Você está visualizando atualmente Habilidade EI02CG05, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02CG05, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02cg05-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02CG05

A habilidade EI02CG05 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil é uma competência que visa o desenvolvimento da criança em relação à sua capacidade de expressão, comunicação e compreensão do mundo ao seu redor. Esta habilidade está associada à área de Conviver e Participar, do campo de experiência “”O Eu, o Outro e o Nós””.

A EI02CG05 direciona-se especificamente para a capacidade da criança em expressar seus sentimentos, ideias, desejos e necessidades de maneira cada vez mais adequada e contextualizada, considerando o ambiente em que está inserida. Essa habilidade busca promover o desenvolvimento das competências socioemocionais, incentivando a comunicação efetiva, a empatia, a escuta ativa e a capacidade de interagir com o meio e com outras pessoas.

Quando uma criança desenvolve a habilidade EI02CG05, ela está aprendendo a identificar e expressar suas emoções, além de compreender as emoções dos outros ao seu redor. Isso contribui significativamente para a construção de relacionamentos saudáveis, o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais para interações futuras.

Durante as atividades que buscam estimular essa habilidade, os educadores têm a oportunidade de oferecer situações de diálogo, brincadeiras cooperativas, momentos de leitura e escrita de histórias, atividades artísticas e jogos que promovam a expressão e o entendimento emocional.

É fundamental que os educadores estejam atentos às particularidades de cada criança, respeitando seus ritmos de desenvolvimento e oferecendo um ambiente acolhedor e propício para que elas se sintam confortáveis para se expressarem e compartilharem suas experiências.

Ao longo do desenvolvimento da EI02CG05, as crianças se tornam mais capazes de se comunicar de maneira clara e adequada, respeitando as diferenças individuais e sociais. Elas aprendem a resolver conflitos de forma pacífica, a compreender o ponto de vista do outro e a construir relações saudáveis e empáticas.

Assim, a habilidade EI02CG05 da BNCC na Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento integral das crianças, capacitando-as a se tornarem indivíduos conscientes, comunicativos, solidários e aptos a conviver de forma harmoniosa em sociedade.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para trabalhar essa habilidade em sala de aula, é fundamental criar atividades que incentivem a criança a explorar o ambiente ao seu redor, promovendo sua curiosidade, autonomia e criatividade. Vamos pensar em uma atividade que possa abordar a habilidade EI02CG05 de maneira prática e eficaz:

Atividade: Exploração Sensorial na Natureza

Objetivo: Estimular a exploração sensorial das crianças, promovendo a interação com o ambiente natural e desenvolvendo a capacidade de observação, curiosidade e expressão.

Materiais necessários:

  • Espaço ao ar livre, como um jardim, parque ou área verde próxima à escola;
  • Materiais naturais variados, como folhas, galhos, flores, pedras, terra, areia, entre outros;
  • Baldes, cestas ou sacolas para coletar os materiais;
  • Papel e lápis para registro das observações (opcional).

Passo a passo da atividade:

  1. Exploração inicial: Leve as crianças para o ambiente natural escolhido. Antes de começar a atividade, faça uma roda de conversa explicando que elas terão a oportunidade de explorar e coletar diferentes materiais naturais que encontrarão pelo caminho.

  2. Coleta de materiais: Distribua os baldes, cestas ou sacolas para as crianças e convide-as a explorar o ambiente, coletando os materiais que mais chamarem sua atenção. Incentive-as a observar as texturas, cores, formas e cheiros dos objetos encontrados.

  3. Observação e interação: Durante a exploração, estimule a comunicação entre as crianças, incentivando-as a compartilhar suas descobertas, experiências e sensações. Pergunte sobre o que estão vendo, sentindo e imaginando.

  4. Criatividade e expressão: Após a coleta, convide as crianças a utilizar os materiais encontrados para criar algo novo. Pode ser uma obra de arte, uma construção, uma história, entre outras possibilidades. Incentive a expressão por meio das diferentes linguagens, como desenhos, histórias, músicas ou danças inspiradas nos elementos coletados.

  5. Registro e reflexão: Caso tenham papel e lápis, convide as crianças a fazerem registros das suas experiências, desenhando ou escrevendo sobre o que exploraram e criaram. Após a atividade, faça uma roda de conversa para compartilhar as reflexões e aprendizados de cada um.

Essa atividade permite que as crianças explorem livremente o ambiente natural, desenvolvendo suas habilidades sensoriais, criatividade, autonomia e capacidade de expressão, tudo alinhado com a habilidade EI02CG05 da BNCC, que foca na exploração e interação com o ambiente de forma intencional e criativa.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário