Você está visualizando atualmente Tabela periódica interativa com Scratch

O que você vai ver neste post:

 

Objetivo

Montar uma Tabela Periódica interativa.

Ao se clicar em cada um dos elementos, esse deve ser ampliado e ficar em primeiro plano.

Ao ser fechado, a imagem do elemento deverá retornar para a posição original na Tabela.

Para cada elemento, serão mostradas as seguintes informações:

  • Número Atômico do elemento,
  • Nome do elemento,
  • Símbolo do elemento,
  • Divisão de elétrons por camada,
  • Massa atômica do elemento,
  • Cor para identificar cada elemento, como: “Metais alcalinos”, “Metais alcalinoterrosos”, “Lantanídios”, “Actinídios”, “Metais de transição”, “Metais representativos”, “Semimetais”, “Não metais”, “Halogênios” e “Gases nobres”.

 


Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Arduino, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Scratch“.


 

Programação

A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:

 

INÍCIO

Organizar espacialmente os elementos químicos,

Ao receber um clico, o elemento selecionado deverá ser deslocado para o centro da tela e ocupar a maior área possível.

Um ícone de fechar “x” deverá aparecer sobre o elemento, após sua abertura.

Ao clicar no ícone de fechar “x” o elemento deverá reduzir seu tamanho, retornar para o local inicial e o “x” deverá desaparecer.

FIM

 

Com o intuito de deixar bem claro cada um dos passos a seguir, vou separar as instruções entre “Elementos Químicos”, “Ícone de Fechar”, “Legenda” e “Background”.

 

Começando pelo Background, vou incluir aqui as instruções para o posicionamento de cada um dos elementos da Tabela Periódica.

Como é sabido, a Tabela Periódica é divida em Grupos, de 01 até 18 (colunas) e Períodos, de 01 até 07 (linhas)

Então, a ideia foi, definir apenas a primeira posição para o Grupo 01 e o Período 01 e o restante das posições só precisaria adicionar um “DeltaX” ou um “DeltaY”, conforme segue:

Para cada linha:

  • Quando a Bandeira verde for clicada (iniciar o programa), fazer:
  • Definir “TamanhoMínimo” como 10% do original,
  • Definir “AumentoTamanho” como 10.
  • Definir “ReducaoTamanho” como o valor negativo de “AumentoTamanho”, ou seja, – 10.
  • Definir “DeltaX” como sendo 26, ou seja, a distância horizontal entre os centros das imagens dos elementos químicos foi definida como 26 pontos.
  • Definir “DeltaY” como sendo 30, ou seja, a distância vertical entre os centros das imagens dos elementos químicos foi definida como 30 pontos.
  • Definir “Periodo01” como 106, esta informação está relacionada com as coordenadas do eixo y.
  • Definir todos os outros períodos como sendo Período n = período 01 + (n-1) . DeltaY.

 

Para cada linha do bloco – só fiz 2 blocos para não ficarem longos demais, isso não interfere na programação – temos:

  • Quando a Bandeira verde for clicada (iniciar o programa), fazer:
  • Definir “Grupo01” como -222, esta informação está relacionada com as coordenadas do eixo x.
  • Definir todos os outros grupos como sendo Grupo n = Grupo 01 + (n-1) . DeltaX.

 

Para o ícone de fechar “x” :

Por bloco:

Superior esquerdo:

  • Quando a mensagem “Abriu” for recebida, fazer:
  • Levar o ícone “x” para a posição x = 90 e y = 160;
  • Definir tamanho do ícone para 6%;
  • Ir para a camada da frente, ou seja, ficar na frente de qualquer imagem;
  • Mostrar ícone.

 

Superior central:

  • Quando a mensagem “Fechou” for recebida, fazer:
  • Definir tamanho do ícone para 0%;
  • Não mostrar mais o ícone.

 

Superior direita:

  • Quando a mensagem “AbriuLegenda” for recebida, fazer:
  • Levar o ícone “x” para a posição x = 50 e y = 75;
  • Definir tamanho do ícone para 6%;
  • Ir para a camada da frente, ou seja, ficar na frente de qualquer imagem;
  • Mostrar ícone.

 

Inferior:

  • Quando a Bandeira verde for clicada (iniciar o programa), fazer sempre:
  • Se o tamanho do ícone for igual a 6% E tocar a ponteira do mouse (ícone do mouse) E botão do mouse for acionado, fazer:
  • Enviar uma mensagem “FecharElemento”.

 

No bloco da Legenda, teremos:

Para cada linha, teremos:

  • Quando a Bandeira verde for clicada (iniciar o programa), fazer:
  • Definir o tamanho da imagem do elemento para o “TamanhoMínimo + 20%” – Isso porque a imagem da legenda tem proporções diferentes da imagom dos elementos;
  • Definir a posição inicial da legenda, como x = -50 e y = 85;
  • Se a imagem do elemento tocar a ponteira do mouse E o botão do mouse for clicado, fazer sempre:
  • Repetir esse processo até que tamanho da imagem seja igual a 90%
  • Ir para a primeira camada, sobre todas as outras imagens,
  • Ir para a posição x = 0 e y = 0,
  • Aumentar gradativamente o tamanho da imagem em passos de “AumentoTamanho” unidades,
  • Enviar uma mensagem – para abrir o ícone de “x” – chamada “AbriuLegenda” – Essa mensagem irá ativar o bloco de abertura do ícone “x” especificamente para a legenda,
  • Se a imagem tiver um tamanho de 90% (ou seja, aberta) E o botão do mouse for clicado E estiver nas posições: 40 > x > 60 e 65 > y > 85, fazer:
  • Repetir até que o tamanho da imagem do elemento seja igual a “TamanhoMínimo + 20%”,
  • Reduzir gradativamente o tamanho da imagem em passos de “ReducaoTamanho” unidades,
  • Voltar para a posição inicial da legenda, sendo composta por uma coordenada X e Y, como x = -50 e y = 85;
  • Enviar uma mensagem de “Fechou” – Essa mensagem irá ativar o bloco de fechamento do ícone “x”.

 

E o último bloco de programação, que está atrelado a cada um dos elementos:

Para cada linha, teremos:

  • Quando a Bandeira verde for clicada (iniciar o programa), fazer:
  • Definir o tamanho da imagem do elemento para o “TamanhoMínimo”;
  • Definir a posição inicial do elemento, sendo composta por uma coordenada X e Y, como x = Grupo n (com n variando de 1 até 18) e y = período n (com n variando de 1 até 7;
  • Se a imagem do elemento tocar a ponteira do mouse E o botão do mouse for clicado, fazer sempre:
  • Repetir esse processo até que tamanho da imagem seja igual a 140
  • Ir para a primeira camada, sobre todas as outras imagens,
  • Ir para a posição x = 0 e y = 0,
  • Aumentar gradativamente o tamanho da imagem em passos de “AumentoTamanho” unidades,
  • Enviar uma mensagem – para abrir o ícone de “x” – chamada “Abriu” – Essa mensagem irá ativar o bloco de abertura do ícone “x”,
  • Se a imagem tiver um tamanho de 140% (logo, aberta) E o botão do mouse for clicado E estiver nas posições: 70 > x > 110 e 140 > y > 180, fazer:
  • Repetir até que o tamanho da imagem do elemento seja igual a “TamanhoMínimo”,
  • Reduzir gradativamente o tamanho da imagem em passos de “ReducaoTamanho” unidades,
  • Voltar para a posição inicial do elemento, sendo composta por uma coordenada X e Y, como x = Grupo n (com n variando de 1 até 18) e y = período n (com n variando de 1 até 7;
  • Enviar uma mensagem de “Fechou” – Essa mensagem irá ativar o bloco de fechamento do ícone “x”.

 

Simulando no Scratch

Interaja com a simulação abaixo.

 

Veja o resultado:

 

Dica: Peça para que seus alunos tragam mais informações para os elementos da Tabela Periódica. Você poderá incluir um QR Code que ao ser solicitado encaminha o usuário para uma página específica produzida pelos alunos.

 

E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?

Deixe seus comentários, bora compartilhar!


Como referenciar este post: Tabela periódica interativa com Scratch. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 24/9/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/tabela-periodica-interativa-com-scratch/).


Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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