Você está visualizando atualmente Habilidade EI02CG03, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02CG03, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02cg03-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02CG03

A habilidade EI02CG03 refere-se a uma das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Para contextualizar, é importante entender que a BNCC estabelece diretrizes educacionais para todas as etapas da Educação Básica no Brasil, incluindo a Educação Infantil, e tem como objetivo fornecer um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar.

A habilidade EI02CG03 está inserida na área de “”Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações””, pertencente ao eixo de “”Conhecimento de mundo””. Ela se concentra no desenvolvimento da criança no que diz respeito à compreensão de algumas características dos animais e vegetais, bem como a identificação das suas necessidades básicas para sobrevivência.

Esta habilidade visa promover o desenvolvimento integral das crianças, incentivando-as a observar, explorar e compreender o mundo natural ao seu redor. Ao trabalhar essa competência, os educadores têm a oportunidade de proporcionar experiências significativas e práticas que estimulem a curiosidade e o interesse das crianças pelos seres vivos e pelo ambiente.

Para cumprir essa habilidade, as crianças são incentivadas a observar e reconhecer as características de diferentes animais e plantas, identificando suas peculiaridades físicas, como formas, cores, tamanhos, habitat, entre outros aspectos. Além disso, é essencial que as crianças compreendam as necessidades básicas desses seres vivos, como alimentação, abrigo, água e cuidados para sua sobrevivência.

Os educadores têm um papel fundamental na promoção dessa habilidade, pois podem criar ambientes de aprendizagem que permitam a exploração, a experimentação e a descoberta. Isso pode ser feito por meio de atividades práticas, como observações de animais e plantas em diferentes contextos, vivências em hortas escolares, visitas a espaços naturais, contação de histórias, jogos e brincadeiras que envolvam a temática.

Ao desenvolver a habilidade EI02CG03, as crianças não apenas ampliam seu conhecimento sobre a diversidade da vida, mas também desenvolvem habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Elas aprendem a respeitar e valorizar a natureza, a compreender a importância da preservação ambiental e a se relacionar de forma mais consciente com o meio ambiente.

Portanto, esta habilidade da BNCC na Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, incentivando a curiosidade, a investigação e a compreensão do mundo natural, além de promover valores de cuidado, respeito e preservação do meio ambiente desde os primeiros anos de vida escolar.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Utilizar essa habilidade em sala de aula é fundamental para promover o desenvolvimento integral das crianças, permitindo que elas explorem e expressem suas ideias, emoções e pensamentos de maneira criativa e autêntica. Aqui está um exemplo de atividade que pode ser realizada para trabalhar a habilidade EI02CG03:

Atividade: “Expressões Artísticas do Movimento”

Objetivo:

Desenvolver a capacidade das crianças de se expressarem por meio do movimento corporal e da arte, explorando diferentes formas de comunicação e expressão.

Materiais necessários:

  • Espaço amplo na sala de aula ou área externa
  • Música instrumental variada
  • Materiais de arte (papéis, lápis de cor, tintas, pincéis, giz de cera, cola, tesoura etc.)

Passo a passo:

  1. Exploração do Movimento: Inicie a atividade promovendo um momento de exploração do movimento. Permita que as crianças se movimentem livremente pelo espaço, sem restrições, enquanto uma música instrumental é tocada ao fundo. Encoraje-as a explorar diferentes tipos de movimento: correr, pular, girar, caminhar devagar, mover-se ao ritmo da música, entre outros.

  2. Observação e Discussão: Após a primeira etapa, reúna as crianças para uma conversa sobre suas experiências. Pergunte como se sentiram ao se moverem, que tipos de movimentos experimentaram e se conseguiram expressar algo através do movimento corporal.

  3. Atividade Artística: Apresente os materiais de arte disponíveis e convide as crianças a escolherem aqueles que desejam usar. Explique que agora elas terão a oportunidade de expressar suas experiências de movimento por meio de desenhos, pinturas ou colagens.

  4. Criação Artística: Enquanto a música continua a tocar ao fundo, as crianças começam a criar suas obras de arte. Encoraje-as a se inspirarem em seus movimentos, sensações e sentimentos, incentivando a experimentação e a liberdade na criação.

  5. Exposição e Compartilhamento: Após terminarem suas obras de arte, organize uma exposição na sala de aula. Peça para cada criança explicar o que criou, como se sentiu durante o processo criativo e como sua obra reflete a experiência do movimento explorado anteriormente.

  6. Reflexão Final: Encerre a atividade com uma reflexão coletiva, destacando as diferentes formas de expressão utilizadas e como a arte pode ser uma poderosa ferramenta para comunicar ideias, emoções e experiências.

Essa atividade proporciona às crianças a oportunidade de explorar a habilidade EI02CG03 da BNCC, permitindo que elas se expressem de várias maneiras, através do movimento corporal e da expressão artística. Além disso, estimula a criatividade, a autonomia e o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário