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O que você vai ver neste post:

 

Todas as funções psicológicas superiores são formas internalizadas de relações sociais.

Lev Vygotsky

 

Quem foi Vygotsky?

 

Nascido no atual território de Bielorússia, no ano de 1896, Lev Semyonovich Vygotsky se formou em Direito pela Universidade de Moscou em 1918 e estudou também Literatura e História na Universidade Popular de Shanyavskii. Em 1925 defendeu seu doutorado em Psicologia da Arte e durante sua vivência em sala de aula, como professor, despertou grande interesse sobre os distúrbios de aprendizagem e outros assunto. Por isso, passou a estudar Medicina e se graduou em Kharkov. Foi convidado para trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou, onde aprofundou seus estudos e interesse em funções mentais superiores, cultura, linguagem e processos orgânicos cerebrais, seus resultados são mundialmente conhecidos e utilizados.

 

Vygotsky e a Teoria da aprendizagem

Sua teoria se baseia na ideia de que todo o desenvolvimento cognitivo se dá por interação social e tal interação é feita através do uso de linguagem. Todo esse processo ocorre ao longo do tempo do indivíduo, portanto é chamada de socioconstrutivismo. Para Vygotsky as funções psicológicas superiores são desenvolvidas ao longo da história social do indivíduo.

Os pilares de sua teoria são:

  • As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral, por isso o indivíduo, ao longo do tempo, está em constante atualização.
  • O funcionamento psicológico é baseado nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior, sendo desenvolvidas num processo histórico.
  • A relação indivíduo-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos, ou seja, a linguagem e outros formatos simbólicos auxiliam a interação do indivíduo com o restante do mundo.

 

Em termos práticos, Vygotsky deixa claro que aprendemos quando interagimos com outras pessoas, ou seja, é um processo que depende também do meio externo ao indivíduo. O indivíduo não é um ser passivo em seu próprio desenvolvimento.

Para descrever como ocorre o desenvolvimento, Vygotsky criou três etapas, chamadas de zonas:

  • Zona de desenvolvimento real: Esta etapa acontece quando uma pessoa consegue utilizar ferramentas para resolver problemas de forma autônoma, ou seja, sem intermédio de um professor, por exemplo.
  • Zona de desenvolvimento proximal: Esta zona representa o processo de aprendizagem do indivíduo. Ela ilustra a distância entre o que o indivíduo já sabe e o que está para aprender.
  • Zona de desenvolvimento potencial: Nesta etapa o indivíduo se encontra pronto para solucionar problemas mais complexos, porém necessita de auxílio de um orientador.

 

Para ilustrar tal ideia, vamos pensar em um contexto de sala de aula, onde nossos alunos já tiveram contato com os principais conceitos da cinemática, porém nenhum ferramental matemático foi dado a eles. Portanto, a zona de desenvolvimento real abriga tais conceitos. Ao iniciarmos a apresentação e a demonstração do uso do ferramental matemático propomos exercícios de fixação e enquanto praticam andamos pela sala para tirar dúvidas. Neste momento estamos orientando nossos alunos na utilização de tais ferramentas, ou seja, estamos na zona de desenvolvimento potencial. A diferença entre a zona de desenvolvimento real e a potencial é a chamada zona de desenvolvimento proximal, que em nosso exemplo fica entre saber os principais conceitos de cinemática e utilizar as equações relacionadas com a cinemática.

 

Estímulo à análise

Com base na Teoria de Vygotsky, responda:

  1. Para Vygotsky o conhecimento se dá por um processo histórico e social, você consegue elaborar uma atividade baseada somente na vivência que o aluno possui fora do contexto escolar?
  2. Como você relacionaria esta atividade ao seu conteúdo?

E ai, quais foram seus pensamentos e suas respostas? Compartilhe aqui nos comentários.

 

Créditos pela imagem utilizada: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Vygotsky#/media/Ficheiro:Lev_Vygotsky_1896-1934.jpg


Como referenciar este post: Introdução aos pensamentos de Vygotsky e sua Teoria da aprendizagem. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 21/12/2020. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/introducao-aos-pensamentos-de-vygotsky-e-sua-teoria-da-aprendizagem/).


Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Este post tem 3 comentários

  1. Avatar
    Édson paixão

    Gostei muito do assunto .

    1. Prô Terra
      Prô Terra

      Agradeço o comentário, Édson. Se tiver alguma sugestão para os próximos posts, sinta-se à vontade em dizer. Abração e sucesso para nós!

  2. Avatar
    jéssica

    Ótimo conteúdo!!!!Adorei

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