e com outras pessoas.

No âmbito da EI02CG01, as crianças são incentivadas a reconhecer e expressar suas próprias emoções, aprendendo a identificar e nomear sentimentos como alegria, tristeza, raiva, medo, entre outros. Além disso, elas são encorajadas a compreender as emoções dos outros, desenvolvendo empatia e capacidade de se colocar no lugar do outro.

A BNCC destaca a importância de promover atividades que permitam às crianças explorar e expressar suas emoções de forma saudável. Isso pode incluir jogos, histórias, brincadeiras e atividades artísticas que ajudem a criança a identificar e lidar com suas emoções, criando um ambiente acolhedor e seguro para que elas se expressem livremente.

Os educadores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dessa habilidade, pois são responsáveis por criar um ambiente propício para que as crianças se sintam à vontade para falar sobre seus sentimentos e compreender as emoções dos outros. Eles podem utilizar estratégias como o diálogo, a escuta ativa, o incentivo à resolução pacífica de conflitos e a promoção da cooperação entre os pequenos.

Ao desenvolver a habilidade EI02CG01, a criança adquire autonomia emocional, aprendendo a regular suas emoções e a lidar de maneira construtiva com os desafios do convívio social. Isso contribui não apenas para seu desenvolvimento pessoal, mas também para a formação de relações interpessoais saudáveis ao longo da vida.

Em resumo, a habilidade EI02CG01 da BNCC enfatiza a importância de trabalhar as emoções na Educação Infantil, visando ao desenvolvimento socioemocional das crianças, ajudando-as a compreender, expressar e lidar com suas emoções e as emoções dos outros, formando indivíduos mais empáticos, seguros e preparados para interagir de forma positiva com o mundo ao seu redor.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para incorporar essa habilidade em uma atividade em sala de aula, é necessário criar um ambiente acolhedor e propício à expressão e ao reconhecimento das diferenças. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

  1. Roda de conversa sobre as diferenças: Inicie uma roda de conversa aberta, convidando as crianças a compartilharem aspectos de suas culturas, tradições familiares ou experiências pessoais. Isso pode incluir histórias, comidas, músicas, danças, brincadeiras típicas, entre outros elementos.

  2. Atividade de registro visual: Proponha uma atividade onde as crianças possam criar um mural ou um livro coletivo ilustrado com elementos que representem suas culturas e identidades. Podem desenhar, colar figuras, fotos ou objetos que simbolizem suas origens ou tradições familiares.

  3. Exploração de diferentes materiais e recursos: Disponibilize livros, vídeos, músicas, jogos e materiais educativos que abordem diferentes culturas, costumes e tradições. Isso ajuda as crianças a conhecerem e respeitarem as diversidades existentes.

  4. Atividades lúdicas e brincadeiras: Promova brincadeiras que envolvam elementos culturais diversos, como jogos típicos de diferentes regiões, contação de histórias de diferentes culturas, danças ou músicas tradicionais.

  5. Celebrações e eventos culturais: Organize eventos ou dias temáticos onde as crianças possam trazer elementos de suas culturas para compartilhar com os colegas. Isso pode incluir a preparação de comidas típicas, apresentações artísticas ou exposições de objetos simbólicos.

  6. Valorização da diversidade na rotina escolar: Integre elementos das diferentes culturas no dia a dia da sala de aula, como a decoração com objetos representativos, o uso de diferentes idiomas para expressar sentimentos ou expressões artísticas que valorizem as diferenças.

Ao utilizar a habilidade EI02CG01 da BNCC em uma atividade em sala de aula, é fundamental proporcionar um ambiente de respeito, valorização e aprendizado mútuo, onde as crianças se sintam confortáveis para compartilhar suas identidades culturais e reconhecer as diferenças presentes na sociedade, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos com a diversidade.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário