Você está visualizando atualmente Habilidade EI02EF04, na BNCC para Educação Infantil
Como referenciar este texto: Habilidade EI02EF04, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02ef04-na-bncc-para-educacao-infantil .

Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EF04

A habilidade EI02EF04 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na área da Educação Infantil se concentra no desenvolvimento da linguagem oral e das capacidades comunicativas das crianças. Ela está inserida na área de “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, direcionada para crianças de 0 a 3 anos de idade.

A habilidade EI02EF04 visa estimular e incentivar a criança a ampliar suas formas de expressão, tanto verbal quanto não verbal, aprimorando suas habilidades comunicativas em diferentes contextos e situações. É uma etapa crucial no desenvolvimento infantil, pois nessa faixa etária as crianças estão em constante aprendizado, absorvendo informações do ambiente ao seu redor e buscando maneiras de interagir e se comunicar.

Nesse sentido, a habilidade EI02EF04 propõe que as crianças sejam capazes de expressar necessidades, desejos, sentimentos e emoções de forma cada vez mais clara e eficaz. Ela busca desenvolver a compreensão e a utilização de diferentes formas de comunicação, como gestos, expressões faciais, vocalizações, palavras e outros recursos não verbais.

Os educadores e cuidadores desempenham um papel fundamental nesse processo, criando um ambiente propício e estimulante para que as crianças se sintam à vontade para se expressar. Isso pode ser feito por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, interações sociais e narrativas que estimulem a comunicação e o diálogo.

Ao oferecer oportunidades para que as crianças se expressem livremente, os adultos ajudam a desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas e sociais. Além disso, ao validar e valorizar as tentativas de comunicação das crianças, os educadores contribuem para fortalecer a autoestima e a confiança dos pequenos.

É importante ressaltar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Algumas podem mostrar habilidades comunicativas mais avançadas em determinadas áreas, enquanto em outras podem precisar de mais estímulos e apoio. Portanto, é fundamental que os adultos estejam atentos e sensíveis às necessidades individuais de cada criança, oferecendo um suporte personalizado e encorajador.

Em resumo, a habilidade EI02EF04 da BNCC na Educação Infantil busca promover um ambiente rico em oportunidades de comunicação e expressão, incentivando as crianças a se expressarem de maneira cada vez mais ampla e diversificada, tanto verbal quanto não verbalmente, para que possam se comunicar efetivamente e interagir de forma significativa com o mundo ao seu redor.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Existem várias formas criativas de aplicar a habilidade EI02EF04, e uma atividade que pode ser muito eficaz é a contação de histórias. A contação de histórias é uma prática pedagógica valiosa, que estimula a imaginação, a linguagem oral, a concentração e a compreensão de diferentes gêneros textuais.

Para começar, o professor pode selecionar uma história adequada à faixa etária das crianças, preferencialmente com elementos atrativos e adequados ao contexto cultural dos alunos. Antes de iniciar a contação, é interessante instigar a curiosidade dos estudantes, fazendo perguntas sobre o que eles conhecem sobre o tema da história ou sobre os personagens.

Durante a contação, o professor deve explorar recursos que envolvam a participação ativa das crianças, como entonação de voz, expressões faciais, gestos, efeitos sonoros simples ou até mesmo elementos visuais, como ilustrações ou fantoches. Esse envolvimento promove o interesse e a compreensão da história, permitindo que as crianças se identifiquem com os personagens e os enredos apresentados.

Após a contação, é essencial promover uma roda de conversa para discutir a história, estimulando a expressão oral dos alunos. O professor pode fazer perguntas abertas, incentivando-os a expressar suas opiniões, compartilhar experiências pessoais relacionadas à história ou até mesmo propor que criem finais alternativos para a narrativa.

Além disso, para explorar a habilidade EI02EF04, é interessante diversificar as atividades após a contação da história. Os alunos podem ser incentivados a criar desenhos ou pequenos textos sobre os personagens ou acontecimentos da história, produzindo assim diferentes gêneros textuais. Também é possível realizar dramatizações, onde as crianças representam os personagens ou recontam a história com suas próprias palavras.

Para complementar a atividade, o professor pode sugerir que as crianças levem a história para casa, incentivando a interação com seus familiares e promovendo a prática da linguagem oral e escrita em outros contextos sociais.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário