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O que você vai ver neste post:

 

Sala de Aula Invertida (“Flipped Classroom”)

A sala de aula invertida foi desenvolvida nos Estados Unidos com o intuito de contemplar alunos atletas. Como muitos alunos necessitam se ausentar para participar das competições, acabam por perder aulas importantes de conteúdos, por isso, seus professores começaram a gravar o conteúdos das aulas e a postar em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) para que seus alunos atletas estivessem sempre em sintonia com o trabalho que era feito com os outros alunos presentes. Era muito comum, nesta metodologia, que os alunos atletas apresentassem questionamentos diferentes dos alunos que tiveram aula presencial, complementando o conteúdo que foi trabalhado. Alguns professores então, resolveram aplicar essa metodologia para a sala toda, mesmo que alguns alunos não se ausentassem para jogar, ou seja, o conteúdo era estudado fora do horário escolar e os alunos traziam suas dúvidas e entendimentos para serem discutidas em sala. Portanto, com esta metodologia, a sala de aula passou a ser um espaço de trocas de conhecimentos entre professores e alunos, bem como para aplicar o que foi estudado previamente.

Resumidamente, a Sala de aula invertida é uma metodologia ativa em que os alunos estudam os conteúdos através da internet, fora do horário e do espaço da sala de aula. Durante o horário da aula os alunos praticam atividades de aprendizagem com a mediação do professor ou da professora.

Pensando em práticas pedagógicas, você deverá produzir ou fazer uma curadoria de conteúdos para serem utilizados pelos seus alunos em suas casas. Ao chegarem na sala é necessário que você retome os principais conceitos estudado em casa. Após esse passo, uma atividade deve ser proposta aos alunos. Você deve andar pela sala para sanar dúvidas e orientar as práticas dos alunos.

É sempre importante ressaltar que os alunos necessitam de orientação para utilizar o material em casa de forma mais significativa, como por exemplo:

  • Fazer anotações, resumos, esquemas, o que for da preferência do aluno ou da aluna;
  • Anotar dúvidas;
  • Realizar pesquisas;
  • Rever o material;
  • Realizar as atividades propostas, tanto em casa, quanto em sala de aula;
  • Entre outras.

Neste processo os alunos são colocados como os principais agentes responsáveis pela sua educação. Isso não quer dizer que você perdeu sua função, muito pelo contrário, você passa a ser um facilitador para que seus alunos progridam.

 

Proposta de plano de aula utilizando a Sala de aula invertida: Fisiologia do som

Justificativa: A Sala de aula invertida permite que os alunos estudem conceitos fora do horário da aula, aproveitando o horário da aula para colocar em prática o que estudaram, como exercícios de fixação ou até mesmo troca de saberes.

 

Objetivos: trabalhar os principais conceitos acerca da fisiologia do som, utilizando a sala de aula invertida para auxiliar a distribuição das tarefas para horários que vão além da aula presencial.

 

Tempo: em torno de 3 aulas

 

Competências gerais trabalhadas

Competência geral 02: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. [1]

Competência geral 05: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. [1]

Competência geral 09: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. [1]

 

Competências específicas e Habilidades trabalhadas

Competência específica 02: Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis. [1]

EM13CNT207: Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar. [1]

 

Desenvolvimento de aula

Antes de iniciar a aula 01 é importante ter preparado seu conteúdo. Disponibilize um tempo para fazer a curadoria dos materiais ou desenvolver seu próprio conteúdo. Normalmente, em aulas de qualidades fisiológicas do som é comum abordarmos os conceitos de:

Frequência audível pelos seres humanos – faixa de frequência que vai de 20 Hz a 20.000 Hz

Altura do som – relacionada diretamente com a frequência da onda.

Intensidade do som – relacionada diretamente com a energia da onda.

Timbre – relacionado diretamente com as características físicas do emissor da onda.

 

Utilize um ambiente virtual que já conheça, facilitando a resolução de possíveis problemas que possam aparecer para fazer o upload dos arquivos.

Por exemplo, é possível utilizar um texto científico, com o disponibilizado pela revista Super interessante: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-o-ouvido-humano/ ou o texto da UFRJ: https://www.if.ufrj.br/~bertu/fis2/ondas2/ondas2.html

Separe os links do conteúdo digital para disponibilizar aos alunos.

Prepare uma lista de exercícios para serem feitos em sala de aula. Estes exercícios podem ser conceituais, para as primeiras abordagens deste conteúdo, de fixação ou até mesmo de aprofundamento.

 

Aula 01 – Converse com os alunos sobre sua proposta, explique como eles receberão o conteúdo, se é em formato de texto, vídeo ou outros. Encaminhe o link para que possam acessá-los fora do horário da aula. Não se esqueça de orientá-los a anotar as dúvidas e desenvolver um resumo do material estudado. Estimule seus alunos a trocarem informações entre si enquanto estão estudando, assim você também fomenta a autonomia e a instrução por pares de forma simplificada (próxima metodologia).

 

Aula 02 – Retome o conteúdo estudado fazendo perguntas pontuais sobre as partes principais do conceito trabalhado. Sinta como os alunos lidaram com esse conteúdo. Se notar que há dificuldades, trabalhe pontualmente sobre elas. Caso as dúvidas e dificuldades estejam sanadas, entregue aos alunos a lista de exercícios.

Neste ponto existem duas opções:

  • Deixar que os alunos iniciem os exercícios do final da aula e finalizem em casa;
  • Iniciar e finalizar os exercícios na mesma aula;

Não há uma resposta certa para aplicação desta metodologia, apenas aquela que melhor se adapte ao seu contexto.

Oriente os alunos para que reflitam sobre o uso excessivo de dispositivos sonoros, como fones de ouvidos, com intensidades acima das recomendadas. EM13CNT207

 

Aula 03 – Caso tenha optado por deixar que os alunos finalizem seus exercícios em casa, utilize a aula 03 para retomar o que foi trabalhado na aula anterior e corrija os exercícios com eles.

 

Avaliação

A avaliação pode acontecer em diversos momentos, como por exemplo:

  • Sobre o controle de acesso ao material de casa;
  • Sobre exercícios recomendados para serem feitos após a parte conceitual;
  • Sobre os exercícios e participação em sala;
  • Sobre a participação durante a resolução dos exercícios;
  • Sobre outros momentos que julgar relevante.

 

Conclusão

A Sala de aula invertida permite que se foque o tempo na aplicação dos conceitos estudados em casa, o que aumentará de forma significativa seu tempo de aula, uma vez que parte do tempo que seria utilizado para as abordagens conceituais está sendo estendida para fora do tempo comum de aula. Além disso, esta metodologia lhe permite uma liberdade maior para montar um material mais personalizado, com a sua cara.

 

Referência Bibliográfica

[1] BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Link da publicação: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 24/10/2020

A BNCC é o documento que orienta novas proposta no Ensino Básico. Este documento serve como referência para consultar Competências e Habilidades que podem ser trabalhadas com os alunos em diferentes atividades.


Como referenciar este post: Flipped Classroom + Aplicação em Ciências. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 14/12/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/sobre-a-importancia-da-pausa-no-dia-a-dia/).


Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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