Você está visualizando atualmente Habilidade EI02TS03, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02TS03, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02ts03-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02TS03

A habilidade EI02TS03 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil é uma das competências fundamentais para o desenvolvimento das crianças nessa fase crucial de suas vidas. A sigla EI02TS03 se refere à área de Formação Pessoal e Social, relacionada à Etapa 2 (Crianças de 4 a 5 anos) e ao Campo de Experiência “”Traços, Sons, Cores e Formas””.

A habilidade EI02TS03 está voltada para a criança, ao reconhecer e nomear características de objetos e materiais (texturas, cores, tamanhos, formas etc.), ampliando seu repertório vocabular e compreendendo melhor o mundo ao seu redor. Esse é um momento crucial no desenvolvimento infantil, pois é quando as crianças começam a explorar ativamente o ambiente, fazendo descobertas sobre as propriedades físicas dos objetos e materiais.

Ao longo dessa habilidade, as crianças são encorajadas a explorar e experimentar com diferentes materiais, usando seus sentidos para observar, tocar, sentir a textura, perceber cores e formas, e, ao fazer isso, vão gradualmente aprendendo a nomear e descrever suas características.

Essa competência vai além do simples reconhecimento de cores ou formas; ela também envolve a capacidade de comparar, contrastar e classificar. Essas atividades são cruciais para o desenvolvimento cognitivo, pois ajudam a criança a perceber semelhanças e diferenças, desenvolver habilidades de resolução de problemas e construir as bases para futuros aprendizados, como a matemática e as ciências.

Além disso, a habilidade EI02TS03 também promove a interação social, já que muitas vezes as crianças exploram esses elementos em conjunto, compartilhando descobertas e aprendendo umas com as outras. O desenvolvimento dessa habilidade contribui significativamente para a formação pessoal e social das crianças, fortalecendo sua autoconfiança, incentivando a curiosidade e a capacidade de expressar suas ideias.

Os educadores desempenham um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento dessa habilidade, proporcionando um ambiente rico em materiais variados, desafiando as crianças a explorar, questionar e comunicar suas descobertas, estimulando assim o desenvolvimento pleno de suas capacidades.

Em resumo, a habilidade EI02TS03 da BNCC para a Educação Infantil é crucial no desenvolvimento das crianças, pois promove não apenas a compreensão das características físicas dos objetos e materiais, mas também contribui para o crescimento cognitivo, social e emocional, preparando uma base sólida para aprendizados futuros e para a interação com o mundo ao seu redor.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para utilizar essa habilidade em uma atividade em sala de aula na Educação Infantil, é essencial planejar atividades que promovam o autoconhecimento, a autoexpressão e o respeito às diferenças. Aqui está um exemplo de como isso poderia ser aplicado:

Título da Atividade: “Minha Caixa de Tesouros”

Objetivo:

  • Estimular a construção da identidade das crianças, promovendo a expressão de suas preferências, interesses e características individuais.
  • Desenvolver a habilidade de se expressar e comunicar desejos, sentimentos e necessidades de forma clara e articulada.
  • Promover a valorização das diferenças entre as crianças, respeitando as peculiaridades de cada uma.

Descrição da Atividade:

  1. Introdução: Inicie a atividade reunindo as crianças em um círculo e introduza o conceito de identidade, explicando que cada pessoa é única e especial, com gostos, experiências e sentimentos próprios.

  2. Exploração das características individuais: Peça para cada criança trazer de casa uma caixa decorada e uma pequena seleção de objetos que representem algo importante para ela (brinquedo favorito, desenho, foto da família, etc.). Em sala de aula, cada criança terá a oportunidade de compartilhar o que trouxe, explicando por que aquele objeto é significativo para ela. Isso permitirá que cada uma se expresse e relate suas experiências de forma verbal.

  3. Atividade de interação e compartilhamento: Após a apresentação individual, crie momentos de interação entre as crianças. Podem ser realizadas atividades em que elas troquem experiências, comparando e contrastando suas caixas de tesouros. Isso promoverá a valorização das diferenças entre elas.

  4. Registro e reflexão: Proponha uma atividade de registro, como desenhos ou escrita (se já estiverem nesse estágio), onde cada criança poderá expressar o que aprendeu ou o que achou mais interessante na atividade.

  5. Conclusão: Finalize a atividade reforçando a importância de respeitar as diferenças e a diversidade entre as pessoas, enfatizando que é isso que torna o mundo tão especial.

Ao implementar essa atividade, é fundamental que o educador esteja atento às reações e interações das crianças, fornecendo suporte, estímulo e feedback positivo, promovendo um ambiente acolhedor e seguro para o desenvolvimento da identidade e autonomia dos pequenos, conforme preconizado pela BNCC na habilidade EI02TS03.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário