Você está visualizando atualmente Habilidade EI02EF08, na BNCC para Educação Infantil
Como referenciar este texto: Habilidade EI02EF08, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02ef08-na-bncc-para-educacao-infantil .

Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EF08

A habilidade EI02EF08 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil refere-se a uma das competências essenciais para o desenvolvimento das crianças nessa fase crucial de aprendizado. Vamos explorar mais detalhadamente o que essa habilidade aborda e sua importância no contexto educacional.

A habilidade EI02EF08 está relacionada à Expressão Oral e Escrita. Na BNCC, a educação infantil é entendida como um espaço fundamental para o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças. Através dessa habilidade específica, busca-se estimular e ampliar as formas de comunicação, incentivando as crianças a expressarem suas ideias, sentimentos, desejos e necessidades de maneira clara e coerente, tanto oralmente quanto por meio da escrita inicial.

No âmbito dessa habilidade, as crianças são encorajadas a participar ativamente de situações de comunicação, se expressando de maneira cada vez mais elaborada e diversificada. Isso pode envolver desde a troca de experiências pessoais até a exploração de diferentes gêneros textuais e práticas de linguagem presentes no cotidiano delas.

No processo de desenvolvimento dessa habilidade, é crucial que os educadores criem um ambiente estimulante e acolhedor, proporcionando situações desafiadoras que possibilitem a expressão oral e escrita das crianças de maneira lúdica e significativa. Brincadeiras, jogos, leituras, contação de histórias, dramatizações e atividades que incentivem a produção de textos são estratégias que contribuem para o desenvolvimento da expressão oral e escrita nessa etapa.

Ao promover essa habilidade, os educadores não apenas ajudam as crianças a se comunicarem mais efetivamente, mas também as preparam para futuras etapas educacionais. Uma base sólida na expressão oral e escrita na educação infantil é fundamental para o sucesso acadêmico futuro, pois contribui para a construção do repertório linguístico, cognitivo e socioemocional das crianças.

É importante ressaltar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, e, portanto, os educadores devem estar atentos e respeitar as individualidades, oferecendo apoio e estímulo adequados a cada uma delas.

Dessa forma, a habilidade EI02EF08 da BNCC não apenas se concentra na capacidade de expressão, mas também na construção de uma base sólida para a comunicação eficaz e o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. É um elemento-chave no processo educativo que valoriza a linguagem como ferramenta essencial para a interação, compreensão do mundo e desenvolvimento pessoal das crianças.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para explorar essa habilidade em uma atividade em sala de aula, é essencial criar um ambiente propício e estimulante para a interação das crianças com diversos gêneros textuais. Aqui está um exemplo de como isso pode ser feito:

Atividade: “Explorando Gêneros Textuais na Educação Infantil”

Objetivo: Desenvolver a habilidade de reconhecer e utilizar diferentes gêneros textuais na Educação Infantil.

Materiais Necessários:

  • Livros infantis de diversos gêneros (conto, poesia, fábula, adivinha, entre outros).
  • Papel e lápis/canetas coloridas.
  • Cartolinas.
  • Recortes de revistas/jornais com diferentes textos e gêneros.

Passo a passo:

  1. Introdução: Inicie a atividade explicando para as crianças o que são gêneros textuais, mostrando exemplos visuais (livros, revistas, cartazes) de diferentes tipos de textos, como contos, poesias, fábulas, entre outros. Desperte a curiosidade delas sobre a diversidade de textos que existem.

  2. Exploração de Livros: Divida as crianças em grupos pequenos e disponibilize diversos livros infantis de diferentes gêneros. Peça para que cada grupo escolha um livro e, em seguida, faça a leitura compartilhada ou permita que explorem o livro por conta própria. Após a leitura, peça que identifiquem qual é o gênero textual do livro e discutam sobre suas características.

  3. Produção de Textos: Após a exploração dos livros, convide as crianças a produzirem seus próprios textos. Ofereça materiais como papel, lápis, canetas coloridas e cartolinas. Estimule-os a criarem diferentes tipos de textos, como uma pequena história, uma poesia, uma adivinha, entre outros, incentivando a criatividade.

  4. Apresentação dos Trabalhos: Ao final da atividade, cada grupo ou criança pode apresentar o texto que produziu para os colegas, explicando qual é o gênero textual e as características que identificaram. Essa etapa promove a socialização e a troca de conhecimentos entre as crianças.

  5. Reflexão e Avaliação: Encerre a atividade com uma conversa reflexiva sobre a importância de conhecer diferentes gêneros textuais e como eles são utilizados no dia a dia. Faça perguntas sobre o que aprenderam, quais foram suas experiências favoritas e como se sentiram ao produzir os textos.

Ao realizar essa atividade, as crianças têm a oportunidade de se familiarizar com a diversidade de gêneros textuais, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita, expressão e compreensão. É importante adaptar a atividade de acordo com a faixa etária e o nível de compreensão das crianças, sempre valorizando a participação e a criatividade de cada uma.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário