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Como referenciar este texto: Habilidade EI02ET08, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02et08-na-bncc-para-educacao-infantil .


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Habilidade EI02ET08

A habilidade EI02ET08 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na área da Educação Infantil foca no desenvolvimento da expressão oral e no enriquecimento do vocabulário das crianças, estimulando a comunicação, a capacidade de escutar e aprimorando suas habilidades linguísticas. Esta habilidade é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, pois a comunicação é a base para a interação social, aprendizado acadêmico e compreensão do mundo ao redor.

A habilidade EI02ET08 está inserida na Área de Convivência e Interrelação, no campo da experiência O eu, o outro e o nós, e tem como objetivo principal a promoção da comunicação oral das crianças. Ela se refere à capacidade das crianças de expressarem ideias, sentimentos, necessidades e desejos de forma clara, utilizando-se de um vocabulário variado e expressivo, de acordo com o contexto e a situação.

Ao desenvolver essa habilidade, os educadores têm o papel fundamental de criar um ambiente propício para a comunicação, oferecendo oportunidades para que as crianças se expressem, sejam ouvidas e compreendidas. Isso pode ser feito por meio de atividades que incentivem a oralidade, como rodas de conversa, contação de histórias, dramatizações, jogos verbais, brincadeiras que envolvam diálogos, entre outras estratégias pedagógicas.

É importante ressaltar que essa habilidade vai além do simples ato de falar. Ela abrange a capacidade de escutar ativamente, compreender diferentes pontos de vista, respeitar a fala do outro e desenvolver habilidades de comunicação não verbal, como gestos e expressões faciais. Esses aspectos são essenciais para a formação de crianças capazes de se comunicarem efetivamente em diferentes contextos e situações sociais.

Ao promover a habilidade EI02ET08, os educadores contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Através da ampliação do vocabulário e da capacidade de expressão oral, as crianças têm mais recursos para compreender e interagir com o mundo ao seu redor, expressar suas emoções, resolver conflitos de maneira adequada e participar ativamente de atividades educativas.

Portanto, ao focar no desenvolvimento da expressão oral e no enriquecimento do vocabulário, a habilidade EI02ET08 da BNCC na Educação Infantil desempenha um papel crucial na formação de crianças comunicativas, confiantes e preparadas para enfrentar os desafios da vida escolar e além, contribuindo para a construção de uma sociedade mais participativa e inclusiva.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Ao planejar uma atividade em sala de aula que vise explorar a habilidade EI02ET08, é fundamental considerar o ambiente acolhedor e estimulante que permita às crianças expressarem-se livremente. Aqui estão algumas ideias para incorporar essa habilidade em uma atividade educativa:

  1. Roda de conversa sobre emoções: Inicie o dia com uma roda de conversa, onde cada criança possa compartilhar suas emoções. Use cartões com diferentes expressões faciais (feliz, triste, bravo, assustado) e convide-os a escolherem o cartão que melhor representa como estão se sentindo naquele momento. Incentive-os a explicar o motivo da escolha.

  2. Contação de histórias interativas: Escolha livros que explorem diversas emoções e situações do cotidiano. Enquanto lê, pause para discutir como os personagens podem estar se sentindo e pergunte às crianças como elas se sentiriam naquela situação.

  3. Jogos de imitação: Brincadeiras como “faz de conta” são ótimas para promover a compreensão das emoções. Monte um cantinho com fantoches, utensílios de cozinha ou roupas de diferentes profissões e convide as crianças a representarem diferentes papéis, expressando suas emoções ao desempenharem tarefas específicas.

  4. Música e dança expressiva: Crie um momento para ouvir músicas variadas e estimulantes. Durante a reprodução das músicas, peça para as crianças moverem seus corpos de acordo com as emoções transmitidas pela música (rápido para alegria, devagar para tristeza, etc.).

  5. Arte com emoções: Proporcione materiais artísticos e peça para as crianças representarem emoções através de desenhos ou pinturas. Converse sobre as escolhas de cores e traços utilizados para expressar diferentes sentimentos.

É crucial que o professor esteja atento às interações das crianças, seja um facilitador ativo e proporcione um ambiente seguro para que elas se sintam confortáveis em compartilhar suas emoções. Além disso, é importante valorizar cada expressão, estimulando o respeito e a compreensão das emoções dos colegas.

Ao implementar atividades que abordem a habilidade EI02ET08 da BNCC, a sala de aula se torna um espaço enriquecedor para o desenvolvimento socioemocional das crianças, onde elas aprendem a reconhecer, expressar e compreender suas próprias emoções e as dos outros, construindo as bases para relações interpessoais saudáveis ao longo da vida.

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Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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