Você está visualizando atualmente Habilidade EI02EF07, na BNCC para Educação Infantil
Como referenciar este texto: Habilidade EI02EF07, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02ef07-na-bncc-para-educacao-infantil .

Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EF07

A habilidade EI02EF07 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na Educação Infantil é voltada para o desenvolvimento da percepção corporal e a consciência sobre as possibilidades de movimento, explorando e ampliando as capacidades motoras das crianças nessa faixa etária.

Essa habilidade aborda a importância de proporcionar às crianças um ambiente estimulante e seguro, onde elas tenham a liberdade de experimentar diferentes movimentos e atividades físicas. Ela visa não apenas aprimorar as habilidades motoras, mas também promover a consciência corporal, o equilíbrio, a coordenação motora, a lateralidade, a noção de espaço e a expressividade através do movimento.

Ao trabalhar essa habilidade, os educadores da Educação Infantil devem criar oportunidades para que as crianças vivenciem e explorem uma variedade de movimentos, desde os mais simples até os mais complexos. Isso pode ser feito por meio de brincadeiras, jogos, atividades físicas, danças, práticas esportivas adaptadas à faixa etária, entre outros recursos pedagógicos.

É essencial que as atividades propostas levem em consideração o ritmo e as possibilidades individuais de cada criança, respeitando suas diferenças e oferecendo desafios adequados ao seu desenvolvimento motor. A interação com diferentes materiais, como bolas, cordas, obstáculos, entre outros recursos, contribui para ampliar o repertório motor e a criatividade das crianças.

Além disso, é fundamental incentivar a autonomia e a confiança das crianças em relação ao próprio corpo e às suas capacidades físicas. Isso pode ser alcançado por meio da valorização dos esforços individuais, do estímulo à superação de desafios e do reconhecimento dos progressos alcançados em suas habilidades motoras.

Ao promover a habilidade EI02EF07 da BNCC, os educadores não apenas contribuem para o desenvolvimento motor das crianças, mas também para o seu bem-estar físico e emocional. O estímulo à prática de atividades físicas desde a infância não apenas fortalece o corpo, mas também promove hábitos saudáveis, melhora a autoestima e contribui para a formação integral dos pequenos.

Portanto, ao planejar atividades e experiências que estimulem a percepção corporal e o desenvolvimento motor na Educação Infantil, os educadores estão colaborando para o crescimento e a aprendizagem das crianças, preparando um alicerce sólido para seu desenvolvimento global.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Utilizar essa habilidade em uma atividade em sala de aula é essencial para criar um ambiente acolhedor, promover a autoexpressão e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos pequenos. Aqui estão algumas ideias de atividades que podem explorar a habilidade EI02EF07:

  1. Roda da conversa sobre sentimentos: Inicie uma roda de conversa para discutir sobre sentimentos e emoções. Use recursos visuais, como cartões ou desenhos, para representar diferentes emoções (feliz, triste, com medo, bravo etc.). Peça às crianças que identifiquem e expressem como se sentem naquele momento e por quê. Isso ajuda a ampliar o vocabulário emocional delas e a reconhecer as próprias emoções.

  2. Teatro de emoções: Divida a turma em grupos pequenos e peça para que cada grupo represente uma emoção específica por meio de expressões faciais e corporais. Pode ser uma cena onde uma criança está feliz por ganhar um presente, outra está com medo de um trovão, entre outras situações. Isso promove a capacidade de expressar sentimentos de maneira criativa.

  3. Diário de sentimentos: Proporcione um diário simples para as crianças desenharem ou escreverem sobre como se sentem em diferentes momentos do dia na escola. Essa atividade pode ser um meio para que elas expressem suas emoções e reflitam sobre suas experiências.

  4. Jogos de identificação emocional: Use jogos e atividades lúdicas que envolvam a identificação de emoções. Por exemplo, cartas com expressões faciais ou situações diversas para que as crianças associem a emoção representada. Isso ajuda no reconhecimento e compreensão das emoções alheias também.

  5. Contação de histórias emotivas: Leia histórias que abordem diferentes emoções e sentimentos, incentivando as crianças a identificarem e discutirem as emoções dos personagens. Depois, promova uma discussão sobre como os personagens se sentiram e por quê.

Ao realizar atividades que exploram a habilidade EI02EF07 da BNCC, os educadores têm a oportunidade de estimular o desenvolvimento emocional das crianças, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo, onde os alunos se sentem à vontade para expressar seus sentimentos, aprendendo a lidar com suas emoções e a compreender as emoções dos outros. Essas práticas contribuem para a formação integral das crianças, preparando-as para lidar de maneira saudável e construtiva com suas emoções ao longo da vida.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário