Você está visualizando atualmente Primeiros passos com Google Sites

O que você vai ver neste post:

 

O que é o Google Sites?

O Google sites é uma ferramenta oferecida gratuitamente pelo próprio Google para a criação de sites e páginas para a web.

Com ela você poderá criar site para armazenar e apresentar seus conteúdos de forma organizada, tal qual um blog.

Você também poderá desenvolver um portfólio com seus projetos. Um site – currículo para você se apresentar.

Um site – diário com seus alunos, ou apenas um site para apresentar os resultados de um projeto desenvolvido por eles.

Basta ser criativo e desenvolver o conteúdo, de resto é tudo muito simples!

Nada de programação, apenas clicando e arrastando “bloquinhos” para compor todo o site!

 

Como acessar?

Em seu navegador de internet basta digitar: https://sites.google.com.

Com isso, você será redirecionado para a seguinte tela:

No canto inferior direito, você verá um ícone “+”, clique neste ícone para iniciar seu projeto de site.

 

Primeiros passos

Pronto, agora que já chegamos na página inicial do Google sites, vamos dar nossos primeiros passos

Tudo por aqui é bem intuitivo.

No canto direito, você pode ver três abas: “Inserir”, “Páginas” e “Temas”.

Na aba “Inserir” você terá muitas opções para serem adicionadas na sua página atual. Veja todas elas:

  • Caixa de texto – Bloco de texto simples que permite personalizar a fonte utilizada.
  • Imagens – Inclua imagens para deixar a leitura mais prazerosa.
  • Incorporar – Caso você saiba HTML, aqui é o local para colocar seus conhecimento em prática.
  • Drive – Adicione arquivos do seu Drive diretamente no seu site.
  • Layouts – Neste submenu você poderá escolher a disposição das informações que serão apresentadas do corpo da sua página.
  • Texto recolhível – Ao clicar neste elemento, ele se abre apresentando mais informações.
  • Índice – Lista organizada
  • Carrossel de imagens – Este elemento permite dar mais dinâmica na visualização da página. Ele automaticamente irá apresentar imagens que você selecionou.
  • Botão – Botão simples, que poderá levar o usuário para outra página, outro site, abrir um arquivo, etc.
  • Divisor – Separador de blocos de informações.
  • Marcador – Este componente ajudará muito caso você esteja trabalhando em grupo. Você adiciona o marcador e define que tipo de arquivo ele irá receber, como imagem, vídeo, enfim … qualquer conteúdo. O restante do grupo que está editando o site com você saberá o que poderá ou não ser colocado nesse espaço.
  • YouTube – Adicione e toque vídeos diretamente do YouTube em seu site.
  • Agenda – Adicione a agenda do seu Gmail.
  • Mapa – Adicione localizações diretamente do Google Maps.
  • Textos – Adicione documentos de texto diretamente do seu Drive.
  • Apresentações – Adicione apresentações diretamente do seu Drive.
  • Planilhas – Adicione planilhas diretamente do seu Drive.
  • Formulários – Adicione formulários interativos diretamente do seu Drive.
  • Gráficos – Crie e apresente gráficos aos seus usuários.

 

Na aba “Páginas” você irá incluir as páginas que irão compor todo o seu site.

Na aba “Temas” você poderá escolher algumas sugestões de composição – cores, fontes, espaçamento, etc – para seu site.

 

Veja como o menu lateral funciona.

 

Cabeçalho

Agora que você já está ambientado, vamos começar a construir nossa página inicial.

Vamos começar pelo cabeçalho. Essa é a primeira informação a ser vista pelos usuários do seu site.

Basta clicar sobre “Título da sua página” e incluir seu título. Altere também a configuração da fonte utilizada.

 

Note que no canto superior esquerdo da nossa imagem, onde se pode ler “Digitar o nome do site”, precisamos…. Digitar o nome do site! hehehehe

Existem opções de cabeçalho. Tente descobrir qual você mais gosta!

 


Uma excelente dica para se fazer um site bom é não ter pressa!

Experimente opções diferentes, peça opiniões e tente… vá testando.

Logo você irá encontrar um formato que irá te agradar mais.


 

Corpo

Esse é o momento de incluir as informações mais preciosas do seu site, o conteúdo.

O que você quer falar para o mundo? Qual mensagem quer deixar registrada?

Basta escrever.

Utilize a aba “Inserir”, no canto direito da tela, para deixar sua imaginação preencher o restante.

 

Rodapé

No rodapé , NORMALMENTE falando, você poderá deixar um menu e algumas formas de contato, como suas redes sociais, email, telefone, etc.

Basta ir até o final da página e posicionar o ponteiro do seu mouse no centro, logo a opção ” + Adicionar rodapé” será exibida. Clique nesta opção e adicione suas informações.

 

Nova Página

Na aba “Páginas” você poderia adicionar quantas páginas julgar necessário para que seu site esteja completo.

Basta clicar no ícone “+” na parte inferior da aba que automaticamente uma nova página será gerada.

Agora é só preencher com as informações que você quer.

 

Visualizando seu site

Depois de ter adicionado seus conteúdos e páginas, organizado tudo em diferentes layouts e utilizando diversos tipos de mídia, é o momento de ver como seu site se comportará em dispositivos eletrônicos diferentes… Celular, Tablet e Monitor.

No menu superior, ao lado direito, você irá encontrar o seguinte ícone:

Ao clicar no ícone “Visualizar”, você será redirecionado para seu site visto de diferentes dispositivos. No caso abaixo, como visto em um monitor.

Note que no canto inferior direito há a opção de você ver seu site como seria visualizado em um celular:

Ou tablet / celular deitado:

Para retornar para a página de edição, basta clicar no “X” azulado, no canto direito no menu escuro.

 

Publicando seu site

Depois de ter revisado todo o seu site, é chegado o momento de colocá-lo para ser visto pelo mundo.

No menu superior, clique no botão “Publicar” e uma janela com as seguintes opções irá aparecer:

Escolha um nome apropriado que servirá de endereço para seu site.

Neste caso, o meu site ficaria: https://sites.google.com/view/professor-terra-makerzine

Clique no botão “Publicar” e pronto.

Seu site já está no ar!

 

Caso você precise alterar algo no site, faça suas alterações e clique na seta para baixo, ao lado do botão “Publicar”.

Selecione “Analisar alterações e publicar”. Você será redirecionado para uma página que irá te mostrar as alterações que foram feitas em sua página.

Caso concorde, basta clicar em “Publicar” e pronto, alterações feitas e seu site atualizado!

 


Veja como ficou o site exemplo:

https://sites.google.com/view/professor-terra-makerzine


 

Não se esqueça de compartilhar o endereço do seu site com seus conhecidos, utilize suas redes sociais e faça parcerias.

Só lembrando que se for um projeto educacional, fale comigo para publicarmos aqui no MakerZine!


Como referenciar este post: Primeiros passos com Google Sites. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 27/8/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/primeiros-passos-com-google-sites/).


Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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