Você está visualizando atualmente O Método Científico


Você já se perguntou: Como os cientistas sabem onde querem chegar?

Para ilustrar essa ideia, vamos pensar em um problema muito comum do nosso dia a dia:

Devemos sempre tomar muito cuidado com Água e Eletricidade. Redobrar esse cuidado quando estão próximas ou juntas!!

Logo, a pergunta que surge na mente é: Água conduz eletricidade?

Bom, essa é a nossa pergunta inicial, agora vou criar uma resposta utilizando o senso comum: Sim, água conduz eletricidade!

Para confirmar, ou refutar, a minha primeira tentativa de responder ao problema inicial vamos realizar um experimento.

Se montarmos um circuito com um lâmpada, bateria, fios condutores e um pote com água, poderemos verificar essa ideia.

 


Caso queira realizar este experimento em casa, tome MUITO CUIDADO!

Lembre-se que a ideia é aprender, e não se machucar!


 

O resultado do experimento é: Água NÃO conduz eletricidade.

Vamos, então, reformular nossa primeira tentativa de responder se a água conduz eletricidade.

Meu segundo palpite é: Se utilizarmos água salgada a eletricidade poderá fluir por ela, ou seja, meu segundo palpite é que Água salgada conduz eletricidade.

Vamos pegar um pouco de água salgada e substituir pela água comum.

Nossa segunda tentativa de responder nossa pergunta inicial funcionou muito bem! Agora, sabemos que para conduzir eletricidade, a água precisa ser salgada.

É exatamente por esse motivo que Água e Eletricidade juntas são tão perigosas! Toda a água que toca nossa pele se torna salgada, e portanto, conduz eletricidade.

 

Vamos esquematizar nosso pensamento:

→ Água conduz Eletricidade?

» Água conduz eletricidade!

» TESTE 01 – Conclusão: Água não conduz eletricidade.

» Água salgada conduz eletricidade!

» TESTE 02 – Conclusão: Água salgada conduz eletricidade.

Portanto, no início não sabíamos a resposta, criamos uma hipótese, testamos, refutamos a primeira hipótese, criamos uma segunda hipótese, testamos novamente e conseguimos responder nossa questão inicial.

Esse passo a passo é conhecido como Método Científico. Você nota um fenômeno, faz alguma pesquisa bibliográfica para ver se há algo já estudado antes, cria suas hipóteses, realiza seus testes, aceita ou refuta suas hipóteses e cria sua conclusão.

 

 

Os passos apresentados para o Método Científico, são:

  • OBSERVAÇÃO: Observar um fenômeno e pesquisar sobre alguma possível explicação científica sobre ele.
  • HIPÓTESE: Se não encontrar nenhum estudo científico explicando o fenômeno, é possível criar uma hipótese inicial.
  • EXPERIMENTOS: Realizar experimentos que ajudarão a aceitar ou refutar sua hipótese inicial.
  • ANÁLISE DOS RESULTADOS: A análise dos resultados coletados é que permitirá concluir se a hipótese inicial é verdadeira ou falsa. Se for confirmado que a hipótese inicial é verdadeira, tem-se uma conclusão. Se a hipótese inicial for considerada falsa, deve-se retornar para o passo “HIPÓTESE” reformulá-la e reiniciar o ciclo dai, ou seja, realizar novos experimentos e novas análises dos resultados dos experimentos. Este “looping” deverá se repetir até que seus resultados confirmem sua hipótese.
  • CONCLUSÃO: É neste ponto que a hipótese inicial foi confirmada, ou seja, um novo conhecimento foi produzido. Basta divulgar os resultados ao mundo para que todos saibam desta conquista!

 

Respondendo agora a questão do início de tudo: Como os cientistas sabem onde querem chegar?

A resposta é: Não sabem! Os cientistas não sabem o final de suas pesquisas, porém o Método Científico é uma ferramenta tão poderosa que pode guiá-los pelos caminhos escuros do desconhecido.

Além disso, se soubessem o que estavam fazendo, não seria pesquisa, não é mesmo?

 


Como referenciar este post: O método científico.Rodrigo R. Terra. Publicado em: 10/08/2022. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/fisica/o-metodo-cientifico-bl-001-aula-0003.

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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