Você está visualizando atualmente O que são Hard Skills e Soft Skills. Algumas possibilidades de desenvolvimento em sala de aula


O que você vai ver neste post:

 

O que são Hard Skills?

De uma forma bem simples, as Hard Skills são habilidades, comportamentos e conhecimentos que podem ser trabalhadas e desenvolvidas, utilizando-se conteúdo técnico, que são fundamentais para o desempenho de uma função ou tarefa [1], como por exemplo:

  • Programação,
  • Edição de imagens e/ vídeos,
  • Pintura,
  • Fotografia,
  • Habilidades de Design,
  • Mecânica,
  • Eletrônica,
  • Habilidades analíticas,
  • Habilidades de escrita,
  • Conteúdos aprendidos de cursos livres ou cursos regulares, como do Ensino Básico, Superior, etc.
  • Muitos outros …

Em outras palavras, as Hard Skills estão estreladas a capacidades técnicas. Tais conhecimentos podem ser aprendidos, avaliados e postos em prática.

Muitos recrutadores colocam as Hard Skills como pré-requisito mínimo ao criarem os perfis para as vagas de emprego. Outros pontos importantes também estão sendo avaliados em diversos momentos do processo seletivo.

Dentro do nosso contexto educacional, as Hard Skills são desenvolvidas ao apresentarmos nossos conteúdos técnicos.

 

O que são Soft Skills?

As soft Skills são habilidades interpessoais ou habilidade comportamentais, ou seja, estão relacionados com a maneira como tratamos com o próximo, nas mais diversas situações do nosso cotidiano.

Alguns exemplos de Soft Skills, são [2]:

  • Autonomia,
  • Senso Crítico,
  • Comunicação,
  • Liderança,
  • Resiliência,
  • Colaboração,
  • Responsabilidades,
  • Gestão de conflitos,
  • Entre outras …

Perceba que muitas das habilidades citadas acima podem ser desenvolvidas quando trabalhamos com Metodologias Ativas.

Outras habilidades, como: Trabalho em equipe, proatividade, trabalhar de forma ética, criatividade, empatia, escuta ativa e gerenciamento de tempo, também podem ser trabalhadas em seus projetos.

Aqui, é necessário deixar claro que não é possível trabalhar todos esses exemplos em um único projeto, por isso é importante que as propostas sejam bem diversas e abordem diferentes assuntos. Com isso, conseguimos aumentara as chance dos nossos alunos trabalharem e desenvolverem diferentes habilidades.

 

Como abordar Hard Skills em suas aulas?

Trabalhar Hard Skills já é algo do nosso cotidiano, dado que nosso contexto educacional é conteudista.

A qualquer momento em que seu conteúdo estiver sendo apresentado, você já estará desenvolvendo as Hard Skills com seus alunos.

Vou deixar aqui destacado que não estou falando de metodologias escolhidas para as aulas, estou falando especificamente sobre qual conteúdo está sendo trabalhado em seus encontros com os alunos.

O nosso grande desafio é conseguir desenvolver as Soft Skills durante nossas aulas!

 

Como abordar Soft Skills em suas aulas?

Como dito anteriormente, as Metodologias Ativas são riquíssimas para se desenvolver as Soft Skills. Um exemplo mais genérico:

Se você utilizar a metodologia: Aprendizagem Baseada em Projetos, você irá desenvolver nos seus alunos o senso crítico. De acordo com o dicionário Aurélio, senso crítico é a “capacidade de analisar, refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão. É a tendência de quem não aceita automaticamente o que lhe é dito ou imposto”.

Um exemplo mais específico, na postagem “Aprendizagem Baseada em Projetos + Projeto: Cidades inteligentes” (caso queira conhecer, clique aqui), as Hard Skills ttrabalhadas são: Energia limpa ou verde, reflorestamento, economia solidária, tecnologias para conexão inteligente, eletrônica, etc. Já as Soft Skills trabalhadas, são: Trabalho em grupo, o cumprimento dos prazos, definição do assunto a ser abordado, recursos utilizados no projeto e formas de divulgação dos resultados, devem ser cuidadosamente pensados e planejados, para que sua execução seja vitoriosa.

Perceba a diferença entre as Hard e Soft Skills, na primeira delas, Hard Skills, você consegue trabalhar compartilhando conteúdos de diversas formas, já a segunda delas, Soft Skills, você consegue trabalhar ao colocar seus alunos no centro da própria aprendizagem, e é por isso que as metodologias ativas são tão importantes nesse contexto!

 


Deixo como recomendação de leitura duas propostas que utilizam Aprendizagem Baseada em Projetos:


 

E ai, o que achou deste post?

O desenvolvimento das Hard Skills e das Soft Skills estão presentes em suas aulas?

Compartilhe sua experiência aqui!

 

Referências Bibliográficas

[1] O desempenho adaptativo pelos recémformados: O papel das soft e hard skills e a moderação da autoeficácia. Ana Beatriz Peneda Borrego. Instituto Universitário de Lisboa. Junho, 2020. Para ler o trabalho, clique aqui.

[2] Project Based Learning e Design Thinking em um projeto de intercâmbio. Queiroz-Neto, José Pinheiro; Farias, Marcella Sarah Filgueiras de; Chagas, Emanuelle Lorena Teixeira. Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus – AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, ISSN-e 1982-5587, Vol. 16, Nº. Extra 3, 2021, págs. 1791-1806. Para ler o artigo, clique aqui.

Crédito pela imagem principal: Imagem de fundo criado por starline

 


Como referenciar este post: Hard Skills, Soft Skills e possibilidades de uso em sala de aula“. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 25/10/2021. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/o-que-sao-hard-skills-e-soft-skills-algumas-possibilidades-de-desenvolve-los-em-sala-de-aula.

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

Deixe um comentário