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Como referenciar este texto: Habilidade EI02CG02, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02cg02-na-bncc-para-educacao-infantil .


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Habilidade EI02CG02

A habilidade EI02CG02 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na Educação Infantil trata do desenvolvimento da capacidade das crianças de interagir com os colegas e adultos, manifestando atitudes de colaboração, cooperação e respeito mútuo. Essa habilidade está inserida na área de Conviver, na dimensão Ética e Cultura da Vida Social e Pessoal.

A BNCC reconhece a importância fundamental das interações sociais desde a primeira infância. A habilidade EI02CG02 busca promover um ambiente que propicie a cooperação, a solidariedade e o respeito entre as crianças, valorizando a diversidade e a troca de experiências. Desenvolver essa habilidade na Educação Infantil é crucial, pois é nessa fase que as crianças começam a construir suas noções de convivência social, suas relações interpessoais e a compreender a importância do respeito mútuo.

A interação social é um elemento-chave no desenvolvimento infantil, pois através dela as crianças aprendem a se comunicar, a compartilhar, a resolver conflitos e a compreender o mundo ao seu redor. Ao promover atividades que incentivem a cooperação e a colaboração entre os pequenos, os educadores estão contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais.

Dentro desse contexto, os profissionais da Educação Infantil desempenham um papel fundamental ao criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde as crianças se sintam seguras para interagir, expressar suas ideias, compartilhar seus sentimentos e aprender com os outros. O educador atua como mediador nesse processo, estimulando as relações saudáveis entre as crianças, promovendo atividades colaborativas e modelando comportamentos positivos por meio de exemplos e orientações.

A habilidade EI02CG02 também está intimamente ligada à formação moral e ética das crianças, auxiliando na construção de valores como o respeito, a empatia, a solidariedade e a compreensão das diferenças. Ao trabalhar essa habilidade, os educadores ajudam a desenvolver cidadãos mais conscientes, capazes de conviver harmoniosamente em sociedade, respeitando a diversidade e valorizando as relações interpessoais.

Para desenvolver essa habilidade, podem ser realizadas diversas atividades pedagógicas, como jogos cooperativos, atividades em grupo, rodas de conversa sobre respeito e diversidade, projetos que incentivem a colaboração e a troca de experiências entre as crianças, entre outras estratégias que promovam a interação positiva e o convívio harmonioso.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Uma maneira eficaz de explorar essa habilidade em sala de aula é através de atividades que promovam a consciência emocional, a empatia e a comunicação interpessoal entre os alunos. Aqui está um exemplo de atividade que pode ser adaptada para diferentes idades na Educação Infantil:

Atividade: “A Caixa das Emoções”

Objetivo: Desenvolver a consciência emocional e a empatia.

Materiais necessários:

  • Caixa decorada ou colorida
  • Papéis e lápis de cor
  • Figuras ou representações de expressões faciais mostrando diferentes emoções (feliz, triste, zangado, assustado, surpreso, etc.)

Passo a passo:

  1. Introdução: Inicie a aula reunindo as crianças em um círculo e falando sobre emoções. Explore o que são emoções, como elas se sentem e como podem ser expressas. Use exemplos visuais, como as figuras de expressões faciais, para ilustrar as diferentes emoções.

  2. Montagem da “Caixa das Emoções”: Apresente a caixa decorada e explique que ela será o local onde as crianças poderão expressar suas emoções. Dentro da caixa, coloque papéis e lápis de cor.

  3. Expressão das emoções: Peça às crianças que escolham um papel e desenhem ou escrevam sobre uma emoção que estão sentindo naquele momento. Pode ser alegria, tristeza, raiva, medo, etc. Encoraje-as a compartilhar o que desenharam ou escreveram, se sentirem confortáveis.

  4. Compartilhamento e Empatia: À medida que cada criança compartilha sua emoção, os colegas podem praticar a escuta ativa e demonstrar empatia. Podem comentar sobre como se sentiriam se estivessem na mesma situação ou oferecer palavras de apoio e compreensão.

  5. Reflexão e Discussão: Converse com as crianças sobre a importância de reconhecer e expressar emoções, e como é valioso quando os outros nos entendem e nos apoiam. Destaque a importância de cuidar dos sentimentos uns dos outros.

  6. Atividade de follow-up: Para complementar, proponha uma atividade criativa onde as crianças possam representar as emoções de forma artística, seja por meio de desenhos, colagens ou dramatizações.

Essa atividade permite que as crianças identifiquem e expressem suas emoções de maneira positiva, desenvolvendo a consciência emocional e a empatia. Além disso, cria um ambiente inclusivo e solidário na sala de aula, onde as crianças se sentem confortáveis para compartilhar e compreender os sentimentos uns dos outros.

É importante adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e o nível de compreensão das crianças, garantindo que sejam desafiadoras, mas também acessíveis e significativas para o desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil, atendendo assim à habilidade EI02CG02 da BNCC.

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Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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